A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo.

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Transcrição da apresentação:

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Raciocínio de base: H 1985, p. 314: “É certo que a reprodução do mundo da vida se nutre de contribuições do agir comunicacional, enquanto que este depende por sua vez dos recursos do mundo da vida.” p. 320: “O significado do acto de fala singular não pode ser desacoplado do complexo horizonte semântico do mundo da vida; ele permanece entrelaçado com o saber de segundo plano, intuitivamente presente, dos participantes da interacção“

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Desenvolvimento (I) : Análise da actividade comunicacional: pouco desenvolvida em H 1981 e 1985. Consiste num permanente negociar da validade do que é dito, validade pretendida por uma pessoa, e aceite ou rejeitada por outra. Importância central, neste modelo, do conceito de “Pretensão de validade” (“Geltungsanspruch”), que aparece em H 1985 p. 309, l. 11. Outras alusões: H 1985: p. 311: “No agir comunicacional, (formam uma síndroma) os momentos cognitivo-instrumentais, prático-morais, e expressivos (especializados na funções d)a exposição, da relação interpessoal e da expressão subjectiva.” p. 314 s.: “… dos actos de fala, ou seja das suas partes constituintes de carácter proposicional, ilocucional e intencional (…)” Para mais elementos, ver outros textos de Habermas: Para uma tabela que inclui as duas colunas aqui retomadas: “O que é a pragmática universal”, in Habermas (2002), Racionalidade e Comunicação, Lisboa, Edições 70 (texto de 1976), p. 102. Para uma tabela apresentando as quatro pretensões de validade, ver também “Teorias da Verdade” em Habermas (2009), Teoria da racionalidade e teoria da linguagem, Lisboa, Edições 70 (texto de 1984), p. 194. O que se produz na activ. com. Pretensões de validade Linguagem Inteligibilidade / Compre-ensibilidade Mundo (proposição) Verdade Relação (Ilocução) Justeza / Justiça “Ego” (Intenção) Autenticidade / Sinceridade

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Desenvolvimento (II) : H 1985, p. 314: “(…) O mundo da vida divide-se de acordo com as componentes ‘fornecidas’ dos actos de fala (…) em cultura, sociedade e pessoa.” P. 315: “Os núcleos estruturais do mundo da vida são, por seu lado, ‘tornados possíveis’ por meios de contributos do agir comunicacional. A reprodução cultural assegura (…) . A integração social assegura (…). A socialização dos membros, finalmente, (…).” O que se produz na activ. com. Pretensões de validade Componentes diferenciados da Lebenswelt / Processos Linguagem Inteligibilidade / Compre-ensibilidade Cultura / reprodução cultural Mundo (proposição) Verdade ? Relação (Ilocução) Justeza / Justiça Sociedade / Integração social “Ego” (Intenção) Autenticidade / Sinceridade Personalidade / Socialização

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Diagnóstico da Modernidade (I) : H 1985, p. 311, fim da página: “(…) Na modernidade diferenciaram-se de cada um destes momentos ‘esferas de valores’, nomeadamente a arte (…) e por outro lado, discursos com a função de solucionar problemas, especializados em questões da verdade e da justiça (…). Estes sistemas do saber sobre a arte e a crítica, a ciência e a filosofia, o direito e a moral, separaram-se tanto mais da comunicação quotidiana, quanto mais estrita e unilateralmente eles [não ‘ela’; erro trad.] abordam uma função da linguagem e um aspecto de validade.” O que se produz na activ. com. Pretensões de validade Componentes diferenciados da Lebenswelt / Processos “Esferas de valores” diferenciadas Linguagem Inteligibilidade / Compre-ensibilidade Cultura / reprodução cultural ? Mundo (proposição) Verdade Ciência Relação (Ilocução) Justeza / Justiça Sociedade / Integração social Direito / Moral “Ego” (Intenção) Autenticidade / Sinceridade Personalidade / Socialização Arte

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas of Erving Goffman Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Sistemas Actividade comunicacional Colonização (H 1985, p. 332) Medium de comunicação O que se produz na activ. com. Pretensões de validade Componentes diferenciados da Lebenswelt / Processos “Esferas de valores” diferenciadas Linguagem Inteligibilidade / Compre-ensibilidade Cultura / reprodução cultural ? Mundo (proposição) Verdade Ciência Relação (Ilocução) Justeza / Justiça Sociedade / Integração social Direito / Moral “Ego” (Intenção) Autenticidade / Sinceridade Personalidade / Socialização Arte Economia Dinheiro Estado Poder Diagnóstico da Modernidade (II) : Difíceis relações entre sistemas e Lebenswelt. Abordadas em H 1985, nomeadamente p. 326 (“Os paradoxos da racionalização …”). São o tema principal de H 1981.