PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAE. Desenvolver ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas, direcionadas ao acesso, à permanência e à conclusão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Abril / 2011 NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO.
Bacharelado em Sistemas de Informação
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
“Administração de Pessoal”
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
2009.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Etapas da construção do PDI IFTO
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Atividades Complementares no âmbito do ENG
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Miriam E. M. Angelucci Coordenadora de Assistência Estudantil.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Programa Bolsa Permanência
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
ACOM – Atividades Complementares
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Coordenação de Políticas Estudantis Ações: ◦ Gerenciamento das Bolsas de Iniciação ao Trabalho (BIT); ◦ Coordenação dos Editais de Auxílio a Eventos (Em.
O Programa PIBID na UFRN
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis Regional Sudeste O Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e sua aplicação.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Atribuições das Unidades Escolares
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
PID-2010 “Administração de Pessoal” Maria de Lourdes R. Barbosa Chefe DRH/Administração de Pessoal.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
COMISSÃO DE CLAROS DOCENTES-CCD Portaria GR 3316,
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAE

Desenvolver ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas, direcionadas ao acesso, à permanência e à conclusão de discentes matriculados nos cursos de graduação presenciais da UFSC, em articulação com as demais estruturas universitárias. MISSÃO

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Fundamentos Legais Decreto de 19 de junho de 2010, que dispõe sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Objetivos: –Democratização da permanência –Minimização dos efeitos das desigualdades sociais e regionais –Redução das taxas de retenção e evasão –Promoção inclusão social

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Ações Assistência Estudantil: –Moradia Estudantil –Alimentação –Transporte –Atenção a saúde –Inclusão digital –Cultura –Esporte –Creche –Apoio pedagógico –Acesso,participação e aprendizagem a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e super dotação

PRAE DEAE CaPE DIE CoAI GESTÃO DE SAÚDE DIVISÃO DE ESPORTES COSS SERVIÇO DE PSICOLOGIA RU DIVISÃO ADMINISTRATIVA DIVISÃO DE NUTRIÇÃO DiAE

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Apoio para Viagens de Estudo Apresentação de Artigo Científico em Eventos Apoio material gráfico/Vulnerabilidade Festas no Campus Universitário/ COMISSÃO DE FESTAS Resolução 002/CUN/2009 Gestão De Contratos De Concessão De Uso

COORDENADORIA DE APOIO A POLÍTICA ESTUDANTIL MORADIA ESTUDANTIL  Vinculada a PRAE e amparada através da Resolução do CUN nº006/2003.  Disponibiliza 154 vagas para alunos que estão cursando a Graduação Presencial.  A Seleção para entrada de novos alunos  A cada semestre e o critério para o ingresso é socioeconômico.  Os moradores estrangeiros são encaminhados pela SINTER.  12 oriundos do MERCOSUL (6 por semestre).  6 africanos que vem a UFSC para cursos de verão.

DEPARTAMENTO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL Representação Estudantil Conselho Universitário. Nº de Representantes: 6 (TIT/SUP); Composição: 1/5. (art. 16, inciso XII do estatuto) Câmara de Ensino da Graduação. Nº Representantes: 3 (TIT/SUP); Composição: 1/5. (Art. 18, inciso III do Estatuto). Câmara de Pesquisa. Nº Representantes: 2 TIT. Composição: 1/5. (Art. 22, inciso III do estatuto). Câmara de Extensão. Nº Representantes: 2 TIT. Composição: 1/5. (Art. 24, inciso III, do Estatuto); Câmara de Pós-Graduação. Nº Representantes: 3 TIT. Composição: 1/5. (Art. 20, inciso III do estatuto); Conselho de Curadores. Nº de Representantes: 1 (TIT/SUP). (Art. 26, inciso IV). Eventos Estudantis/Concursos

COORDENADORIA DE APOIO A INFORMÁTICA LABUFSC Disponibiliza para os alunos da UFSC 194 computadores para realização de estudos e pesquisas. Atualmente o laboratório contém cadastrado em seu banco alunos, registrando o acesso diário de alunos no dias úteis. Laboratórios nos Campi.

GESTÃO DE SAÚDE Promoção de Saúde Estabelecimento de Redes de Atendimento/Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/Diretoria de Vigilância Epidemiológica/ Protocolo para o fornecimento de medicamentos/REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais Pesquisa e Extensão em Saúde do Estudante /Pesquisa “Inquérito sobre a saúde do estudante da UFSC”. /Saneamento, Saúde e Arte na África” – NEAmb, Pet-Saúde, Unizambeze e outros.

DIVISÃO DE ESPORTES Fomentar competições esportivas internamente na instituição e apoiar as equipes representativas da UFSC. –Parceria com CDS- Competições Internas: Copa UFSC : Participantes em Modalidades:Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Voleibol e Xadrez. Competições Externas  Campeonatos Universitários  Jogos Universitários Catarinenses  Jogos Universitários Brasileiros  Modalidades : Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Goalball,Handebol, Judô, Karate, Rugby, Voleibol e Xadrez.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO Fornecimento de uma alimentação balanceada e diversificada, produzida dentro de um padrão de qualidade, preocupando-se com a diversidade de hábitos alimentares presentes em nosso estado. Contribuindo também, na promoção da qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, através da abertura de campo de estágio. Refeições Diárias Almoço Janta Orgânicos PROJETO SABORES E SABERES – AGRICULTURA FAMILIAR Introdução de Produtos Orgânicos

COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL Estudo Socioeconômico do Estudante Bolsa Permanência Auxílio Moradia Orientação Habitacional Apoio Pedagógico/Bolsa Extra Língua Estrangeira Concessão Benefícios: Isenção RU, óculos, material acadêmico, passagem saúde e outros Apoio a outros setores : –Bolsa Santander, PROMISAES/SINTER, Bolsas extensão, apoio TCC.

SERVIÇO PSICOLOGIA Plantão/ Acolhimento para Avaliação Queixas relacionadas à ansiedade. Adaptação à vida universitária e crise situacional. Uso abusivo de drogas e transtornos de personalidade. Transtornos do humor. Transtornos psicóticos, inclusive risco de suicídio. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos (ex.: bulimia) Projetos de Formação(PROFOR)

COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL Bolsa Permanência Foi criada por meio da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº. 015/CUn/07, de 18 de outubro de 2007 “Art. 1º O “Programa Bolsa Permanência” é um programa de caráter social que visa propiciar auxílio financeiro aos alunos dos Cursos de Graduação, classificados como em situação de carência socioeconômica, para a sua permanência na Universidade”. –Bolsa concedida ao estudante –Recursos REUNI/BOLSAS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Desenvolvimento de atividades orientadas, avaliadas e vinculadas à sua área de formação.

Bolsa Permanência Duração de 12 (doze) meses,com prorrogação sendo o prazo máximo para a integralização curricular. A carga horária de 20 (vinte) horas semanais, cujo cumprimento deve ocorrer em horário compatível com a sua grade curricular. O aluno contemplado com a bolsa permanência não poderá acumular com a monitoria ou outro tipo de bolsa concedida pela Universidade ou por órgãos ou entidades externos.

Bolsa Permanência Afastamentos Estágio obrigatório não remunerado que inviabilize o cumprimento da carga horária prevista para a bolsa, mediante a apresentação de declaração do Coordenador de Estágio; Licença maternidade ou por motivo de saúde, mediante a apresentação ao coordenador do projeto, no prazo de 3 (três) dias úteis, de atestado médico devidamente registrado no Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária – SASC, vinculado ao Hospital Universitário;

Bolsa Permanência Participação, mediante a prévia comprovação da sua participação e autorização do coordenador do projeto, em : atividades acadêmicas vinculadas à sua área de formação, tais como congressos, seminários ou similares; reuniões de órgão deliberativo, na condição de representante discente; em assembléias convocadas pelo respectivo Centro Acadêmico ou pelo Diretório Central dos Estudantes; Durante o recesso escolar, observado o plano de atividades do respectivo projeto. Para o aluno bolsista afastado nos casos previstos neste artigo, não haverá substituição no período de afastamento.

Bolsa Permanência Inscrições de Projetos e Renovações /Outubro para ano seguinte(Sistema On-line)  justificativa;  objetivos;  número de bolsas necessária  atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas;  indicação das áreas de formação dos bolsistas;  indicação do coordenador do projeto e do orientador responsável pelo acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista, quando for o caso.

Bolsa Permanência Competências do coordenador do projeto Acompanhar as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno bolsista de acordo com o plano de trabalho apresentado; Informar à Coordenadoria de Serviço Social/PRAE, mensalmente, até o dia 15 (quinze) de cada mês, a freqüência e avaliação do desempenho do aluno bolsista; Comunicar formalmente à Coordenadoria de Serviço Social/PRAE quaisquer anormalidades relacionadas com o aluno bolsista. Exercer a orientação do bolsista ou indicar um servidor vinculado ao projeto para exercer a função de orientador.

Bolsa Permanência Avaliação Projetos por meio de Designação nas Coordenações de Curso de Comissão docentes não inscritos(On-line)  Princípios de flexibilização, interdisciplinaridade e integração entre ensino, pesquisa e extensão; ao desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades;às dimensões da formação geral e da formação profissional Homologação do Conselho de Unidade(on-line)

Bolsa Permanência Seleção dos Estudantes deverá observar a vulnerabilidade socioeconômica e as demais agravantes sociais. Condicionantes:  não ter concluído outro Curso de Graduação;  a sua matrícula regular em Curso de Graduação na Universidade, demonstrando estar cursando, pelo menos, a carga mínima semanal do período letivo, conforme estabelecido no projeto pedagógico do respectivo curso;  a disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho das atividades previstas no projeto.

Bolsa Permanência Renovação / Condicionantes:  Frequência 75% das disciplinas cursadas nos dois semestres anteriores  Aprovação 70% das disciplinas cursadas nos dois semestres anteriores