I Encontro Nacional do Censo da Educação Superior GRUPO DE TRABALHO 4 Faculdades, Institutos e Centros Universitários Centros Universitários Belo Horizonte,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO.
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Sistema Integrado de Atendimento ao Cliente
SEJAM BEM VINDOS !.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
Migração Censo Escolar 2013
GRUPO 1. 1) DADOS FINANCEIROS UNIFICAR OS DADOS DE SERVIDORES; POR NÃO HAVER CLAREZA SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE DADO PELO CENSO E PELO FATO DE QUE AS IFES.
Mudanças trazidas pelo eSocial
UM CASO DE SUCESSO COOPERAÇÃO CAPACITAÇÃO TRANSPARÊNCIA PROCESSUAL CONSTRUÇÃO COLETIVA COMPARTILHAMENTO ACOMPANHAMENTO FEEDBACK – RELATÓRIOS GERENCIAIS.
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Projeto: Capacitação em GP
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Migração para o Censo Escolar
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
SAG 2013 FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.
Iniciando o Censo Escolar 2011
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
IDÉIAS PARA O SITE.
Censo da Educação Superior Discussão Grupo 3 Relatores Hélio Pereira Lima Marcelo Franca Alves.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
GRUPO 1 - IFES IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior 10 de Outubro de 2014.
Censo Escolar 2014 Migração
Censo da Educação Superior. 2 IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior DISCUSSÃO - GRUPO II.
Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
Belo Horizonte, 11 de novembro de 2011 Grupo de Trabalho 3 GT3.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior
MIGRAÇÃO DE DADOS - EDUCACENSO
Estágio Supervisionado
PROCESSO DE MIGRAÇÃO DOS DADOS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
TEMA 1 – INFRAESTRUTURA A)COERÊNCIA ENTRE O CADASTRO DO E-MEC E O CENSO (IMPORTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES); B)TORNAR OPCIONAL A CONTAGEM DE FREQUENCIA PRESENCIAL.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
ORIENTAÇÕES DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA - Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional CIE – Centro de.
TOTVS - Série 1 Varejo Roadshow - Versão
ORIENTAÇÕES DOS ERROS IMPEDITIVOS
ORIENTAÇÕES PARA A CERTIFICAÇÃO PACTO/2013
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Censo da Educação Superior 2015
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Experiência do UniCEUB com a migração de dados CENSO da Educação Superior.
Censo Escolar Novas Informações Localização Geográfica, Dias da semana da turma, Justificar a falta de informação de documento do aluno, Escola.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Brasília/DF.
Então Após termos tido por todo dia uma visão geral do eSocial, dos impactos e das mudanças que irão ocorrer, agora vamos Proximo.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE Alinhamento Técnico Pedagógico/2016.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

I Encontro Nacional do Censo da Educação Superior GRUPO DE TRABALHO 4 Faculdades, Institutos e Centros Universitários Centros Universitários Belo Horizonte, 11 de novembro de 2011.

ITEM 1) FINANCEIRO 1. Sem críticas e sugestões.

ITEM 2) BACHARELADO/LICENCIATURA OBSERVAÇÕES: 1.O Censo deve estar de acordo com a legislação vigente; 2.É necessária a expedição e a assinatura das portarias ministeriais, no prazo adequado ao início do calendário do Censo. (criando-se a norma conforme PARECER do CNE) 3.Alinhar-se os critérios utilizados pelos sistemas do E-mec e Censo. 4. Como última hipotese, sugere-se: inserir a variável bacharelado/licenciatura para a correção da coleta dos dados.

ITEM 3) FINANCIAMENTOS 1.Introduzir no campo das variáveis sobre o Financiamento Estudantil, a descrição/conceito /orientação, com exemplos (Item AJUDA). 2. Inserir no Glossário do Sistema, os esclarecimentos referentes a variável.

ITEM 4) DOCENTE 1.Sugere-se considerar a descrição existente no MANUAL de Sugere-se considerar os dados de acordo com a legislação vigente no ano da coleta de dados. (Conceituação de tempo parcial)

ITEM 5) MIGRAÇÃO DE DADOS 1.Sugere-se verificar a viabilidade de Importação parcial dos campos. Exemplo de campo: importar somente bolsas de estudos. 2.A validação da migração dos dados deve ocorrer em tempo real (Vide: sistema bancário), ou seja, concomitante ao envio. 3.O arquivo de erros deve encaminhar somente os ERROS devidamente identificados, conforme modelo ENADE.

ITEM 6) PROSPOSTA DE CRONOGRAMA 1. Melhorar, PRIORITARIAMENTE, a Infraestrutura tecnológica e de suporte para minimizar congestionamento. (A tecnologia utilizada pela Receita Federal demonstra melhor eficiência). COLETA: 1.Sugere-se oferecer um prazo de 3 meses às IES para a Coleta de dados. 2.A utilização de datas diferenciadas (por demanda ou natureza de IES) para a abertura e fechamento do CENSO, poderá reduzir o congestionamento no Sistema.

ASSUNTOS GERAIS REFERENTE AO CENSO: 1.LAYOUT do Sistema 1.1 Apresentação às IES com prazo mínimo de 6 meses; 1.2 As mudanças a serem introduzidas não devem ser obrigatórias no primeiro ano, mas no ano subsequente. 2. Relatório de Verificação de Erros 2.1 Sugere-se que o relatório de erros por campo de informação contenha apenas a relação nominal dos alunos, cujos erros foram detectados.

3. Filtro de Importação 3.1 Melhorar o filtro de verificação, esclarecendo os erros, evitando-se importações errôneas. 4. Atualizacões/Sincronismo 4.1 Atualizar com maior rapidez as informações provenientes do Emec. 4.2 Inserir no EMEC um botão "Atualização para Censo“ 5. Problemas com CPF 5.1 O INEP deverá cruzar o nome do aluno com nome da mãe e data de nascimento (vide exemplo do Censo da Educação Básica).

6. Comunicação com as IES 6.1 Capacitar os Técnicos que fazem atendimento via 0800 ou Fale Conosco. 6.2 Os problemas recorrentes podem ser tratados com grupos específicos através de Conferência Virtual, e as conclusões socializadas no portal do INEP (colocar em Perguntas e Respostas Frequentes). 6.3 Criar um canal direto para atendimento específico para PI´s. 6.4 Ao final do processo de coleta, inserir no Sistema Censo um “formulário” que possibilite a apresentação de crítica/sugestões, possibilitando aos PI's e ao INEP a avaliação imediata do processo.

Obrigado!