Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paideia Parte V.
Advertisements

O QUINHENTISMO.
Literatura Prof. Henrique
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
BARROCO s.
Arcadismo Contexto Histórico.
Barroco Projeto Literário.
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
Idade Média X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Professor Vander História Idade Moderna
O BARROCO.
Séc. XVII ao começo do séc. XVIII Suzete Beppu
Você conhece essa imagem?
Humanismo e individualismo
A Reforma Religiosa do século XVI
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O Renascimento Humanista
Barroco Século XVI-Xvii
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
Literatura Barroco Eduardo Batista.
Classicismo (1527 – 1580).
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Prof. Everton da Silva Correa
Gregório de Matos Guerra
Universidade Federal do Amapá
BARROCO.
Séc. XVII ao começo do séc. XVIII
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
BARROCO.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
BARROCO NO BRASIL.
Algumas considerações
LITERATURA INFORMATIVA
Sentimento do mundo.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Neoclassicismo e Romantismo
BARROCO.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Correntes do Barroco.
O BARROCO.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
A estética barroca – parte I
Transcrição da apresentação:

Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se aos poucos da fé medieval. Essa libertação foi marcada principalmente pela Reforma Protestante que atingiu diretamente a igreja. A Companhia de Jesus foi fundada para combater o Protestantismo. Durante esse momento de dualismo e contradição surgiu o Barroco que expressava artisticamente todo o período. O espírito contraditório da época que se dividiu entre as influências do Renascimento e da religiosidade foi registrado pela arte barroca.

Contexto histórico O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã. Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia. O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Características da nova estética: - Culto do contraste: o Barroco procurava aproximar os opostos como carne/espírito, pecado/perdão, céu/terra etc. - Fusionismo: fusão das visões medieval e renascentista. - Conflito entre o “eu” e o “mundo”: o artista encontra-se dividido entre a fé e a razão. - Pessimismo: o pessimismo marca muitos textos e manifestações artísticas do Barroco. - Feísmo: a miséria da condição humana é explorada.

A linguagem barroca - Emprego constante de figuras de linguagem (metáforas, hipérboles, paradoxos, antíteses, prosopopeias, hipérbatos, gradação etc.) - Uso de uma linguagem requintada, engenhosa

Cultismo e Conceptismo Na estética barroca, observam-se duas tendências: o cultismo e o conceptismo. - O cultismo se refere à exploração de elementos sensoriais, baseadas em figuras de linguagem. - O conceptismo se caracteriza pelo uso de conceitos, linguagem marcada pelo jogo de ideias e pelo raciocínio lógico. O cultismo predomina na poesia e o conceptismo na prosa.

Principais temas barrocos: morte sobrenatural castigo Erotismo cenas trágicas arrependimento conflito entre corpo e alma a passagem do tempo carpe diem religiosidade as contradições do amor  

Texto para análise Buscando a Cristo A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, para chamar-me A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme. Gregório de Matos