Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação CIEE 45º ENCONTRO COM EDUCADORES São Paulo, 31 de outubro de 2014 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net
Educação (educare, cuidar) dois polos de significados ducere “ducação” conservação ação consciência educere “edução” transformação o fim da educação é a ação: ação que conserva, ação que transforma, ação que não se conforma...
Democracia e Educação John Dewey, 1916 Ter apenas um dos membros do par é como aliviar de uma pena de morte alguém que foi condenado a duas... ...Trata-se, naturalmente, da EDUCAÇÃO BÁSICA... ... Educação Básica de Qualidade é condição de possibilidade da cidadania
Educação: Consciência Ação consciente é ação projetada - Consciência: anomia, heteronomia, autonomia Normas: demais ou de menos? Livre arbítrio
Educação: Normas e Valores Valores fundamentais: igualdade, liberdade Diferença (!!!) Igualdade Desigualdade (???) Liberdade: “...é a escolha da necessidade” Octavio Paz somos todos coagidos por normas (precisamos disso)
Valores fundamentais: âmbitos Revolução Francesa Igualdade/Diferença Somos iguais como cidadãos Somos diferentes como pessoas Liberdade Igualdade Fraternidade Cultura X Direito Economia
Educação, Igualdade, Cidadania CIDADANIA: civis/pólis, cidadão/político Senso comum: direitos, deveres, normas... Núcleo: participação, projetos, valores (articulação entre interesses individual e coletivo) Âmbitos: econômico, político, jurídico... somos todos iguais como cidadãos
Educação, Diferença, Pessoalidade PESSOA (persona, máscara, teatro, per+sonare) - Senso comum: indivíduo, sujeito, pessoa - Núcleo: representação de papéis, projetos - Âmbitos: ético, estético, religioso... somos todos diferentes como pessoas
Pessoa: feixe de papéis filho/pai/neto... professor/aluno/... síndico/morador... torcedor/sócio... escritor/leitor... eleitor/candidato... contribuinte/... PROTAGONISTA – COADJUVANTE – FIGURANTE... pessoa
Cidadania e Pessoalidade Pessoalidade diferença papéis, projetos/valores Cidadania igualdade normas,direitos/deveres
Pessoa: Amartya Sen consciência PESSOA multidimensionalidade integridade Amartya Sen Identity and Violence
Profissionalismo: elementos imprescindíveis Competência Técnica Compromisso Público AUTORREGULAÇÃO
Pessoalidade/cidadania/profissionalismo papéis/âmbitos pessoalidade (diferença) sentimentos, valores, religiosidade,... profissionalismo (compromisso) público/privado cidadania (igualdade) direitos, deveres, normas,...
Cidadania e Profissionalismo: relações complementares Cidadania: individual/coletivo AUTONOMIA Profissionalismo: público/privado AUTORREGULAÇÃO
Ética, Educação: consciência, normas Pressuposição básica é a liberdade de escolha Liberdade: responsabilidade, normas, autonomia Diante das normas: respeitar ou transformar Pressuposições básicas: verdade, justiça São duas as fontes das normas...
Fontes das normas: a Moral e a Ética - MORAL (conservação, tradição) fato traduz valor e inspira norma TRADIÇÃO ÉTICA (princípios, transformação) valor inspira norma para instaurar o fato AUTORIDADE
Estado: a necessidade de LEIS Proteção Ordem Justiça Força Poder Autoridade DIREITO: instrumento para a realização da JUSTIÇA ÉTICA: legalidade não significa legitimidade
Estado: a necessidade de LEIS ÉTICA: legitimidade significa JUSTIÇA JUSTIÇA: fundamentos (incompatíveis ?? !!) - a cada um a mesma coisa - a cada um segundo seus méritos - a cada um segundo suas obras - a cada um segundo suas necessidades - a cada um segundo suas responsabilidades - a cada um segundo o que determina a lei
Ética, Moral: princípios Quais princípios? Qual o fundamento dos princípios? Qual a autoridade que os banca? Múltiplas respostas - religiosas - laicas
Questão crucial - algumas respostas: Religião, Kant, Habermas, ... Religião: racionalização por meio de decisão não-racional (princípio: fé) Kant: princípio de universalização pessoa como fim (princípio: fé na razão) Habermas: espaços do diálogo (princípio: fé no consenso)
Ética, Moral: questões cruciais Tomada de posição sobre: - A IDEIA DE PESSOA - O QUE CONSERVAR? O QUE TRANSFORMAR? - QUANDO UMA NORMA DEIXA DE SER LEGÍTIMA? A NECESSIDADE DA ASSIMETRIA Lei de Talião, “Todo mundo faz...”
Conservação/Transformação: síndrome da “Gabriela” A. Hirschman A retórica da intransigência a perversidade (“o efeito vai ser invertido...”) a futilidade (“não adianta...”) reacionarismo recusa sistemática da mudança a ameaça (“melhora aqui, piora ali e acolá...”)
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação CIEE 45º ENCONTRO COM EDUCADORES São Paulo, 31 de outubro de 2014 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net