CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

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Transcrição da apresentação:

CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EDUCAÇÃO DE: CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

QUE A CRIANÇA HOSPITALIZADA TEM O DIREITO A EDUCAÇÃO ESCOLAR. VOCÊ SABIA ? QUE A CRIANÇA HOSPITALIZADA TEM O DIREITO A EDUCAÇÃO ESCOLAR.

O NOSSO TRABALHO... abordaremos a classe hospitalar como modalidade de ensino em educação especial.

A CLASSE HOSPITALAR... Não podendo ser vista apenas como espaço de uma sala de aula, inserida no ambiente hospitalar, mas sim um atendimento pedagógico especializado

DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES MULTISSERIADAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERIZAM... DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES MULTISSERIADAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PEDIATRIA E AMBULATORIAL

FINALIDADES... Recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem A inclusão social será o resultado do processo educativo e reeducativo.

FATOR EXTERNO... A escola é um fator externo à patologia, logo, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior.

PROMOTORA X MANTENEDOR Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização.

SEGUNDO... A escolarização indica criação de hábitos, respeito à rotina; fatores que estimulam a auto-estima e o desenvolvimento da criança e do adolescente (Fonseca, 1999).

DIFERENCIAÇÃO... Tem que ser acolhedor, com estimulações visuais, brinquedos, jogos, sendo assim um ambiente alegre e aconchegante.

ATRAVÉS... É através do brincar que as crianças e adolescentes internados encontram maneiras de viver a situação de doença, de forma criativa e positiva.

ATIVIDADES... São coordenadas de forma a dar um suporte e continuidade ao trabalho escolar das crianças/adolescentes atendidos na classe hospitalar.

PLANEJAMENTO... Tais atividades torna-se imprescindível com o objetivo de reintegrar as crianças/adolescentes à sua escola de origem, assim que obtenham alta do hospital.

A PEDAGOGIA HOSPITALAR... Surgir um novo pedagogo com uma nova práxis educativa a partir das novas perspectivas formativas que fornecem o enfrentamento corajoso do renascimento dessa profissão

RELAÇÃO... A relação entre o profissional pedagogo e da área de saúde, expressa a prática transdisciplinar

LOCAL... A prática do pedagogo poderá ocorrer nas unidades de internação, na ala de recreação do hospital.

O QUE É PRECISO? Que o professor conheça a realidade com o qual o aluno está apto a lidar, qual o desempenho que o aluno é capaz de apresentar ao realizar as atividades que o professor venha propor.

CNDCA... “Desfrutar de alguma recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência no hospital”.

CLASSE HOSPITAL VISA.. IMPEDIR CONTRIBUIR CONSCIENTIZAR

NÚMEROS... Hoje 2009 dispõe de 547 classes. Ano de 2001 dispunha de 60 classes hospitalares. Hoje 2009 dispõe de 547 classes.

IMPORTANTE... O trabalho pedagógico para muitas crianças que estão no hospital é uma oportunidade única de receber atendimento pedagógico, já que a maioria das classes iniciais de escolas públicas ou particulares não conta com professores com formação pedagógica adequada.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA... Facilitando assim a inclusão como é o caso de crianças autistas, deficientes mentais e outras situações

CONCLUSÃO... Criação de classes escolares em hospitais é resultado do reconhecimento formal de que crianças hospitalizadas, independentemente do período de permanência na instituição ou de outro fator qualquer, têm necessidades educativas e direitos de cidadania, onde se inclui a escolarização

BIBLIOGRAFIAS... FRANCO, Maria Amélia Santoro. Para um currículo de formação de pedagogos: indicativos. In: Pimenta, Selma Garrido. (Org). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001. CECCIM, R. B. & Fonseca, E. S. Atendimento pedagógico-educacional hospitalar: promoção do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. In: Temas sobre Desenvolvimento, v.8, n.44, p. 117, 1999. CECCIM, R. B. & CARVALHO, P. R. A. (Org.). Criança Hospitalizada. Editora da Universidade, RS, 1997. MEC/SEESP (1994, 1995). Política nacional de Educação Especial. Educação Especial: um direito assegurado. livro 1. Brasília: Secretaria de Educação Especial. CNDCA (1995). Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995, Direitos da criança e adolescente hospitalizados.