Grupo Educacional Opet

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Transcrição da apresentação:

Grupo Educacional Opet Significar e ressignificar o papel do professor na inovação educacional: relato de experiência Grupo Educacional Opet Boa tarde. Eu sou Adriana Karam Koleski e atuo como Superintendente Educacional do Grupo Opet, sediado em Curitiba. Inicialmente, gostaria de expressão minha satisfação de fazer parte desta mesa em que se apresentam e discutem casos de implantação de iniciativas de inovação educacional com vistas ao aprimoramento do processo de ensino com vistas à aprendizagem. Sou gestora educacional já há algum tempo e sempre senti falta deste tipo de discussão nas mesas da alta direção das instituições de ensino. Parece que o setor chegou a um ponto de amadurecimento em que a gestão e a pedagogia começam a estabelecer conexões importantes para o aprimoramento da educação. Antes da apresentação do caso, um pouco de contexto sobre nossa insituiição.

Quem somos Faculdade sediada em Curitiba, Paraná 15 anos de existência 8000 alunos, em 23 cursos: Tecnologia da Informação Gestão Ciências Jurídicas Engenharias Educação Comunicação Hospitalidade Saúde

Conhecimento Prática Tecnologia Cidadania Conceitos chave Posicionamento PECULIAR – baseado em 4 princípios

Antes de começarmos... ?! Vou apresentar para vocês o relato de experiência na implantação de novas metodologias de ensino implantado no segundo semestre do ano de 2013, em nossa IES. Meu foco, será salientar o papel do professor e o contexto para que se motive para inovar. Mas antes de começar, uma pergunta retórica para pensar... QUANTOS DE VOCÊS JÁ PENSARAM EM IMPLANTAR PROJETOS DE USO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO OU INOVAÇAO EDUCACIONAL E CONSIDERARAM QUE TERIAM QUE SUPERAR UMA DIFICULDADE CHAMADA PROFESSOR? Quem já pensou em implantar inovações educacionais e considerou que os professores são dificuldades a serem vencidas, pois estão acomodados, resistentes, não dominam tecnologia e não querem mudança? O projeto que vou apresentar a seguir, retrata a história de um conjunto de professores convidado a promover mudanças em sua prática docente.

O projeto Introduzir o uso de novas metodologias de ensino em curso que, do ponto de vista da direção, era o mais conservador.

Participantes Professores indicados pela coordenação de curso – patrocinadora do projeto; Convidados a participar do desafio; Mínimo 5 anos de docência na IES; Dedicação: 40 horas com 12 de permanência; Desejo intrínseco de aprender e criar novas propostas de ensino; Foco de fazer a diferença na vida dos alunos; Nenhuma recompensa financeira oferecida.

Mapa do projeto

Mapa do projeto

Resultados do projeto

Resultados do projeto

O que aprendemos...

Mudança com significado pessoal Significado próprio para a iniciativa – ESCOLHA E AUTORIA;

Propósito Professores querem fazer diferença e se engajam em projetos que tenham propósito claro e alinhado a suas crenças e aspirações.

Trabalho em equipe – colaboração com colegas PEER INSTRUCTION - é muito melhor e mais significativo quanto eu aprendo com meus colegas.

Confiança e suporte Coordenação de curso - patrocinadora; Espaço para erros e acertos – segurança. SER HUMANO RETORNA A PONTOS ANTERIORES DE SEU DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO EM SITUAÇÕES HOSTIS.

Apresentação de repertório; Apoio técnico e tecnológico. O PROFESSOR PRECISA DE REPERTÓRIO PEDAGÓGICO E TECNOLOGICO – RESPEITOSO! CATALISADOR – APOIO TECNICO, TECNOLOGICO E OPERACIONAL NÃO TEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, MAS TEM PROPÓSITO.

Em síntese... .

“ Aja comigo como quer que eu aja com os alunos”. METODOLOGIAS ATIVAS TAMBÉM PARA O PROFESSOR. SÓ DAMOS O QUE TEMOS TAMBÉM DE EXPERIENCIA – QUEREMOS METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA? É NOSSO PAPEL TRAZÊ-LAS ANTES PARA A SALA DOS PROFESSORES.

Obrigada! Adriana Karam Koleski Superintendente Educacional Grupo Opet adriana@opet.com.br