“O IFI e o Desenvolvimento Aeroespacial Nacional”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Advertisements

Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
8º Seminário de Transportes Multimodais de MG “Vias das Indústrias – Logística e Desenvolvimento SET/08.
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
DTA –Anvisa – RDC n.º 175/03 – Porto Alegre/RS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Sadi Luís Schoeler Data: 11/11/2010
Portal dos Convênios – SICONV
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
Comércio e Serviços Aeronáuticos
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
1 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Painel: Aspectos destacados
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Portal dos Convênios Um novo modelo para gestão das Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, out/2008.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
ISENÇÃO DE ICMS PARA AQUISIÇÕES DO PROFISCO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
1 24/11/2009 BNDES O Setor de Software Brasileiro e o Apoio do BNDES Mauricio Neves Departamento de Indústria Eletrônica Área Industrial Banco Nacional.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA
Ad diversi exitus, diversi actus. Objetivo Apresentar a política de PPP do COMAER e o estágio de elaboração dos projetos de PPP/SLI e Comunicação CNS.
Planejamento Institucional da Aeronáutica
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Cartão BNDES Rio de Janeiro, 05 de julho de 2011.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Instituto Nacional de Identificação
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
Iniciando na logística empresarial
Política Nacional do Meio Ambiente
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante:
Conteúdo programático
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Homologação Suplementar de Tipo São José dos Campos 23 Setembro 2003.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

“O IFI e o Desenvolvimento Aeroespacial Nacional” Cel Av MARCELO FRANCHITTO Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

Objetivo Conhecer as atividades do IFI em benefício do desenvolvimento aerospacial brasileiro.

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

O IFI tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área aeroespacial e realizar pesquisa científica nos campos de atuação conforme os Planos e Programas estabelecidos pelo Diretor-Geral do DCTA.

Metrologia Normalização Certificação Transferência de Tecnologia Propriedade Intelectual Coordenação Industrial

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

Certificação Processo pelo qual o IFI reconhece que um sistema, produto, organização ou pessoa cumpre com requisitos aplicáveis, formalizando esse reconhecimento através da emissão de um certificado ao requerente, após verificação técnica adequada.

Abrangência da Certificação Certificação de produto  aprovação do projeto e produção (desenhos, especificações, limitações e sistemas de gestão da qualidade na produção).

KC-390

EC-725 AP

Verificação de Requisitos

GRIPEN NG

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

Convênio ICMS 75/91 Benefícios do Convênio ICMS 75/91: Redução fiscal do ICMS para alíquota de 4% nas operações realizadas com aeronaves, suas partes, peças, acessórios e outras mercadorias especificadas no Convênio ICMS 75/91. Empresas elegíveis para o benefício do Convênio ICMS 75/91: Indústria aeronáutica e seus fornecedores; Empresas de manutenção aeronáutica; Empresas de transporte aéreo; Empresas de serviços aéreos especializados; Aeroclubes; e Empresas de comércio e importação de produtos aeronáuticos.

Convênio ICMS 75/91 E M P R S A I F C O N F A Z S E C F A Z N D 2 Solicitações Lista Candidatas/ UF 3 Lista Candidatas/ UF 4 Divulgação (site do IFI) 6 Lista Candidatas/ UF 5 Lista Beneficiárias/ UF

Convênio ICMS 75/91

1.235 empresas beneficiadas 2145 empresas cadastradas no Banco de Dados. 2014 1.235 empresas beneficiadas Ato COTEPE/ICMS 8 de 10/03/2014 (DOU 04/04/2014)

CESAER – Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial Informações sobre as empresas nacionais diretamente relacionadas ao Setor Aeroespacial, seus Produtos e Serviços (Indústria e Mant. Aer.) 343 - Empresas inscritas setor aeroespacial (Junho/2014) Divulgação COMAER e empresas estrangeiras http://www.ifi.cta.br/produtos-servicos/cesaer

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

Principais Elementos do Processo de Offset CONTRATO ADMINISTRATIVO Compras Internacionais acima de US$ 5,0 M Ofertante/ Contratada (Fornecedor Estrangeiro) Organização Contratante (COMAER) Fornecimento de Bens e Serviços Acordo de Offset - MoUs Formaliza as Obrigações de Offset do Fornecedor Estrangeiro Modalidades Transf de Tecnologia Investimentos Subcontratação Produção Sob Licença Treinamento Countertrade Beneficiários e Projetos de Offset Proj 1 Empresa X (fabricante) Proj 2 Empresa Y (manutenção) Proj 3 Inst C&T Proj 4 Empresa Z (Proj e Eng) Proj 5 Universid. Proj 6 Parque Aeronáutico 27/07/14 Beneficiários Selecionados pela Contratada e Aprovados pelo COMAER.

ESTRUTURA DE OFFSET NA ÁREA DE DEFESA MISTÉRIO DA DEFESA COMANDOS MILITARES Práticas de Offset MARINHA 2010 Práticas de Offset COMAER 2005 - Definição da Política de Offset - Regras Gerais - Objetivos - Supervisão da aplicação da Política - Implementação da Política de Offset - Definição de regras e ações específicas - Gestão e execução dos Acordos de Offset e Contratos - Gestão do Processo de Aquisição - Definição de requisitos de Compensação Práticas de Offset EXÉRCITO 2011 Política do MD 2002

COMPENSAÇÃO INDUSTRIAL, COMERCIAL E TECNOLÓGICA (OFFSET) Definição "Toda e qualquer prática compensatória acordada entre as partes, como condição para a importação de bens e/ou serviços, com a intenção de gerar benefícios de natureza comercial, industrial e tecnológica (DCA 360-1). Base Legal Lei n°8886/93 (Licitações e Contratos), Art. 3°, §11; PORTARIA Nº 764/MD - Política e as Diretrizes de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica do Ministério da Defesa, de 27 de dezembro de 2002; DCA 360-1 – Política e Estratégia de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica do Comando da Aeronáutica, de 13 de dezembro de 2005; ICA 360-1 - Preceitos da Política de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica do Comando da Aeronáutica, de 13 de dezembro de 2005 PORTARIA Nº 1.396/GC4 - Institui o Comitê de Compensação da Aeronáutica, vinculado ao Estado-Maior da Aeronáutica, de 13 de dezembro de 2005.

ORGANIZAÇÕES CONTRATANTES Estrutura do Offset COMAER EMAER ORGANIZAÇÕES CONTRATANTES COMGAR COMGEP DEPENS SEFA DECEA “Controle Espaço Aéreo” DCTA Programas e Desenvolvimentos COMGAP “Logística”

EMPRESAS NACIONAIS COMO PARTICIPAR??? 27/07/14

Papel dos Beneficiários (1) Identificação da Oportunidade Contatar Fornecedores Estrangeiros com potencial de Obrigações de Offset no Brasil e Identificar Oportunidades de Parcerias: Buscar o cadastramento do Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial – CESAER, emitido pelo IFI (quando aplicável); Manter contato com as Organizações Contratantes do COMAER e com o IFI a fim de obter informações sobre Fornecedores participando de Processos de Aquisição em andamento; e Obter informações junto a entidades de classe como, por exemplo, AIAB, ABIMDE, FIESP (COMDEFESA) e Arranjos Produtivos Locais (APL), por exemplo: o de São José dos Campos ou São Bernardo do Campo;

Papel dos Beneficiários (2) Desenvolvimento do Projeto de Offset Colaborar com o Fornecedor Estrangeiro na Elaboração do Projeto de Offset (ICA 360-1) Descrição e Detalhamento das Atividades Previstas (Ex.: Transf de Tecnologia, Produção, investimentos); Definição da Responsabilidades de cada Parte (Fornecedor Estrangeiro x Empresa Nacional); Estabelecimento do Cronograma preliminar e “milestones”; Identificação dos Custos a serem absorvidos pela Beneficiário, não cobertos pelo Offset; e Desenvolvimento do Plano de Negócios. Formalização da Parceria Assinar um Memorando de Entendimento/Acordo (MoU/MOA). Busca de Financiamento ou de outras formas de Apoio Complementar Absorver/Buscar financiamento para os custos e investimentos não cobertos pelo Offset, necessários à viabilização do Projeto.

REQUISITOS DE OFFSET DO PROJETO F-X 2 - TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

REQUISITOS DE OFFSET DO PROJETO F-X 2 - COOPERAÇÃO INDUSTRIAL É desejável que a cooperação industrial proposta permita o suporte logístico integral ao ciclo-de-vida do sistema de armas no Brasil,permitindo à Indústria Aeroespacial Brasileira ser capaz de: Produzir a célula (airframe), equipamentos e componentes sob licença; e Realizar a manutenção de equipamentos e componentes, incluindo célula, motor, sistemas de controles de voo, radar e aviônicos. - Potencial de Fabricação de Partes, Componentes, Subconjuntos e Montagem Final - Beneficiários praticamente todos já identificados; _ Oportunidades abertas de participação no Projeto via subcontratação pelo Beneficiário, como, por exemplo, pela Embraer.

Roteiro Serviços do IFI Certificação Redução de ICMS Offset

Objetivo Conhecer as atividades do IFI em benefício do desenvolvimento aerospacial brasileiro.

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Cel Av MARCELO FRANCHITTO Diretor www.ifi.cta.br