GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
VOCÊ E O LIXO?.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Disciplina: Sistema de Água
Resíduos Sólidos Acondicionamento
Gestão das Informações Ambientais
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
enquadramento de corpos de água
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Gestão dos Resíduos Sólidos
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Política Nacional de Resíduos
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
O problema do lixo termina
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
HIDROLOGIA.
Gestão de resíduos perigosos
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
RESÍDUOS INDUSTRIAIS.
Reciclagem de Embalagens.
TÉCNICAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS
Departamento Ambiental
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Ilha das flores.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Esgotos Planeta Água: poluição
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Lixo Nuclear.
Residuos Sólidos: Conceituação e Caracterização
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
Aula 5: Conservação e Reúso de Água PHA 2218 – Engenharia e Meio Ambiente Prof. Mierzwa Prof. Amarilis Prof. Joaquin.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
Prof: Ana Margarida S. Belo
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Ideias iniciais O cenário atual da gestão de resíduos industriais, considerando normas especificas e legislações devem atender a proteção ao meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, promulgada na forma da Lei 6.803/80 direciona o zoneamento industrial nas áreas urbanas em que o índice de polução apresenta-se em alto grau de periculosidade.

Classificação de resíduos De acordo com a CONAMA, os resíduos se classificam em: Grupo A: resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública por conter agentes biológicos. Grupo B: resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente por conter agentes químicos. Grupo C: resíduos radioativos em grupos de materiais contaminados com radionúcleos. Grupo D: resíduos comuns

Proteção do recursos hídricos As duas últimas décadas caracterizam-se por diversos acontecimentos de ordem política, econômica, tecnológica e, sobretudo ambiental, sendo este último caracterizado por fenômenos de grandes proporções, como a elevação do nível das águas dos oceanos, incremento de problemas de desertificação e ondas de calor, bem como o aumento da freqüência e intensidade de eventos climáticos extremos.

Os recursos hídricos Faz-se necessário o estudo dos recursos hídricos face ao seu uso múltiplo na atualidade, a saber: saneamento, irrigação, processos industriais, geração de energia, navegação e transporte, até o lazer e a pesca por subsistência. (FREITAS, 1999) A multiplicidade de uso do recurso hídrico e a forma como se usa e ocupa a bacia hidrográfica aumenta a probabilidade de alguns tipos de poluentes que se estendem na área ocupada possibilitando a degradação ambiental. Poluentes químicos, biológicos e demais agentes orgânicos podem poluir severamente os mananciais.

Atividade Exemplifique com um estudo de caso, a necessidade de se implantar uma política de gestão de resíduos em sua cidade. Envie para: dominiocursosonline@gmail.com

Classificação de resíduos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT por meio da NBR 10.004/04 define resíduo sólido como: resíduos nos estados sólidos, semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face de melhor tecnologia disponível.

Classificação quanto a origem Os resíduos são classificados quanto a sua origem ou fonte (domiciliares, comerciais, saúde e hospitalares, varrição e feiras livres, industriais, agrícolas, entre outros), quanto a sua natureza física (seco e molhado) e composição química (matéria orgânica e matéria inorgânica) bem como seu grau de periculosidade em relação a determinados padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.

Classificação quanto à periculosidade Categoria A: substâncias bioacumuláveis e perigosas para o ecossistema aquático e tóxica para a saúde humana. (Grau de periculosidade 3) Categoria B: substâncias bioacumuláveis que em pouco tempo contaminam alimentos retirados do mar para subsistência humana. (Grau de periculosidade 3). Categoria C: substâncias ligeiramente tóxicas para o ecossistema aquático. (Grau de periculosidade 2)

Tipos de resíduos sólidos Os resíduos sólidos gerados pelas instalações industriais podem ser vários. De acordo com Carmargo (2000): poeira, óleo, graxa, esgoto, os quais afetam consideravelmente a qualidade do recurso hídrico. Atividades relacionados referem-se a resíduos comerciais, resíduos de limpeza, resíduos em solvente, resíduos oleosos, resíduos gerados de manutenção de máquinas.

Atividade Quais são os tipos de resíduos patentes em atividades econômicas de sua cidade? Envie resposta para: dominiocursosonline@gmail.com

Os resíduos oleosos Os resíduos oleosos são tratados no presente estudo de forma específica, tendo em vista que o espaço estudado realiza atividade na área de manutenção e construção naval. Os resíduos derivados das atividades do estaleiro não são biodegradáveis e, portanto, bioacumulativo ocasionando sérios problemas ambientais na concentração de microorganismos derivados dessa química. (LUPORINI, 1996) As toneladas de óleo despejadas na bacia hidrográfica, a qual chega a contabilizar uma tonelada por dia, via defluxo de industrias e esgotos domésticos e comerciais, impedem a oxigenação da água prejudicando a vida marinha e a potabilidade de uso.

Gerenciamento de resíduos Em um Sistema de Gerenciamento de Integrado de Resíduos Sólidos, várias são as rotas seguidas pelos resíduos, a depender do tipo de tratamento e forma de destinação final adotado. No entanto, de acordo com todas as rotas são passíveis de geração de energia. A coleta de óleo usado para reaproveitamento é técnica primeiramente reaproveitada em países do exterior e posteriormente no Brasil. Esse tipo de tratamento de resíduo gera novo óleo a partir da coleta de óleo usado.

BEM: Biomassa, Energia e Materiais Na tecnologia Biomassa-Energia-Materiais – B.E.M. tem-se o aproveitamento da fração orgânica dos resíduos sólidos para a formação de materiais aproveitaveis. Esses materiais são aproveitáveis em um combustível sólido, com poder calorífico de cerca de a produção de energia e reaproveitamento nas máquinas de construção naval. Trata-se de uma tecnologia nova, totalmente desenvolvida no Brasil, com processo de patenteamento em andamento.

Rotina da gestão a. o copo de água onde está instalado o estaleiro b. a qualidade da água ao longo do tempo c. características do ecossistema local d. a vegetação local e. características da margem f. escoamento de dejetos além dos resíduos do estaleiro g. sistema de abastecimento que interfira no ambiente h. derramamento ou vazamento de óleo i. manejo dos resíduos j. manejo das águas do esgoto k. limpeza e manuntenção de instalações l. conscientização ambiental

A ISO 14000 e os resíduos 1) Elaboração de critério de desempenho 2) Implantação de registro de sistema e gestão de resíduos 3) Instalação de painel e de notícias de informações relacionadas ao meio ambiente para que haja uma conscientização coletiva. 4) Elaborar cartilha de funcionários e usuários de resíduos 5) Manter um inventário de materiais utilizados 6) Implantar programa de redução 7) Implantar coleta seletiva 8) Dispor recipientes para a coleta seletiva 9) Armazenar produtos e resíduos perigosos 10) Instalar sistemas de bombeamento 11) Destinar efluentes à margens 12) Adequar instalações 13) Dispor de óleo corretamente 14) Evitar materiais tóxicos 15) Evitar operações de manutençao na água 16) Elaborar plano emergencial para conter vazamento em potencial.

Proposta de um plano gestor Os diversos setores operacionais devem cooperar no sentido de acatar as determinações e envidar esforços para seu fiel cumprimento. Os princípios norteadores do PGRS são os “3 erres”, ou seja, A Redução de resíduos, a ser atingida pelo treinamento do pessoal para evitar gerações desnecessárias, o Reuso e a Reciclagem que terão como base o gerenciamento adequado para permitir o reaproveitamento máximo dos resíduos gerados. Além destes princípios o Estaleiro está comprometido com a adequada destinação de todos seus resíduos dentro dos parâmetros técnico legais exigidos.

Equipamentos de uso Caçambas de coleta de resíduos – São caçambas de 5 m3 de capacidade que são retiradas regularmente pela empresa transportadora contratada paras esse fim. Separador de Água/Óleo – Dispositivo colocado na oficina de manutenção e no tanque de óleo diesel para abastecimento dos equipamentos do estaleiro. Tambores de coleta intermediários (para lixo comum) – São tambores de 200L metálicos que recebem o lixo em pontos espalhados pelo estaleiro (não seletivo) para encaminhamento às caçambas coletoras. Baia de estocagem de resíduos perigosos– é uma área isolada, que receberá os materiais coletados seletivamente, acondicionados em coletores ou tambores para aguardar um volume que compense seu transporte para empresa de reciclagem.

Adequações necessárias Adéqua-se a gestão de resíduos à legislação requerendo todas as medidas práticas a conjunção com a forma sistematizada na própria lei. Na estação industrial do estaleiro, há necessidade de se trabalhar com biossurfactantes ou materiais que absorvam o óleo e o material derramado no escoamento superficial. Há necessidade de separar o material que seria derramado e reabastecido evitando a poluição crônica.

Envie a sua dissertação para: dominiocursosonline@gmail.com Avaliação Final Justifique, em uma dissertação de 20 linhas, a necessidade das empresas considerarem os 3R dentro do processo de gestão de resíduos. Envie a sua dissertação para: dominiocursosonline@gmail.com