Professor Roney Ricardo Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com
LIVRO BASE PARA A DISCIPLINA: Administração Eclesiástica, Nemuel Kessler e Samuel Câmara – RJ: CPAD, 1987.
A Administração Secular “A administração secular possui três grandes ramos: 1. Pessoal: Cuida das pessoas de que se compõe a firma, preocupando-se com a situação disciplinar, a integração, o treinamento, a produtividade, a administração, a demissão, as férias, a substituição, etc.” Administração Eclesiástica. Kessler e Câmara, CPAD, 1987, pp. 16,7.
A Administração Secular “2. Financeiro: analisa a receita e programa as despesas. 3. O & M: Organização e Métodos. Estuda e pesquisa a maneira de a empresa operar, estabelecendo as sequências mais lógicas e o tempo preciso”. Administração Eclesiástica. Kessler e Câmara, CPAD, 1987, pp. 16,7.
NÃO é fazer “mil coisas”. O que é administrar? NÃO é fazer “mil coisas”. É levar um organismo ao melhor funcionamento e à melhor funcionalização dos recursos que justificaram sua criação. É a distribuição de responsabilidades, fazendo todos participarem do trabalho.
direção dos assuntos de um grupo. O que é administrar? O termo “administração” vem do latim ad (direção, tendência para) e minister subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
Administrar é promover a cooperação mútua! Jesus sempre procurou ajuda alheia: Tirai a pedra! (na ressurreição de Lázaro) Enchei as talhas (na transformação da água em vinho) Recolhei os pedaços que sobejaram (na multiplicação dos pães) Lançai as redes (na pesca maravilhosa)
Administrar é: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar
PREVER: É preparar-se para o futuro, com a necessária antecedência, através de programas de ação. É predeterminar um curso de ação – Jesus ensina que é melhor construir sobre a rocha do que sobre a areia (Mt 7.24-27).
ORGANIZAR: É reunir meios e recursos materiais e humanos, distribuídos racionalmente e de tal forma harmonizados que possam funcionar como um todo.
COMANDAR: É determinar providências, a fim de que toda a organização funcione de acordo com as normas vigentes.
COORDENAR: É manter o organismo em funcionamento homogêneo e integrado em suas diversas atividades. É proporcionar o desenvolvimento de cada órgão, procurando manter o equilíbrio do sistema operacional. Dessa forma, evitar-se-ão atritos, perda de tempo e complicações indesejáveis.
Avaliar e regular o trabalho em andamento e acabado. ORGANIZAR: Avaliar e regular o trabalho em andamento e acabado.
TIPOS DE GOVERNO ECLESIÁSTICO Episcopal ou Prelática Forma de poder em que o governo descansa nas mãos de prelados ou bispos diocesanos, e no clero mais alto; tal como sucede nas igrejas romana, grega, anglicana e na maior parte das igrejas orientais.
TIPOS DE GOVERNO ECLESIÁSTICO Presbiteriana ou Oligárquica Forma em que o poder de governar reside nas assembleias, sínodos, presbitérios e sessões; é o que sucede na igreja escocesa, luterana e nas várias igrejas presbiterianas.
TIPOS DE GOVERNO ECLESIÁSTICO A Congregacional ou Independente Forma em que entidade pratica o autogoverno, pois cada igreja individual e local administra seu próprio governo mediante a voz da maioria de seus membros; é o que acontece entre os batistas, os congregacionais, os independente e alguns outros grupos evangélicos.