REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO DO CONSUMO
Atitude “Atitudes são processos mentais individuais que determinam tanto as respostas atuais como as potenciais de cada pessoa no mundo social. Como a atitude se dirige sempre para algum objeto, pode ser definida como um estado da mente de um indivíduo em relação a um valor”. – Allport Com base nesse conceito, buscou-se responder como os processos sociais podem ser entendidos a partir de ações individuais.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS “Representações sociais são formas de conhecimento socializadas (ou partilhadas por grupos), possuindo aspectos afetivos e simbólicos”. (Moscovici). Como conhecimento social, elas são grupais; como resultado de processos simbólicos, são particulares, pois os símbolos variam infinitamente e são uma relação do sujeito com o objeto. Como atividade criada no espaço social, o símbolo contém o social, o outro. A mistura da experiência de cada um com a experiência de outros (o social) cria continuamente a experiência que constitui a realidade de todos.
Representações Sociais Têm existência independente Não existem representações falsas Não há separação entre o todo e as partes, entre o individual e o grupal, entre o universal e o particular.
Social Cognitivo REPRESENTAÇÃO SOCIAL Afetivo
No processo de consumo, as representações sociais sobre os produtos e serviços determinam a disposição negativa ou positiva em adquiri-los.
FORMAÇÃO E MODIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Associa com categorias e imagens conhecidas, o que ainda não é conhecido. Por ANCORAGEM Classificar, nomear, estabelecer relações entre categorias e rótulos. Por OBJETIVAÇÃO
REPRESENTAÇÕES E COMPORTAMENTOS DE CONSUMO Não basta querer e poder. É necessário APROVAR o ato de consumir. Conforme minhas experiências, tal consumo é apropriado? Conforme o que os outros dizem sobre este consumo, ele é apropriado?
Eu quero e posso, mas acho que não devo (por mim e pelos outros, por isso não compro.
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O MARKETING São mensuráveis Estão disponíveis na consciência São inatas, mas seu conteúdo pode ser alterado
Leitura recomendada: - O comportamento do consumidor. Giglio, E.