11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
Contribuição da Tecnologia da Informação
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
SIGES Gestão da Saúde Pública.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
1º Fórum Estadual de Regulação NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
SIG-PROVAB Plataforma UNA-SUS
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
CARTA DE BELO HORIZONTE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE DE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Logística em Saúde Outubro 2014.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Gestão da Saúde Pública
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Janeiro – Março 2005.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Seminário Preparatório do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ABRASCO Belo Horizonte 29 de agosto Renilson Rehem.
Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Auditoria em Serviços de Saúde
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG II FÓRUM MINEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII CONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE CONTROLE E AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA APAE -BH TEMA DO CONGRESSO: Tecnologia Assistiva Promovendo o Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência Intelectual EIXO TEMATICO: 6 Maria Helenice Oliveira Gontijo - GERÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO Leda Fioravante Diniz - GERÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE e mail: clinicabh@apaebrasil.org.br APAE – BELO HORIZONTE

SUS BH APAE BH - REDE COMPLEMENTAR DE SAÚDE SAÚDE – SUS BH ATENÇÃO BÁSICA CENTRO DE SAÚDE PORTA DE ENTRADA ATENÇÃO HOSPITALAR PRÓPRIA PARTICULAR FILANTRÓPICA ATENÇÃO ESPECIALIZADA UNIDADE REGIONAL SECUNDÁRIA. (URS) CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS. (CEM) CENTRO DE REFERÊNCIA EM REABILITAÇÃO (CREAB). PARTICULAR FILANTRÓPICA -APAE

CONTROLE E AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA APAE - BH INTRODUÇÃO A APAE BH criou o Serviço de Controle e Avaliação no Programa de Promoção da Saúde com o objetivo de atender às exigências do Convênio estabelecido entre a entidade e a SMSA – SUS-BH e à sua forma de regular este tipo de prestação de serviços. Centro de Referência em Reabilitação – CREAB - do Município realizam mensalmente a auditoria dos procedimentos autorizados e realizados pela APAE-BH em seus aspectos quantitativo e qualitativo. O Controle e Avaliação da APAE-BH conta com instrumentos de monitoramento que lhe permitem responder às exigências da SMSA-SUS-BH, propor e contrapor, sempre que necessário.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH INTRODUÇÃO Segundo o Ministério da Saúde: Controle pode ser entendido como a supervisão contínua que se faz para verificar se o processo de execução de uma ação está em conformidade com o que foi regulamentado, para verificar se algo está sendo cumprido conforme um parâmetro, próximo de um limite pré-fixado, se estão ou não ocorrendo extrapolações. Avaliação consiste fundamentalmente em fazer um julgamento de valor a respeito de uma intervenção ou sobre qualquer um de seus componentes, com o objetivo de ajudar na tomada de decisões.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH INTRODUÇÃO Segundo o Movimento Apaeano: Monitoramento e Avaliação apontam aspectos do funcionamento dos serviços oferecidos pelas Apaes que precisam melhorar. São construídos indicadores, objetivos e parâmetros que servem para respaldar decisões e formulações de planos e programas

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH OBJETIVOS: Incorporar indicadores para avaliação do serviço de saúde Identificar oportunidades e possibilidades de melhorar o serviço de saúde Disponibilizar informações que forneçam elementos administrativos e clínicos para o serviço de auditoria. Servir de fonte de dados para pesquisa. Aferir a satisfação dos usuários. Definir o fluxo de atendimentos dos usuários.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH Auditoria do serviço de saúde SUS: Prontuário: Documentação completa, em ordem cronológica e de fácil manuseio; Ficha de identificação do usuário Guia de referência Avaliação multidimensional / PTI Anamnese social Especialidades de atendimento

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH Auditoria do serviço de saúde SUS: Prontuário: Protocolo,relatórios,folha de evolução p/especialidade e documentos do usuário Registro claro, objetivo, preciso com letra legível e sem rasuras, devidamente identificado, assinado, carimbado com o número do registro de classe dos profissionais e evolução diária do usuário. Controle de frequência: Data do atendimento Assinatura do responsável Data, Carimbo e assinatura do profissional.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH DESENVOLVIMENTO: Planejamento, avaliação e monitoramento da prestação de serviço com: Definição da capacidade técnica instalada: - recursos humanos/carga horária. Organização do fluxo de entrada : - guia referência encaminhada do Centro de Saúde/NASF. - avaliação multidimensional . - elaboração do PTI do usuário. - organização do prontuário. Controle das especialidades indicadas e/ou solicitadas.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH Desenvolvimento: Controle do fluxo de usuários através de planilhas de monitoramento mensal, por especialidade e usuário. Monitoramento da frequência do usuário semanal e por especialidade através de programa em EXCEL. Controle de registros e relatórios através de conferência e leitura por amostragem. Planilha de produção. Sistema de Informação Ambulatorial – SIA SUS

PROCEDIMENTO AUTORIZADO/REALIZADO QUALIDADE DO REGISTRO DO PRONTUÁRIO Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH PROCEDIMENTO AUTORIZADO/REALIZADO AVALIAÇÃO QUALITATIVA REALIZAÇÃO DO P.T.I AUDITORIA QUALIDADE DO REGISTRO DO PRONTUÁRIO SATISFAÇÃO DA FAMILIA

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH P R O D U Ç Ã E A L I Z CONTROLE DE FREQUÊNCIA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA EVOLUÇÃO NO PRONTUÁRIO AUDITORIA PLANILHA DE PRODUÇÃO CUMPRIMENTO DE METAS

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH RESULTADOS: Construção de indicadores para tomada de decisão, nos aspectos qualitativos e quantitativos em relação ao usuário e instituição. Clareza dos avanços e dificuldades no cumprimento das metas pactuadas na Folha de Produção Orçamentária no convênio SUS. Segurança das informações de dados clínicos e administrativo para o serviço de auditoria SUS – BH.

Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde da APAE - BH CONSIDERAÇÕES FINAIS O Controle e Avaliação do serviço de saúde é o conjunto de registros conciliados que geram valores financeiros interferindo diretamente na saúde financeira da Instituição, medido através de ferramentas de análise de gestão e resultados.