Encontro de Trabalho MÍDIA SICOM 30 JAN 14

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Portal da Transparência Estadual
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
1ª Consocial Informações Gerais.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART

As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Exemplo de campanha com enfase em midia.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CENSO ESCOLAR 2007.

Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
SOMOS CULTURA. SOMOS CULTURA NEGÓCIOS SOMOS NOTÍCIA SOMOS.
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão PEA – PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO ( uma proposta a ser discutida e aperfeiçoada.
I Seminário de Direito Eleitoral na Prática
Consultoria em marketing político digital
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Tudo o que você precisa para investir em seu negócio. Cartão.
Balanço das ações da Câmara de Transparência
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Assessoria de Imprensa
Portal Copa 2014.
Mais moderno, dinâmico e interativo
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
EDIÇÃO 2013.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Ministério de Minas e Energia
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Regulamento Quem pode participar:
Programa Prevenir DER São Bernardo
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Características dos meios
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Coordenadoria Regional Extremo Oeste
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência no Estado de São Paulo Roberto Agune GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Política e Sistema Nacional de Participação Social
10ª edição ª edição MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA, EM 2013 Esta pesquisa, realizada pelo Instituto MAPA, levanta.
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
CAMPANHA POUPANÇA ETAPA KIDS.
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Cenário Até março deste ano, ainda não existia a liberação do governo de MG para a comercialização do produto “Cartão de Crédito Consignado” para os servidores.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Compras – Planejamento de Estoque
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Assessoria de Comunicação ASCOM
Publicidade e Propaganda
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Datas de Encerramento de Ações Período Eleitoral.
BMG Crédito Consignado 2010
Consórcio Energético do Rio Uruguai Reunião com a Comissão Regional de Representantes dos Municípios Atingidos pela Barragem Garabi Câmara Municipal de.
Planejamento de Mídia Informações Básicas Objetivos - de Marketing
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
Transcrição da apresentação:

Encontro de Trabalho MÍDIA SICOM 30 JAN 14 SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 1

Objetivo do Encontro Reforçar as diretrizes de comunicação do Governo Federal; Disseminar boas práticas de mídia; Alinhar entendimentos para ações de comunicação em 2014 (Ano Eleitoral); Informar sobre ações de melhoria para o atendimento ao SICOM – sistema MidiaWeb;

Linha de Atuação / Diretrizes Regionalização da comunicação; (Decreto nº 6.555/08 – Art. 2º) Desconcentração de investimentos; Investimentos compatíveis com as participações de audiência; Critérios Técnicos para planejamento; e Internet – crescimento da participação.

CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO Premissas de comunicação do Governo CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO RECOMENDAÇÕES Utilização de pesquisas e dados técnicos de mercado para identificar e selecionar a melhor programação conforme objetivos de cada ação; Os veículos selecionados deverão estar com o cadastro regular no MidiaCad. Share TV Aberta e Fechada – Investimentos proporcionais aos índices de participação de audiência apresentados por pesquisas IBOPE (share) . Considerar o share do grupo de emissoras de TV Fechada. Rádio – praças com pesquisa, programação baseada no ranking de audiência. Praças sem pesquisa, programação de todas as emissoras com status “ok” no MidiaCad.

TELEVISÃO – Audiência Voltar Share de Audiência TV NACIONAL: IBOPE MIDIA QUIS PNT - Média últimos 12 meses - ABCDE 18+ 06:00 às 24:00hs. TV Brasil, TVs Fechadas e Demais não medidos individualmente pelo Ibope para mercado Nacional. Emissora Shr% {Org} Globo 40,94 Record 13,61 SBT 11,30 OCN - Válido até 30/06/2013 8,64 OAP 6,43 OCP 6,36 TV BAND 5,31 OCA 2,81 OUTRAS *(NIC+OSI) 1,69 Rede Tv! 1,58 RPTV (TV Brasil) 0,72 Record News 0,45 MTV - Válido até 30/09/2013 0,15 Pública - Válido até 30/09/2012 0,00 Demais 27,26% Voltar Período: 01.01.2013 – 31.12.2013

CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO Premissas de comunicação do Governo CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO Jornal – programação considerando as praças priorizadas na ação e o perfil do público-alvo. Valorização dos títulos com circulação auditada. Programação abrangente. Revista – programação abrangente, de acordo com o segmento e perfil do público-alvo. Observar custo médio do segmento. Internet – programação com base no ranking de audiência, visando sempre uma programação abrangente. Observar custo médio da programação. Mídia Exterior – planejamento de todos os veículos com regularidade cadastral, na praça selecionada, de acordo com o tipo de mídia exterior. Internet OOH

Internet Cenário / Estudos de Audiência / Investimentos

Cenário Digital

Cenário Digital

Cenário Digital

Categorias

Categorias Grandes Portais: 40% Demais sites: 60% Fonte: ComScore Junho 2013 (Visitantes Únicos – Maior Audiência por categoria). Investimento Governo Federal - IAP A proposta considera o melhor equilíbrio entre os estudos de audiência, o número de veículos por categoria, a realidade de investimento do Governo Federal no meio internet (2012), além da premissa de desconcentração do investimento.

Análise de Audiência – Grandes Portais Total – Considera a soma de audiência de todos os canais de cada Portal; Home – Audiência “limpa”. Recomendado pela Secom

Novo Critério de Relatório de Audiência Diferentes estratégias de cada portal na sua composição de audiência, não refletem a audiência real e o potencial de alcance efetivo. A SECOM e a agência Leo Burnett vêm desenvolvendo estudos, junto a Comscore, para realizar “atualizações de cenário” no mercado digital, buscando um caminho mais transparente e criterioso em relação às audiências auditadas e orientação técnica na compra e negociação de mídias digitais.

Evolução do Investimento

Evolução do Investimento GOVERNO FEDERAL SECOM

Campanha Internet SECOM 2013 OBJETIVOS Geral Garantir presença constante e atrativa do Governo Federal no meio Internet; Específicos Reforçar as campanhas e ações publicitárias da SECOM na Internet; Ampliar a atuação do Governo Federal em portais regionais e segmentados; Aprimorar o uso das ferramentas e tecnologias digitais para uma comunicação mais eficiente; Ampliar a base de usuários da Internet para o Portal Brasil.

veículos contemplados Campanha Internet SECOM 2013 Atuação nacional e regional: 7 portais + 3 mídias sociais 131 sites regionais 81 verticais 5 redes de conteúdo 226 veículos contemplados Mais de 150 novos cadastros no Midiacad.

Campanha Internet SECOM 2013 Resultados Gerais: * Acessos/Cliques Fontes: ¹ ComScore – Média do trimestre ComScore – 78,2 mm | Resultados Campanha – Adserver PV ao Portal – Estatísticas Serpro | Histórico – Relatório Propeg ** Cliques identificados GA *** Portal Brasil Antigo

Campanha Internet SECOM 2013 Engajamento – Redes Sociais: Antes: 17.12.2013 - Depois: 22.01.2014

Cenário, Cadastramento de Veículos e Recomendações OOH Cenário, Cadastramento de Veículos e Recomendações

OOH Cadastramento de Veículos e Programação Mídia Aeroportuária Cenário Aeroportos privatizados: contratos realizados pela Infraero substituídos por novos concessionários licitados exclusivos; Aeroportos da Infraero: Contratos de exibidores com os espaços exclusivos; Espaços não exclusivos – mais de um exibidor comercializando Recomendações: No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado; Priorizar a contratação de espaços de empresas licitadas.

OOH Cadastramento de Veículos e Programação Shopping Cenários SHOPPING SHOPPING PARCEIRO 1 PARCEIRO 2 PARCEIRO 3 PARCEIRO 4 GOVERNO FEDERAL GOVERNO FEDERAL

OOH Cadastramento de Veículos e Programação Shopping COMPRA DIRETA COM O SHOPPING Prós: Tabela única e mais barata do que a dos parceiros; Negociação direta; Não existe o perigo da compra do mesmo espaço através de dois parceiros diferentes. Contras: Shopping é condomínio e nem sempre emite nota fiscal; Não tem a cultura e histórico com esse tipo de negociação; Não é veículo de comunicação.

OOH Cadastramento de Veículos e Programação Shopping Recomendações: Verificar a regularidade cadastral; No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado.

Outdoor e Painéis OOH Cadastramento de Veículos e Programação Situação do mercado: mercado desregulamentado; vários exibidores concorrendo para o mesmo ponto/engenho com custos diferentes; situação cadastral irregular para veículo de comunicação. Recomendações: No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado.

Ano Eleitoral

Calendário 5 de julho 5 de outubro 26 de outubro Ano Eleitoral – principais orientações Calendário Início da propaganda eleitoral Primeiro Turno Segundo turno Resolução TSE nº 23.390 Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta ficam impedidos de realizar PUBLICIDADE INSTITUCIONAL e de UTILIDADE PÚBLICA no PERÍODO ELEITORAL , de 05 de julho a 31 de outubro* 2014. Exceção: “propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral” 5 de julho 5 de outubro 26 de outubro

ANO ELEITORAL – Cuidados ao programar! Meios com periodicidade maior que DIÁRIA: o período de veiculação não deve ultrapassar a data limite de 4 de julho de 2014. mídia impressa - semanal, quinzenal, mensal etc.: Atentar para o período de circulação e data de capa. Mídia Exterior: Todos os materiais deverão ser recolhidos até o dia 04 de julho de 2014; Internet – patrocínios: Os conteúdo deverão retirados até 04 de julho de 2014; ATENÇÃO PARA: Conteúdo Mercadológico com viés para ação de governo.

ANO ELEITORAL – Cuidados ao programar! 2º Turno – 26 de outubro de 2014 Para eleição presidencial: impedimento de realização de ações de comunicação PI e PUP em todo o território nacional; 31 de outubro – prazo final para divulgação do resultado da eleição presidencial. Só para eleição estadual: impedimento de realização de ações de comunicação PI e PUP na UF na qual ocorrerá segundo turno – veiculações locais.

Relatório de Investimento Mensal

Relatório de Investimento Mensal Novidades para 2014 – Meio TV Abertura das informações de TV Fechada

Relatório de Investimento Mensal Novidades para 2014 – Meio Rádio Separação dos Valores de Rádio Rede e Rádio Capital * Compra de Rede não deve ser considerada em Rádio Capital. Quando a compra não contemplar toda rede, o investimento deverá ser incluso em Rádio Capital ou Interior, conforme a praça.

Relatório de Investimento Mensal Novidades para 2014 – Meio Internet Detalhamento das Informações dos Grandes Portais, Facebook, Demais Redes Sociais, Redes de Conteúdo e sites Verticais. ** Classificação realizada com base na ferramenta de mensuração da ComScore. Para Redes Sociais foi utilizado o filtro "Social Midia": Facebook, Linkedin e Twitter. Para Redes de Conteúdo foi utilizado o Filtro "Ad Network": Cazamba, Batanga, Boo-Box, Exponential e HOTWords.

Relatório de Investimento Mensal Dados de Audiência Share de Audiência TV NACIONAL: IBOPE MIDIA QUIS Média últimos 12 meses - ABCDE 18+ 06:00 às 24:00hs. TV Brasil, Tvs Fechadas e Demais não medidos individualmente pelo Ibope para mercado Nacional. Share de Jornal: IVC - Circulação de segunda a domingo consolidada de 2013.

Relatório de Investimento Mensal Dados de Audiência Share de Revista: IVC - Média de Circulação de Janeiro até Dezembro do último ano verificado. Share Internet: ComScore – Audiência Homepage 7 Portais - MyMetrix - Últimos 12 meses

SISTEMA EM IMPLANTAÇÃO PELA SECOM MIDIAWEB Interface on line; Integração com o Midicad e Siref; Históricos preservados; Aprovação por meios; Padronização das informações; Piloto: Min. das Cidades, Min. da Saúde, Correios e Caixa Próximas etapas: Implementação dos aperfeiçoamentos identificados no teste-piloto; Participação dos demais órgãos do SICOM – treinamentos a partir de julho/2014

CONTATOS Geraldo – geraldo.campos@presidencia.gov.br Adriana – adriana.marreco@presidencia.gov.br Socorro – maria.goncalves@presidencia.gov.br Nesello – carlos.nesello@presidencia.gov.br Márcio – marcio.dattoli@presidencia.gov.br Luiz – luiz.oliveira@presidencia.gov.br Lívio – livio.andalo@presidencia.gov.br

Diretora de Mídia – Secom/PR Ana Carolina (ana.silveira@presidencia.gov.br ) Diretora de Mídia – Secom/PR Fone: (61) 3411 - 4825