SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNICA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Pactuação da Criação das Comissões Municipais de Controle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Advertisements

REDE DE CENTRAIS DE REGULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Portal Agenda 21 Comperj.
Modelo Assistencial Brasileiro
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Secretaria de Estado da Saúde
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICAS DE SAÚDE EM QUEIMADOS
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
PACTO UNIFICADO PACTO UNIFICADO Portaria nº91/GM de 10 de janeiro de Pacto da Atenção Básica Pacto de indicadores da Programação Pactuada.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Relação às Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE II
ESTADO DO CEARÁ Ceará Fortaleza
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - IV PARTE II abril/2004.
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Brasília – 09 de novembro de 2011
Governo do Estado do Espírito Santo
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Câmara Especial de Gestão dos APLs – Rio de Janeiro
Oferta de Infra-Estrutura de Distribuição de Gás Canalizado
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Retrospectivas e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROMOÇÃO E CUIDADO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Apoio Matricial às Equipes da Atenção Básica
Saúde do Trabalhador em construção.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Hepatites Virais B-C no Estado do Rio de Janeiro (2007 a 2014)
Principais indicadores da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro Gerência de Pneumologia Sanitária Outubro
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Transcrição da apresentação:

SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNICA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Pactuação da Criação das Comissões Municipais de Controle de Infecção Hospitalar RIO DE JANEIRO, Agosto de 2014

Legislação: No Brasil, as políticas públicas vigentes direcionadas as ações de prevenção e controle das infecções são embasadas na Lei nº de 06 de janeiro de 1997 e na Portaria GM/MS nº 2616 de 12 de maio de A primeira torna obrigatório a todos os hospitais do país a implantação do PCIH e criação das comissões de controle de infecção hospitalar(CCIH). A segunda mantém a obrigatoriedade do PCIH e a exigência da manutenção das Coordenações de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais do país e entre outras ações, a criação e constituição formal das Comissões Estaduais e Municipais de Controle de Infecção Hospitalar no organograma das secretarias de saúde.

Competências das Coordenações Municipais de Controle de Infecção Hospitalar: coordenar as ações de prevenção e controle de infecção hospitalar na rede hospitalar do Município; participar do planejamento, da programação e da organização da rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulação com a Coordenação Estadual de controle de infecção hospitalar; colaborar e acompanhar os hospitais na execução das ações de controle de infecção hospitalar; prestar apoio técnico às CCIH dos hospitais; informar, sistematicamente, à Coordenação Estadual de controle de infecção hospitalar do seu Estado, a partir da rede hospitalar, os indicadores de infecção hospitalar estabelecidos

A CMCIH deverá ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados pelo Secretário Municipal de Saúde. Fica definido o prazo de 90 (noventa) dias para que secretários municipais de saúde, dos municípios prioritários constantes no anexo I, enviem à Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES a publicação de criação da CMCIH.

Critérios de Inclusão de estabelecimento de saúde: A vigilância e a notificação dos indicadores nacionais de infecção relacionada à assistência à saúde são obrigatórios no âmbito nacional para todos os estabelecimentos de saúde com unidades de Terapias Intensivas Neonatal, Pediátricas e adultos. As UTI devem ser classificadas como: UTI neonatal; UTI pediátrica; UTI adultos (subclassificadas conforme o perfil predominante dos pacientes em : cirúrgica, clínica, coronariana, neurológica, queimados, de trauma e mista).

Distribuição dos hospitais e leitos existentes prioritários para o sistema de vigilância das infecções no ERJ por região de saúde e municípios, em 2014 REGIÃO DE SAÚDEMunicípiosTotal Leitos Total Hospitais METRO I Rio de Janeiro Duque de Caxias Nova Iguaçu Nilopolis Mage Belfort Roxo São João de Meriti METRO II Niterói Rio Bonito São Gonçalo Itaboraí SERRANA Cachoeira de Macacu Petrópolis Nova Friburgo Teresópolis 40 02

Distribuição dos hospitais e leitos existentes prioritários para o sistema de vigilância das infecções no ERJ por região de saúde e municípios, em 2014 REGIÃO DE SAÚDEMunicípiosTotal Leitos Total Hospitais Volta Redonda MÉDIO PARAÍBA Resende Barra Mansa Valença Porto Real NORTE Campos Goytacazes33213 Macaé11605 São Fidelis0901 Quissamã0601 NOROESTE Itaperuna8204 Bom Jesus Itabapoana1201 Miracema1202 Santo Antônio de Pádua1102 Itaocara0601 Cambuci0701

Distribuição dos hospitais e leitos existentes prioritários para o sistema de vigilância das infecções no ERJ por região de saúde e municípios, em 2014 Leitos prioritários são aqueles provenientes dos serviços de Unidade Terapia Intensivo, com classificação em adulto, pediatria e neonatologia. REGIÃO DE SAÚDEMunicípiosTotal Leitos Total Hospitais CENTRO SUL Vassouras3502 Três Rios1001 Paraíba do Sul1001 BAIXADA LITORÂNEA Cabo Frio7106 Araruama4102 Arraial do Cabo1701 Rio das Ostras1501 BAÍA ILHA GRANDEAngra dos Reis3502 TOTAL40306

Obrigada! (21) ou Coordenação de Estado de Vigilância Epidemiológica