Tecnologia, educação e informação: a construção de uma nova sociedade Cláudio Marinho XIII CONSEC Recife, 29 de agosto 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dons desapareceram ou ainda continuam
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Miriam Aço Lusis/Sistef
Tudo tem uma origem....
Inclusão Digital x Educação Digital
Criatividade nos negócios
Afeto e Comunicação Afetiva
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Administração de Sistemas de Informação II
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
Técnicas de Negociação
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Prof. Everton da Silva Correa
Quem É VOCÊ Por Diogo Cavalcanti.
EU APRENDI.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ESCUTAR E VER O AMOR.. Há momentos em que somos tímidos para expressar o amor que sentimos, por medo de envergonhar a outra pessoa ou de nos envergonharmos.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
2012 – ABENÇOADO ANO NOVO p/ todos. Números 6
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

De onde tirar as ideias?.
ESCUTAR E VER O AMOR.. Há momentos em que somos tímidos para expressar o amor que sentimos, por medo de envergonhar a outra pessoa ou de nos envergonharmos.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Administração Mercadológica IV
Oração = nosso veículo de comunicação com o Pai.
I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1.
1.
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Dicas Especiais.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
COMUNICAÇÃO GERENCIAL
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Ontologia da Linguagem JUÍZOS “A arte e a competência conversacional na docência” Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Brandão Departamento de Ciência da.

Aula – 3 Planejamento
Maria de Fátima Ramos Brandão Teoria e Prática Pedagógica em Informática 2 Ciência da Computação UnB Novembro de 2010 Ontologia da Linguagem.
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
Comunicação Empresarial e Negociação
Gestão do Conhecimento
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Liderando em Tempos Difíceis
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
VOCÊ DEVE DEMONSTRAR AMOR NA FORMA QUE A PESSOA GOSTARIA DE RECEBER, E NÃO VOCÊ.
ESCUTAR E VER O AMOR.. Há momentos em que somos tímidos para expressar o amor que sentimos, por medo de envergonhar a outra pessoa ou de nos envergonharmos.
Temperamentos.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia, educação e informação: a construção de uma nova sociedade Cláudio Marinho XIII CONSEC Recife, 29 de agosto 2002

“A fotografia é uma operação instantânea, tanto sensorial quanto intelectual – uma expressão do mundo em termos visuais e também uma perpétua interrogação e questionamento. É, ao mesmo tempo, o reconhecimento de um fato em uma fração de segundo e a composição rigorosa de formas visualmente percebidas que dão ao fato expressividade e significação.”

3 “Na medida em que nos conectamos em redes, vai emergir muita coisa que nós não esperamos, não entendemos, não controlamos e nem mesmo podemos perceber.” Kevin Kelly, Out of Control, 1994

Um mundo maneiro, conectado.

5 “ Quais os desafios para uma empresa (gerentes, secretárias, funcionários) da nova economia (tecnologia, educação, informação) que quer cuidar dos seus clientes?

6 “”“A tecnologia da comunicação de dados vai ser barata, vai estar em todo canto e vai ser invisível. Quando isso acontecer, os usuários vão poder se concentrar na parte mais interessante dos seus trabalhos, a que lhes dá satisfação. E serão as pessoas, em cada ponta da linha, que diferenciarão uma empresa da outra.” Business Week, 22/06/98

7 Primeiro desafio A exclusão digital

Dez razões para um programa massivo de criação de habilidades em TI 1.As fontes digitais do conhecimento 2.A universalização da tecnologia digital 3.A deslegitimação do mestre 4.Uma nova oralidade virtual 5.A convivência de culturas em tempo real 6.A importância da cultura local 7.As exigências da nova economia 8.Os analfabetos digitais 9.A oportunidade da globalização 10.O discernimento do verdadeiro

10 Segundo desafio A sociedade em rede

11 A (re)construção da identidade numa sociedade em rede Imago

12 A era das identidades em redes Manter forte relacionamento com quem partilhamos inquietações Encontrar nosso nicho numa teia ecológica de aliados Cuidar da qualidade em torno de nós Construir narrativas sedutoras sobre nós mesmos Fernando Flores

13 A sociedade em rede e a construção da identidade dos jovens Cuide dos seus filhos – eles são boas pessoas até que os façamos maus Eles precisam da combinação de valores fundamentais – como a tolerância – com uma personalidade flexível Educação, educação, educação – não a educação tradicional mas aprender a aprender, ter a capacidade de se adaptar Manuel Castells

14 Terceiro desafio A empresa-rede

15 “As empresas são redes de conversações.” Fernando Flores

Emocionalidade Atos Lingüísticos Básicos: Afirmações Declarações Juízos Promessas Pedidos Ofertas Linguagem Falar Estados de Ânimo Emoções Escutar Modalidades da fala: Propor Indagar Componentes de uma conversação Echeverría

O elo das promessas nas organizações Flores, Echeverría, M&B Solutions Compromisso Solicitação Inquietações do Cliente Confiança Fim da execução Satisfação Criação do Contexto Negociação e Aprovação Aceitação e Satisfação do Cliente Execução da PromessaAceitação Pedido Pedido

18 A co-invenção da vida Imago

Querido amigo Chile Guevara. Quero dizer-te uma coisa: me importa que não tenhamos nos conhecido mais, nos entendido mais. E que tenhamos cruzado as nossas vidas sem nos entendermos por causa de umas batatas.