Universidade Federal do Rio Grande

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Universidade de Aveiro
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Modelagem de Processos com BPM
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Tópicos Avançados de SI
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Contexto de Educação a Distância
Sistema Web para Departamentos
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Edson Rosa Gomes da Silva
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
SÉCULO XX.
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
Modelo de Excelência da Gestão
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Pós-Graduação em TI de A a Z
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Tecnologia da Informação
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
WS Final Resultados e Recomendações
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
O profissional da gestão escolar e suas implicações
©Mestre: Guilherme Liberali Orientador: Henrique Freitas GESID/EA/PPGA/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Sistema de Informações Baseado na Web para a Gestão do Conhecimento da Seção de Software Básico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul UNIVERSIDADE.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Agora a Zoonose pode contar com a melhor Tecnologia para Gerenciamento, Gestão e Controle Tecle ENTER para continuar Tecle ENTER para continuar.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Evolução Histórica Pré-História
APLICATIVO: CONNECT.U Esdras Silva, Karen Melo, Lorena Monteiro, Paula Nandalú, Vinicius Arashiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Centro de Pesquisa e.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de ciências humanas e da informação Curso de Biblioteconomia Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciência da Informação Docente : Renata Braz Acadêmicas: Daniele Monteiro -40882 Elisandra Berté -40869 Marilene Marcon -41788

A CONTRIBUIÇÃO DOS WIKIS COMO FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO NO SUPORTE À GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Claudio Henrique Schons Formação: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Artigo publicado na revista Informação & Sociedade em maio/agosto de 2008.

Objetivo: Apresentar a contribuição dos wikis frente a gestão do conhecimento nas organizações.

O que são wikis? Correspondem a páginas web abertas onde colaboradores podem criar, gerenciar e publicar conteúdos,tornando-se uma plataforma com ênfase para a interatividade e colaboração.

A tecnologia WIKI foi criada por Ward Cunningham em 1995, que tinha como intuito desenvolver uma ferramenta em qualquer usuário,mesmo sendo leigo em ferramentas computacionais,pudesse inserir dados através da WEB e alimentar uma base comum de dados vitais de forma colaborativa.

Metodologia: exploratório e natureza qualitativa, pautado É um artigo de revisão, de caráter exploratório e natureza qualitativa, pautado na literatura científica especializada da área de Administração e Ciência da Informação buscando garantir os subsídios teóricos necessários para a fundamentação do referido estudo.

A partir do estudo comparativo,o autor, adota o MediaWiki como modelo de aplicação wiki por ser considerado o mais sofisticado para atuar no suporte a gestão da informação.

Justificativa: Na medida em que as organizações perceberam a importância do conhecimento como elemento capaz de agregar valor competitivo ao negócio, surgiu a preocupação em geri-lo adequadamente.

As rápidas mudanças e crescente competição global trouxeram as organizações um ambiente extremamente turbulento e competitivo. Os WIKIS tem se destacado em permitir que as organizações aumentem os processos ligados ao conhecimento.

A colaboração dos wikis nas organizações... Os wikis, dinamizam fluxos nas esferas intra e interorganizacional amparados pela tecnologia das redes de computadores, promovendo assim uma maior interatividade entre todos os membros da cadeia produtiva,ampliando os horizontes do conhecimento.

O MEDIAWIKI: Baseia-se no conceito de software livre com licença GNU e GPL; Linguagem PHP para processar e apresentar dados armazenados em seu banco de dado; Possibilita fácil navegação; Implementação e manutenção com baixo custo; Por ter a mesma estrutura da Wikipédia, é bastante conhecido, sendo, portanto, umas das aplicações wikis mais populares.

Resultado Com as organizações percebendo os benefícios gerados pelos wikis, atuando em todos processos da Gestão do Conhecimento, o uso do conceito wiki no meio organizacional tem sido cada vez mais difundido.

Wikis na pratica .... Na Novell (2007) foi implementada uma plataforma wiki para o compartilhamento e criação de conhecimento entre clientes e parceiros. Internamente a mesma plataforma wiki desenvolvida atua como um espaço de colaboração e repositório de conhecimento organizacional.

A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de 100 A Intel desenvolveu em 2005 o Intelpedia para o uso de mais de 100.000 funcionários. Em 2006, após completar um ano de vida, 10.000 páginas foram criadas e aproximadamente 3.000 colaboradores se registraram. Em média, a plataforma recebeu 8.000 acessos e 150 edições por dia.

Na Hering, foi implementada a tecnologia wiki primeiramente apenas para o pessoal de Tecnologia da Informação construindo-se uma grande enciclopédia técnica.

Considerações finais: Na visão de Terra e Gordon (2002), a evolução do conhecimento depende do trabalho coletivo e não individual. Isto porque o conhecimento é visto como uma construção social e está vinculado a participação humana.

O conhecimento coletivo, fruto do compartilhamento de conhecimentos individuais, representa algo melhor do que a soma desses conhecimentos em separado.

Por tanto quando se criam ambientes de colaboração esses conhecimentos até então mantidos isolados, podem ser compartilhados coletivamente e facilmente categorizados visando sua recuperação no futuro.

Por fim o autor ressalta que a importância do estabelecimento de uma cultura organizacional que apóie a produção colaborativa, impregnando o sentido de colaboração entre os participantes, tornando-os engajados a um propósito comum.

Referencia: SCHONS ,Claudio Henrique Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p. 79-91, maio/ago. 2008