Avaliando a alfabetização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Letramento: um tema em três gêneros
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Semana Pedagógica - Julho/2011
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
2008 Rede Estadual – SP.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
Profa. Reane Franco Goulart
INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade complementar 04 e 05
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
PROFª Leila de Souza Ganem
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Etapas de uma sequência didática
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
PROFª. Leila de Souza Ganem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Por que o jornal na escola?
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Antecedentes Um dos problemas históricos da educação brasileira diz respeito à alfabetização de suas crianças. Os dados coletados pelo Saeb, no decurso.
Transcrição da apresentação:

Avaliando a alfabetização PROVINHA BRASIL Avaliando a alfabetização

O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino.

Objetivos: Avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Conseqüência: correção de possíveis distorções Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado Melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades; Diagnosticar precocemente possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita. Desenvolvimento de ações imediatas para a mudança desse quadro.

Quem será avaliado? Na RME serão avaliados os alunos do 2º e 3º anos do 1º ciclo (7 e 8 anos)

A participação em uma avaliação como a proposta traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo: Os alunos: poderão ter suas necessidades mais bem atendidas mediante o diagnóstico realizado; Os professores: contarão com um instrumental valioso para identificar de forma sistemática as dificuldades de seus alunos, possibilitando a reorientação do quê ensinar e como ensinar. Os gestores: possibilita incrementar o planejamento do currículo em sua rede e para subsidiar a formação continuada dos professores alfabetizadores.

O monitoramento de cada criança; Avaliar ao início e término do ano possibilitará aos professores e gestores educacionais: O diagnóstico das habilidades desenvolvidas e não desenvolvidas no início do ano; O conhecimento posterior do que foi agregado ao desempenho dessas mesmas crianças; O monitoramento de cada criança; O aperfeiçoamento e a reorientação das práticas pedagógicas.

Características: Instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias; Não está prevista a utilização de seus resultados para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); Avalia algumas habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização.

O que será avaliado? Alfabetização e letramento – processos a serem desenvolvidos de forma complementar e paralela. Alfabetização: desenvolvimento da compreensão das regras de funcionamento do sistema de escrita alfabético Letramento: possibilidades de usos e funções sociais da linguagem escrita

O que será avaliado? Compreensão e valorização da cultura escrita Eixos fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização e letramento Eixos avaliados Compreensão e valorização da cultura escrita Apropriação do sistema de escrita Leitura Escrita Desenvolvimento da oralidade -

Como é o teste da Provinha Brasil? O teste da Provinha Brasil é composto por 1 exemplo 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. 3 questões de escrita, para verificar a habilidade de escrever palavras e frases.

Como é o teste da Provinha Brasil? As questões de múltipla escolha podem ser de três tipos, de acordo com a forma de aplicação: Tipo 1 – questões cujo enunciado precisam ser totalmente lido por você Tipo 2– questões cujo enunciado precisam ser parcialmente lido por você Tipo 3– questões cujo enunciado NÃO deverá ser lido por você

Preparando para a aplicação da Provinha Brasil Os professores que forem participar da aplicação deverão ler todo o material do Kit; É recomendável que materiais com alfabetos ilustrados e cartazes não estejam expostos em locais visíveis;

Preparando para a aplicação da Provinha Brasil Papel do professor: prepará-las e motivá-las: A idéia a ser transmitida aos alunos é a de que estão realizando um exercício para ajudar o professor a descobrir o que já sabem e o que ainda precisam aprender.

Preparando para a aplicação da Provinha Brasil Antes de iniciar a aplicação, certifique-se de que todos os cadernos de teste dos alunos estão completos e com ilustrações visíveis; Os alunos devem ser orientados a responderem apenas o que conseguirem.

A prova Atenção! O megafone [ ] aparecerá todas as vezes que o enunciado da questão ou suas opções de resposta devem ser lidos por você.

Começando a aplicação: Motive os alunos a fazer o teste. Explique que eles vão fazer uma atividade diferente e que, para compreendê-la, é necessário que sigam atentamente todas as suas orientações. Distribua o caderno de teste para os alunos. Peça aos alunos que escrevam seus nomes na linha da capa do caderno destinada para isto.

Começando a aplicação: 4. Caso haja alunos que não sabem escrever o nome, avise que você o escreverá para eles. Faça isso antes de dar início à aplicação. 5. Diga aos alunos que só abram o caderno quando você pedir que o façam. 6. Peça aos alunos para abrirem a primeira página do caderno. É importante ressaltar que eles devem esperar a sua orientação para mudar de página. 7. A primeira página do teste tem um exemplo de questão que deverá ser resolvido com os alunos.

Orientações para o aplicador: Para cada questão existe um comando, os alunos devem permanecer em silêncio até que todos os colegas terminem de responder e esperem a orientação do professor para, juntos, iniciarem a próxima questão; Não oferecer explicações adicionais aos alunos individualmente; No caderno do aluno não constará as letras com as opções de respostas.

Exemplo 1: Tipo 1 - questão cujo enunciado precisa ser totalmente lido por você: Faça um X no quadrinho com a palavra que termina com a mesma sílaba (ou pedaço) de PANELA: (A) TATU (B) CANELA (C) GARFO (D) BALÃO

Exemplo 2: Tipo 2 - questão cujo enunciado precisa ser parcialmente lido por você: Leia a frase abaixo silenciosamente. Quando todos terminarem de ler, eu vou fazer uma pergunta: DIGA NÃO À DENGUE MARQUE COM UM X O QUADRADO QUE INDICA O ASSUNTO DA FRASE. (A) COLETA SELETIVA DE LIXO. (B) CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA. (C) COMBATE A UM MOSQUITO QUE TRANSMITE DOENÇA. (D) FALTA DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE.

Leia o cartaz silenciosamente e depois responda à questão: Exemplo 3: Tipo 3 - questão cujo enunciado NÃO deverá ser lido por você: Leia o cartaz silenciosamente e depois responda à questão: O assunto do texto é: (A) Crianças brincando (B) Dor de dente (C) Perigos da dengue (D) Importância do voto

Quais as informações geradas por esse tipo de avaliação? Uma avaliação da fase inicial da alfabetização pode trazer para o professor e para o gestor da escola informações que vão contribuir para o aperfeiçoamento e a reorientação das práticas pedagógicas. Entre outras informações é possível prever: Quais capacidades de leitura e escrita os alunos dominam? Quais capacidades de leitura e escrita a escola agregou ao desempenho de seus alunos em um ano de escolaridade? Quais dificuldades em leitura e em escrita os alunos apresentam ao final de dois anos de escolaridade? Quais capacidades necessitam a ser consolidadas ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Como deve ser a correção? Os resultados também poderão ser processados pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste, a partir do guia com as orientações de como corrigir as questões e de como interpretar os dados. O professor poderá saber o nível de desempenho de sua turma de modo imediato. Os resultados de cada turma poderão ser coletados e agregados de modo a se ter um panorama da escola, da regional de ensino ou de toda a rede.

Os níveis de desempenho da Provinha Brasil Nível 1 (até 13 acertos) Nível 2 (de 14 a 17 acertos) Nível 3 (de 18 a 20 acertos) Nível 4 (de 21 a 22 acertos) Nível 5 (de 23 a 24 acertos)