Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Segurança no Trabalho
Advertisements

Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Avaliação da situação de saúde
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Minuta de resolução para CIB
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
REDE ESTADUAL DE SAÚDE AUDITIVA
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Encontro Estadual do PMAQ
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
Transcrição da apresentação:

Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de Terapêuticas não Convencionais CTNC/GAS/SAS/SES-MG

Gráfico Produção Ambulatorial do SUS – Minas Gerais  Homeopatia  Fonte: DATASUS

Diagnóstico pela produção informada  12 municípios informam produção de consultas homeopáticas ( diagnóstico = 24 com 389 municípios respondentes sendo 76 positivos para PIC)  Listagens não são correspondentes  Sub registro? Falhas no sistema de informação?  Portaria 853: Posteriormente os recursos serão incorporados ao limite financeiro da média e alta complexidade (MAC) Base: série histórica do semestre anterior. Base: série histórica do semestre anterior.

Situação da SES-MG  Inexistência de política estadual para as TNC.  Inexistência sequer de uma coordenação para as TNC.  Criação em 2007 a partir da Coordenação estadual, de uma comissão com representantes das principais lideranças / representações institucionais das TNC no estado de MG para elaboração da política estadual (Resolução SES Nº 1444, de 24 de março de 2008).

Objetivo da Coordenação Estadual  Coordenar os trabalhos para elaboração, aprovação e posterior implantação / implementação da Política Estadual de PIC a partir das seguintes estratégias :

Estratégias Agenda para 2009 (orçamento) Agenda para 2009 (orçamento) Diagnóstico situacional setorial do atendimento no estado com a participação ativa dos municípios Diagnóstico situacional setorial do atendimento no estado com a participação ativa dos municípios Articulação intersetorial com as demais estruturas da SES Articulação intersetorial com as demais estruturas da SES I Fórum Estadual de PIC de MG I Fórum Estadual de PIC de MG

Competências do Estado  Divulgação  Normatização e Regulação  Articulação intersetorial  Educação permanente/qualificação de RH  Indicadores para avaliação  Supervisão das ações  Assistência Farmacêutica  Vigilância Sanitária

Produtos  Elaboração e aprovação na CIB da Política Estadual das PIC para o estado de MG.  Diagnóstico situacional das PIC em MG  Normatização, regulação, monitoramento e avaliação de todas as ações e serviços pertinentes às PIC no estado de MG.  Projeto de assistência farmacêutica para as PIC - MG

Diagnóstico Situacional  Ano de 2008  Questionário de “Diagnóstico Situacional das Praticas Integrativas e Complementares” aplicado no estado de MG por meio das GRS.

Assistência Farmacêutica em PIC - MG  Farmácia própria  Incipiente  Dados (homeopatia) não correspondem aos encontrados DATASUS.

Assistência Farmacêutica  Projeto para MG  Criação de Farmácias Próprias  Acoplar ao projeto Farmácia de Minas

Desafios  Garantir aos usuários das PIC o acesso à consulta homeopática e ao medicamento de qualidade e com segurança  Superar as dificuldades da legislação

Desafios  Rede de municípios do tamanho de MG  Dificuldade para a obtenção de matrizes e para execução do controle de qualidade  Formação e qualificação de RH

Estratégias de Enfrentamento:  Fortalecimento da Coordenação Estadual  Fortalecimento político: AL, SES, CES  Parcerias institucionais: FUNED, ESP...  Execução dos projetos previstos para 2009

Estratégias de Enfrentamento:  Orçamento na SES para 2009  Trabalho sinérgico com CES, CONASEMS, a sociedade civil, associações de classe e representações das PIC.  Discussão orçamentária com o MS.

Coordenação de Terapêuticas não Convencionais SES-MG  Walcymar Leonel Estrela  Cláudia Sarquis  Ângela Quaresma  MIchelle Dib Braga - Secretária  (31)