PAINEL ASSECOR PPA 2016-2019: ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO DE GESTÃO.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PLENÁRIA FINAL.
Política nacional de planejamento regional urbano
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
O desafio do trabalho em “rede”
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
DOCUMENTOS UTILIZADOS
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Plano Plurianual Plano Plurianual
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
R EPENSANDO O S ISTEMA DE P LANEJAMENTO E O RÇAMENTO F EDERAL Seminário Assecor Outubro/2013.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Atuação dos agentes de Controle Social
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
O papel pedagógico do órgão gestor
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

PAINEL ASSECOR PPA 2016-2019: ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015

Questões orientadoras Como fortalecer o papel do PPA como principal instrumento de planejamento e orientação da ação governamental? Como tornar o PPA mais estratégico e seletivo, evitando que ele se confunda com um “orçamento plurianual” e com um “painel de políticas públicas”? A dispersão de objetivos, metas e indicadores dificulta a gestão dos programas que compõem o PPA? Existe alguma deficiência metodológica na concepção dos processos de monitoramento e avaliação? Ou o problema maior está na dificuldade de convencer os técnicos e dirigentes quanto às potencialidades do uso do PPA como efetivo instrumento de gestão?

Questões orientadoras Como estabelecer maior sinergia entre a estratégia de desenvolvimento anunciada no PPA federal e as potencialidades regionais, de modo que o planejamento federal contemple e sirva de referência para o planejamento estadual e municipal? Como melhorar a articulação entre o PPA e os planos setoriais, de modo que o PPA reflita com maior clareza os conteúdos dos documentos de planejamento setorial e estes, por sua vez, possam incorporar de maneira mais efetiva as orientações estratégicas contidas no PPA? De que forma os processos de monitoramento e avaliação do PPA podem ser aperfeiçoados visando influenciar de maneira mais efetiva a alocação de recursos e a correção de rumos na implementação das políticas públicas? Como as instâncias e práticas de participação social podem ser melhor incorporadas aos processos de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do PPA?

Objetivo geral Qualificação e apoio aos gestores públicos municipais para elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos Planos Plurianuais nos municípios brasileiros

Desenho do projeto de cooperação PLATAFORMA DIGITAL (ambiente virtual de aprendizagem e rede social) Planejamento e Elaboração do PPA Pesquisa: alinhamento dos PPAs locais com programas e políticas sociais Federais Elaboração de Projetos Monitoramento do PPA Pesquisa: O perfil dos gestores públicos envolvidos com o planejamento municipal Avaliação do PPA

Definindo planejamento Segundo o Almanaque do Planejamento, o planejamento pode ser entendido como “a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividade que orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos. Planejar é um processo, enquanto o plano é um registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador” (Brasil, 2012a:13). O planejamento é, portanto, uma atividade dinâmica que se opõe ao improviso total e que busca orientar as decisões do gestor a partir das informações disponíveis.

PPA contempla (ou deveria) Tanto uma visão técnica quanto política. Abertura de espaço para participação da sociedade. Visa garantir direitos ao cidadao.

PPA contempla (ou deveria) Tanto uma visão técnica quanto política. Abertura de espaço para participação da sociedade. Visa garantir direitos ao cidadão. Quais as capacidades essenciais a serem desenvolvidas nos gestores públicos responsáveis pelo planejamento?

Críticas ao PPA Mais um cumprimento formal da norma constitucional do que um efetivo instrumento de planejamento de longo prazo. Primazia da lógica orçamentária: PPA orientador das dotações orçamentárias e não o contrário. Falta de integração interfederativa e intersetorial. PPA Mais Brasil: 65 programas; 492objetivos; 2.417 metas.

Sugestões Qualificação para planejar:   Planejamento requer qualificação, estrutura institucional, coordenação por parte do estado, capacitação de recursos humanos, dentre outros aspectos. O pouco conhecimento e a não adoção da nova metodologia de elaboração do PPA, sobretudo no que se refere a estrutura e organização do Plano, em parte se explica pelas orientações emanadas da SPI/MPOG que diferem da utilizada no PPA Federal.

Sugestões Regulamentação do parágrafo 9 º do artigo 165 da CF/1988:   Apesar da existência de significativo arcabouço jurídico que trata do tema do planejamento público no Brasil, ainda restam lacunas no que se refere à regulamentação de regras e normas que definam procedimentos para a elaboração, organização e apresentação do PPA.

Sugestões Aplicação da metodologia do Índice de Alinhamento (IA) nos em município brasileiros: Em que pese as consideração quanto às limitações do IA proposto, entende-se que o mesmo possa contribuir no estabelecimento de uma visão mais global quanto a situação do alinhamento dos PPAs no conjunto dos municípios brasileiros.

Índice de Alinhamento

Apuração do total geral de alunos por unidade federativa Total: 935 alunos

Gestores públicos inscritos por unidade federativa Total: 813 alunos

Municípios contemplados Total: 460 municípios

Caixa Econômica Federal Total: 93 alunos | 21 estados | 69 municípios

Banco do Brasil Total: 18 alunos | 8 estados | 15 municípios

Sebrae Total: 11 alunos | 6 estados | 10 municípios

MUITO OBRIGADO DIOGO JOEL DEMARCO diogo.demarco@ufrgs.br cegov.ufrgs.br cursoppa@cegov.ufrgs.br