Aprendizagens em Arte Coordenadora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Professor-artista-professor
Contexto de Educação a Distância
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOOC – Massive Open Online Course
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
IMAGENS DA ARTE COLONIAL
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
GESTÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS: UM RELATO DE CASO
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquitetando a Educação a Distância
Cultura digital na educação:
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagens em Arte Coordenadora   Coordenadora Profa. Dra. Maria Cristina V. Biazus Instituto de Artes, DAV, PGIE, UFRGS cbiazus@ufrgs.br Bolsistas SEAD Tiago Spolavori Instituto de Letras, Curso de Letras, UFRGS. Carolina Rodrigues Poll Leonardo Centeno Selbach Departamento de Design, Curso de Design, UFRGS

objetos de aprendizagem ambiente virtual de aprendizagem Palavras-Chave aprendizagem em arte educação a distância objetos de aprendizagem ambiente virtual de aprendizagem interfaces digitais

Projeto APRENDI Aprendizagens em Arte Visualização com Real Player

Linha A - construção de Objetos de Aprendizagem Objetos em cooperação com a plataforma APRENDI, complementando-a e aproveitando sua estrutura. Devem ser reutilizáveis. Devem possibilitar a investigação e problematização dos conceitos relacionados Linha B - criação de Disciplina a Distância A disciplina volta-se para o ensino e tecnologia na construção do conhecimento em arte para as reflexões metodológicas e da epistemologia da arte para as investigações sobre o sujeito do conhecimento na interlocução artística Enfoque é na cultura visual - o aprendiz, o seu meio, as formas e imagens que fazem parte de seu entorno são fundamentais na maneira como ele se comunica com seu mundo. Pesquisa - busca, análise e discussão do material disponibilizado na Internet e outros meios para elaboração dos materiais.

Objetivos Promover o contato do usuário / aprendiz com os projetos de aprendizagem em arte na web e para a web. Possibilitar processos de aprendizagem que tornem o aprendiz mais autônomo pelo uso de objetos que permitam escolhas. Desenvolver apoio para o ensino online para o educador, na medida em que permita intervir pedagogicamente ao interagir com o objeto.

Metodologia Interação Desenvolvimento de produtos Aplicação piloto PRIMEIRA FASE pesquisa de objetos de aprendizagens ambientação com os conceitos de comunidade virtual e com os desenvolvimentos da Informática Educativa na área do ensino da arte Desenvolvimento de competências quanto ao acesso aos Bancos de Dados sobre este assunto disponíveis na Internet. [interação e a troca de experiências com a turma de Laboratório de Arte e Ensino I, disciplina ART 2066 (laboratório)]

As atividades de ensino às quais os objetos estão vinculados são ART02066 Laboratório de Arte e Ensino I Maria Cristina V. Biazus Licenciatura em Artes ART02877 Artes Plásticas na Educação II ART02876 Artes Plásticas na Educação I

Proposta pedagógica: Competências Habilidades • Analisar os conceitos de comunidade virtual, relacionando com as plataformas utilizadas atualmente; • Conhecer os desenvolvimentos da Informática Educativa na área do ensino da arte; • Analisar os sites sobre ensino da arte disponibilizados na Internet e propor alternativas; • Viabilizar o acesso do aluno aos Bancos de Dados sobre este assunto disponíveis na Internet; • Discutir as mudanças de paradigmas no ensino da arte face aos avanços tecnológicos. Habilidades • Desenvolver objetos dentro das possibilidades disponíveis ao trabalho no ambiente informatizado; • Desenvolver os processos de busca e análise do material disponibilizado na net com a finalidade de elaboração de seus próprios materiais; • Desenvolver trabalhos integrados e interdisciplinares; • Conhecer e desenvolver processos de criação no ambiente digital.

Resultados esperados do projeto Hipertexto com links para animações com vistas a desenvolver as súmulas da disciplina de graduação a distância. Os enfoques principais: Ensino e tecnologia na construção do conhecimento em arte Reflexões metodológicas com relação à epistemologia da arte e paradigmas contemporâneos Investigações sobre o sujeito do conhecimento na interlocução artística. Proposta: desenvolvimento por problematização do conhecimento e discussão de novos paradigmas que relacionam arte/ tecnologia / educação.

Resultados Parciais Os resultados até o presente são parciais e muito mais sobre o processo que estamos desenvolvendo do que sobre resultados que são esperados. As atividades propostas estão capacitando a equipe a propor alternativas tanto no que se refere a análise das mudanças de paradigmas no ensino da arte face aos avanços tecnológicos, quanto sobre o desenvolvimento de habilidades.

Aprendizagens em Arte Profa. Dra. Maria Cristina V. Biazus   Profa. Dra. Maria Cristina V. Biazus Carolina Rodrigues Poll Tiago Spolavori Leonardo Centeno Selbach