CONCEITOS BÁSICOS - Administração:

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Transcrição da apresentação:

CONCEITOS BÁSICOS - Administração: Consiste num conjunto de técnicas que contribuem para a empresa trazendo melhoria nos processos e métodos de trabalho.

CONCEITOS BÁSICOS A Administração inclui a coordenação de recursos humanos e materiais visando a atingir o objetivo.

CONCEITOS BÁSICOS A tarefa da Administração é unir os diversos elementos – algumas vezes cooperadores, outras vezes conflitantes – em um esforço total da organização.

CONCEITOS BÁSICOS - Organização: Consiste na capacidade que a empresa tem de criar organismos, estruturas e sistemas integrados.

CONCEITOS BÁSICOS - As Organizações são: Orientadas para uma meta, gente com uma finalidade. Sistemas psicossociais, gente trabalhando em grupos.

CONCEITOS BÁSICOS Sistemas tecnológicos, gente usando conhecimentos e técnicas. Uma unificação de atividades estruturadas, gente trabalhando junto.

CONCEITOS BÁSICOS “... Uma organização existe quando as pessoas interagem entre si para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar uma meta...” (Richard Daft)

CONCEITOS BÁSICOS Método: Consiste na maneira de se executar uma rotina de trabalho.

CONCEITOS BÁSICOS - Variáveis Básicas da Organização: Pessoas. Tarefas. Estrutura. Tecnologia. Ambiente.

CONCEITOS BÁSICOS - Elementos Constitutivos da Organização: Materiais e Físicos. Financeiros. Humanos. Mercadológicos. Tecnológicos. Administrativos.

CONCEITOS BÁSICOS - Correlação Sistêmica: Elementos Constitutivos da Organização. Operação Organizacional. Produtos e Serviços. Análise e Correção.

CONCEITOS BÁSICOS Os Administradores são necessários para transformar em empresa útil e eficiente os desorganizados recursos representados por homens, máquinas, materiais, dinheiro, tempo e espaço.

CARACTERÍSTICAS DA 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Produção em Massa: Tecnologia (máquinas projetadas e fabricadas em função de processos e produtos). Produtos Padronizados: Custos de Fabricação (mão de obra, matérias-primas e energia = 80%).

CARACTERÍSTICAS DA 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Funcionalmente separada da produção e descontínua. Meio Ambiente: Nenhuma preocupação. Recursos Humanos: Empregados especialistas.

PROCESSO DE TRABALHO NA 2ª REVOLUÇÃO Tarefas fragmentadas e padronizadas. Divisão clara entre trabalho mental e manual. Operários semiqualificados.

PROCESSO DE TRABALHO NA 2ª REVOLUÇÃO Sistema de Remuneração: Por peça ou por tarefa. Salários acordados em processo de negociação e barganhas.

PROCESSO DE TRABALHO NA 2ª REVOLUÇÃO - Organização e Administração: Uso de Hierarquias Organizacionais. Centralização. Empresa Multidivisionalizada (verticalização).

RELAÇÕES SINDICAIS NA 2ª REVOLUÇÃO Lutas pela redução da jornada de trabalho. Demissões constantes, quando das épocas de “baixa” demanda, ocasionando “atritos” constantes. Clima constante e propício às greves.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA NA 2ª REVOLUÇÃO Competição apoiada em utilização plena de capacidade e por redução de custos. Ciclo de Vida dos Produtos “Longo”. Relações imediatistas com clientes e fornecedores.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA NA 2ª REVOLUÇÃO Cadeia de Valor da Indústria. Visão de Processos. Informatização dos Processos.

MERCADOS CONSUMIDORES NA 2ª REVOLUÇÃO Fabricantes mais importantes do que os comercializadores. Fabricantes mais importantes do que os consumidores. Relações unidirecionais.

MERCADOS CONSUMIDORES NA 2ª REVOLUÇÃO Propaganda em massa. Fornecedores tratados de maneira restrita e sob rígido controle. Manutenção de altos estoques pelo fabricante para emergências (Just-in-Case – JIC).

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu inicialmente nos países que apresentaram as seguintes características: A Segunda Revolução Industrial levou a sociedade à produção em massa e à distribuição e consumo em massa. A Educação Básica era universal e de nível elevado.

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Havia uma sociedade apoiada na cultura da cidadania. Conseguiu-se uma razoável e coerente distribuição de renda.

ALTERAÇÕES NAS EMPRESAS Produção (automação flexível). Tecnologia. Produtos inovadores (com qualidade e baixo custo).

ALTERAÇÕES NAS EMPRESAS Processos de trabalho e capacitação de mão de obra utilizando-se da Terceirização. Sistemas de Remuneração se utilizando de novos conceitos envolvendo a participação do colaborador nos resultados.

ALTERAÇÕES NAS EMPRESAS Gestão Administrativa = Empowerment (capacitação e participação do colaborador na tomada de decisões). Mercados consumidores apresentando novas vias de distribuição com atacadistas, varejistas e cadeias de varejo.

ALTERAÇÕES NAS EMPRESAS Parceria com os fornecedores, possibilitando a manutenção de estoques baixos e Just-in-Time (JIC) ou Bem-no-Tempo (BET). Estratégia competitiva baseada em inovação, diversificação e reengenharia de processos.

MUDANÇAS NA GESTÃO Aperfeiçoamento da Organização: Atender mais necessidades dos clientes. Propor alternativas de atendimento. Adaptar o atendimento às possibilidades dos clientes.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Aperfeiçoamento do Processo: Simplificar tarefas. Promover organização, ordem e disciplina. Buscar a “fluidez” dos trabalhos.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Aperfeiçoamento do Processo: Incentivar a segurança e a melhoria do ambiente. Garantir a continuidade do negócio.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Aperfeiçoamento das Pessoas: Delegar responsabilidades. Promover a participação das pessoas. Incentivar a liberdade de criação.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Desempenho da Empresa: Maior volume de produção. Menor preço unitário. Maior lucro global.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Desempenho do Processo: Reduzir ações de controle. Promover 100% de aproveitamento de recursos. Reduzir reprocessos e reparos. Privilegiar a prevenção.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Desempenho das Pessoas: Comprometimento e responsabilidade pelos resultados. Envolvimento nas decisões. Participação nos resultados.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Aumento da Rentabilidade: Maximização do uso dos recursos. Maior participação no mercado. Participação de todas as áreas em atividades-fim.

MUDANÇAS NA GESTÃO - Flexibilidade Organizacional: Capacidade da empresa em se adaptar a novas situações. Possibilidade da empresa atender novas necessidades dos clientes. Manutenção e expansão dos clientes.