COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
Advertisements

Lei da Paridade de vencimentos e vantagens entre os funcionários dos 3 Poderes do Estado Governador Abreu Sodré 1970.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Semana Nacional da Família
Informática na Educação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Oficina Brincando com sucata
Formadora: Andréia Sol
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALBATROZ
Formação de grupos sociais
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
1 EXERCÍCIOS RESULTADO. 2 1º Caso – Agente de Serviços Escolares – 1-III Comprovante ensino fundamental: 3,0x 2= 6,0 Comprovante ensino médio: 4,0x 2=
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
NR 28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES Publicação Portaria GM n. º 3
José Esdras Costa Lopes
Construindo um mundo melhor
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Alguns Apontamentos: Localização Geográfica X Reconhecimento da Identidade Local; Descontinuidade administrativa e Escassez de Recursos.
Programa Ler e Escrever
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Rua Fernando de Noronha, 196 Edifício Julio Fuganti
Alfabetização Científica
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
I SEMINÁRIO AIDS UM DESAFIO MISSIONÁRIO DE SETEMBRO DE SÃO PAULO - SP
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Componente Curricular
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
OBJETIVOS Objetivo Geral
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Rio Verde - Goiás - Brasil
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Profa. Cristina Araújo de Farias
Relatório de Proposta de Projeto
Evolução Histórica
Ensino fundamental e Mudanças
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Gestão do Conhecimento
LINK DISPONÍVEL NO SITE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR... COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE Monte Alverne, dez/2007

Vista aérea de Monte Alverne

COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE 1939/2007

ONDE TUDO COMEÇOU...

A REALIDADE EM TERMOS DE LEITURA: AS FAMÍLIAS OU LIAM MUITO POUCO OU NÃO LIAM, PORTANTO O INCENTIVO ERA INEXISTENTE; O ALUNO NÃO LIA PORQUE NÃO CRIARA O HÁBITO;

O QUE FAZER? CRIAR EXPECTATIVAS, COMPARTILHAR EMOÇÕES; DESPERTAR A MAGIA, SONHO, A VONTADE DE LER, O GOSTO PELO LÚDICO; DAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS - MANTER A BIBLIOTECA ATUALIZADA.

Ano 1977 1978 1984 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Nº. de livros 96 104 131 133 547* 413 885 224 380 576 305 472 328 274 560 411 482 352 517 446 530 584 457 518 361 TOTAL 200 331 464 1011 1424 2309 2533 2913 3489 3794 4266 4594 4868 5428 5839 6321 6673 7190 7636 8166 8750 9207 9725 10086

A COMUNIDADE ESCOLAR DEVE ENVOLVER-SE NA NECESSIDADE DA LEITURA; ORGANIZAR UM CRONOGRAMA QUE PERMITA A TODOS A LEITURA; TODOS OS PROFESSORES DEVEM LER COM OS ALUNOS;

OS ALUNOS DEVEM TER UM HORÁRIO DE LEITURA; DEVE HAVER COBRANÇA; VALORIZAR A LEITURA DOS ALUNOS; TRAZER OS PRÓPRIOS AUTORES PARA FALAR SOBRE SUAS OBRAS.

RELAÇÃO DE AUTORES NO PROJETO AUTOR PRESENTE: Ricardo de Azevedo = 06/10/89 Charles Kiefer = 22/10/90 Célio de Moraes = 24/04/92 Jane Tutikian = 10/06/94 Antonio Hohlfeldt = 19/10/96 Antonio Madalena = 21/10/ 1996 Julio Emílio Brás = 02/10/97 Edmundo Appolo Duarte = 04/10/97 Wagner Costa = 26/08/98 Charles Kiefer –22/10/ 99 Julio Emílio Brás – 05/10/2000 Marcia Kupstas –14/08/ 2001 (Em 2002 houve construção do prédio e tudo estava um tanto...) Lélia Almeida = 02/10/2003 Caio Ritter = 03/09/2004 Luis Dill (5ª ao Ensino Médio) e Roberto Pereira dos Santos (pré a quarta) = 23/11/05 Júlio Emílio Braz = 15/08/06 Luis Puntel – 12/07/07

MOSTRAR PARA O AUTOR QUE SUAS OBRAS FORAM LIDAS E TRABALHADAS; CONVERSAR COM O AUTOR

RICARDO AZEVEDO 1989

CHARLES KIEFER 1990

JANE TUTIKIAN 1994

ANTONIO HOHLFELDT 1996

ANTONIO MADALENA 1996

JULIO EMILIO BRÁS 1997

LEITURA LEITURA PROJETO LEITURA NA BIBLIOTECA PROJETO AUTOR PRESENTE PROJETO NOTÍCIA DIÁRIA LEITURA DE JORNAIS, PERIÓDICOS TROCA DE LIVROS LEITURA SILENCIOSA EM SALA 1H/S PESQUISA PROJETO LEITURA: Um Novo Olhar... SEMINÁRIO SEMINÁRIO

1998 - SEMINÁRIO TEMAS TRANSVERSAIS HISTÓRICO: 1998 - SEMINÁRIO TEMAS TRANSVERSAIS “(RE)DESCOBRINDO IDÉIAS, (RE)ESTRUTURANDO O PENSAR I” Educação Ambiental Cultura Regional Diversidade Cultural Educação Sexual e Segurança na Saúde Aprendizagem Emocional e Múltiplas Inteligências Educação para o Trabalho Educação Tributária

1999 - SEMINÁRIO TEMAS TRANSVERSAIS“(RE)DESCOBRINDO IDÉIAS, (RE)ESTRUTURANDO O PENSAR II” 8a série: Vila Monte Alverne – ontem e hoje / problemas ambientais Histórico da Escola Problemas ambientais do 3º distrito Valorização da Vida – relações intra e interpes-soais / fumo / álcool / drogas / violência

ENSINO MÉDIO: Escola Monte Alverne: visão histórica e pedagógica 150 anos de imigração alemã Meio Ambiente Mercosul – Globalização 500 anos de descobrimento do Brasil Profissões: perspectivas e sonhos Valorização da vida: saúde / drogas / fumo / álcool Relacionamento intra e interpessoal

2000 – PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 2001 – “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” I SEMINÁRIO Abertura: Prof. Elenor Schneider “A importância do ato de ler”

OBJETIVOS: Elaborar um projeto a partir de interesses individuais e/ou de pequenos grupos de alunos; Criar o hábito da leitura; Proporcionar contato do aluno com as mais diversas bibliografias e Desenvolver a expressão oral e escrita.

2002 - “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” II SEMINÁRIO Abertura: Prof. Dr. Phil Jorge Luís da Cunha “Cidadania e compromisso social” Desde a Educ. Infantil até o 3º ano do Ensino Médio Introdução da apresentação escrita do projeto 2003 - “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” III SEMINÁRIO Abertura: Escritora Lélia de Almeida

2004 - “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” IV SEMINÁRIO Abertura: Profa Angela Fronckaviak “A importância do projeto no cotidiano” Regras de formatação do projeto escrito Abstract Trabalhos destaque com certificação 2005 - “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” V SEMINÁRIO Abertura : Prof. Elenor Schneider “Importância da leitura: diversidade de textos”

2006 - “PROJETO LEITURA: UM NOVO OLHAR...” VI SEMINÁRIO Abertura: Prof Anderson Roberto dos Santos “Os vários olhares sobre um objeto de pesquisa” Avaliação: Projeto escrito Apresentação: domínio de conteúdo, oralidade, postura, qualidade e uso adequado dos recursos Resumo(a partir da 7ª série) Abstract(3º ano)

“Como pode um professor não leitor, não produtor de textos possibilitar a seus alunos condições para o desenvolvimento da paixão pela leitura e pela escrita?” (ÁVILA e NOLL, 1996)

O COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE AGRADECE