Discussão, debate e troca de experiência dirigidas sobre a organização e execução da 1ª etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Região Norte
Articulação entre IES/SEDUC e MEC Articulação entre IES E SEDUC relativamente tranquila embora tenha havido pequenos ajustes e desajustes;
DIFICULDADES Recurso do PAR insuficiente para deslocamento e diárias dada a condição geográfica dos Estados; PAR (recursos bloqueados) COMFOR – falta de participação ativa Falta de diálogo com gestores das escolas de EM. Escolha da equipe – qualificação, adequação de perfil, cruzamento de bolsas;
MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES AVANÇOS: Adaptação da logística de formação de acordo com as necessidades de cada estado.
DIFICULDADES: Falta de internet nas escolas; Dificuldade na logística com o deslocamento dos orientadores de estudo;
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO DOS FORMADORES REGIONAIS E ORIENTADORES DE ESTUDOS Dificuldades: Acesso à plataforma em algumas regiões;
MATERIAL DE FORMAÇÃO E MATERIAL COMPLEMENTAR PONTOS NEGATIVOS Conteúdos pouco satisfatórios ( tangenciamentos) Tabletes com defeitos e/ou lugares que não receberam o equipamento; A realidade da região necessita de material impresso;
MATERIAL DE FORMAÇÃO E MATERIAL COMPLEMENTAR PONTOS POSITIVOS Adequação dos materiais – escolha de eixos temáticos; Materiais complementares elaborados pela IES e SEDUC; (AM)
ESCOLA COMO ESPAÇO E TEMPO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR AVANÇO: Aceitação por parte dos professores; Participação de Gestores de forma voluntária/ouvinte; Utilização das h/a pelos professores na escola; DIFICULDADES: Resistência por parte dos professores quanto a falta de flexibilidade de horário.
ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA Avanços: Professores participando ativamente; DIFICULDADES; -
SIMEC Avanços: Novas abas de consulta;
Dificuldades: 1.Realizar trocar de orientadores; 2. Escolas desaparecem do sistema; 3. Professores ativos que aparecem bloqueados;