Teorias de Sistemas de Informação

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Transcrição da apresentação:

Teorias de Sistemas de Informação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Teoria Geral dos Sistemas Conceitos de Sistemas Pensamento Sistêmico

Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância.

Cibernética: baseava-se no princípio da retroação fornecendo mecanismo para a procura de uma meta e o comportamento autocontrolador. • Teoria da informação: introduziu o conceito de informação como quantidade mensurável, por uma expressão isomórfica da entropia negativa em física e desenvolvendo os princípios de sua transmissão. • Teoria dos jogos: consiste na análise,dentro de uma nova moldura matemática,da competição racional entre dois ou mais antagonistas que procuram o máximo de ganho e o mínimo de perda. • Teoria da decisão: consiste em analisar igualmente as escolhas racionais nas organizações humanas, com base no exame de determinada situação e de seus possíveis resultados

Objetivos da TGS •Integrar as várias ciências, naturais e sociais; •Centralizar essa integração em uma teoria geral dos sistemas; •Construir uma teoria exata nas áreas não-físicos da ciência; • Desenvolver princípios unificadores que atravessam “verticalmente” o universo das ciências individuais; e •Integrar-se com a educação científica.

Conceito de Sistema “Um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum. Assim, segundo a Teoria Geral dos Sistemas, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.” (ROSINI, 2003)

Em síntese, o sistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações internas.

Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum ajudando o sistema a atingir o seu objetivo maior.

Todo sistema apresenta as entradas de dados (inputs), processamento e saída das informações (output) e retroalimentação (feedback). Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema possui um processo de evolução composto de criação, evolução e decadência.

As nove características a seguir descrevem os sistemas abertos.

Importação de energia (input): importam alguma forma de energia do ambiente externo. Nenhuma estrutura social é auto-suficiente ou autocontida. A transformação: transformação da energia absorvida propiciará o alimento para o sistema se revigorar e renovar. Output (Saída):exportam resultados para o meio ambiente ou para outros sistemas abertos. Sistemas como ciclos de eventos: ao repetir as atividades de importar, absorver, reciclar e exportar a energia necessária à sua sobrevivência, o sistema executa um padrão cíclico para essas atividades. Entropia e Sintropia(entropia negativa): todos os sistemas caminham para a desorganização e conseqüentemente a autodestruição. A saída para retardar essa tendência é o sistema importar mais energia do que a que ele consome. O oposto da Entropia é a Sintropia, onde o sistema tem a capacidade para importar e nutrir-se da energia oriunda de fontes externas.

Input de informação, feedback negativo: importam, além da energia, informação que permitirá que o processo seja corrigido e melhorado. Estado firme e homeostase dinâmica: essas duas forças atuarão de forma a perpetuar um movimento de renovação pela preservação do caráter básico do sistema como um todo.. Diferenciação: tendem à especialização e a diferenciação, abandonando os padrões globais e pouco definidos com os quais poderiam perder sua identidade. Eqüifinalidade: partindo de variadas condições iniciais, um sistema pode vir a alcançar o mesmo objetivo; entretanto, à medida que são inseridos mecanismos que organizam e regulam seu comportamento, a eqüifinalidade passa a ter uma abrangência menor, dando maior estabilidade ao sistema.

Em grupo Escolha 3 características do sistema aberto e tente relacioná-los a uma empresa, como seria este comportamento? Procure exemplificar a sua explicação.

Pensamento Sistêmico A empresa deve ser vista como um sistema. Ela é composta de diversos elementos – dados, tecnologia, pessoas, equipamentos, máquinas, clientes, funcionários – que, interagindo entre si, procuram atingir objetivos comuns (lucro financeiro, bem-estar social, liderança no mercado, qualidade dos produtos). Ainda, existe uma interação entre as partes, de acordo com as diretrizes da empresa, para alcançar os objetivos propostos (ROSINI, 2003).

As organizações devem ser analisadas a partir de um enfoque sistêmico, uma abordagem de sistema ou visão sistêmica. Todos têm o mesmo propósito: exibir os conceitos que constituem essa nova proposta de abordar e resolver problemas, principalmente em segmentos nos quais o método científico apresenta limitações (AUDY; ANDRADE; CIDRAL, 2005).

O pensamento sistêmico pode ser chamado de TGS aplicada e pode ser descrito como: uma metodologia de projeto; uma nova classe de método científico; uma teoria de organizações; um método relacionado à engenharia de sistemas, à pesquisa operacional, à análise custo/benefício, etc O pensamento sistêmico tem um sentido mais geral e não se preocupa com um tipo particular de sistema. A abordagem sistêmica preocupa-se com a organização como um todo e com a integração do sistema empresa e seus elos, os subsistemas, muito mais do que com estes últimos. Esse assunto é bastante conhecido dentro da área de desenvolvimento de sistemas.

Para Polloni (2000) a denominação sistema, subsistema e supersistema depende da dimensão do problema. Um subsistema da empresa que tem como entrada e saída uma informação e um sistema torna-se elemento principal dentro de uma função específica. Essa divisão é chamada de hierarquia do sistema e possui dois aspectos diferentes: tem uma abordagem administrativa específica (externa) e elementos técnicos internos que caracterizam os objetivos do sistema.

Referências POLLONI, E.G.F. Administrando sistemas de informação. São Paulo: Futura, 2000. ROSINI, A. M. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento.