Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. Quando o santuário celestial seria purificado? Daniel 8:14
Advertisements

Série Estudos Bíblicos
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Livros Proféticos Miquéias
Ezequiel José Adelson de Noronha
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Os profetas menores (I)
VELHO TESTAMENTO E.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
Livros Proféticos Velho Testamento F.
VELHO TESTAMENTO E.
VELHO TESTAMENTO 5.
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
Velho Testamento 4 Juízes.
ESBOÇO DO LIVRO DE SOFONIAS
O livro de Juízes “Suscitou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam” (Jz 2:16) O título em português tende à má interpretação, pois.
Repreensão motivada pelo mau comportamento de líderes
EPÍSTOLA AOS HEBREUS.
SEJA UM LÍDER.
Bem Vindos !.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
O PROFETA MIQUÉIAS.
O trono de Deus Apocalipse 4:1-11.
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Religiões Uma síntese geral.
Hebreus.
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Um povo especial Pentateuco Unidade II
Hebreus e Epístolas Gerais
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
Representantes de Deus em uma missão importante
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Um espaço especial Pentateuco Unidade III
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Os propósitos de Deus na história de uma nação
SENIB 2014.
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
Interpretando as Escrituras Sagradas
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Ponha a sua confiança em Deus
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
SÉRIE DE ESTUDOS: “DANIEL”
3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS. 3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS.
“Na abertura da Semana Santa, a entrada triunfante de Jesus constitui o ponto alto de toda a quarta parte do Evangelho, polarizada pela subida de Jesus.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
UNIDADE 4 – ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROFETAS
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
VELHO TESTAMENTO "E".
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Estudo Panorâmico da Bíblia
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
Lição da Escola Sabatina 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015.
01. O que uma leitura demorada e atenciosa do livro de Jeremias revela sobre o caráter de Deus? Qual a impressão que os personagens do Antigo Testamento.
Ezequiel.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata.
Transcrição da apresentação:

Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante

Introdução do livro Esta obra visa o estudo dos Profetas Maiores – que se constituem de cinco livros ( Isaías, Jeremias, Lamentação de Jeremias, Ezequiel e Daniel ) e que estão classificados entre as quatro grandes divisões do Antigo Testamento: Lei, História, Poesia, Profetas Maiores e Menores

Representantes de Deus em uma Missão Importante Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante Um Profeta No Palácio Unidade I

Introdução Os aspectos políticos, sociais e religiosos, que atingiam diretamente a vida das pessoas em seus vários segmentos, deram o tom para as profecias na vida ministerial do profeta Isaías.

Capítulo 1 – O Profeta Isaías 1.1 – O Profetismo entre os Hebreus O profetismo – um movimento social, político e religioso – que surgiu entre os hebreus devido à dificuldade de conservação da identidade, da fé e do compromisso assumido com Deus. 1.2 – O Surgimento dos profetas Os profetas, instrumentos de fortalecimento da fé e de advertência quanto à necessidade de obediência a Deus e ao pacto, foram levantados o século VIII a.C.

Capítulo 1 – O Profeta Isaías 1.3 – O ministério dos profetas O ministério dos profetas ecoou nas mais diversas camadas sociais ora como denúncias e ameaças, ora como encorajamento na vida diária dos israelitas. 1.4 – O livro de Isaías Embora haja divergência quanto à composição e à data do livro de Isaías, a maioria dos teólogos considera que o livro foi escrito pelo próprio Isaías entre 740 e 680 a.C.

Capítulo 1 – O Profeta Isaías Isaías, reconhecido pelos teólogos como o mais ilustre de todos os profetas do Antigo Testamento e chamado às vezes de o “ profeta magno “ ou o “rei dos profetas”. 1.6 – O Cenário Político e Histórico O período da vida de Isaías foi marcado por situações históricas importantes que nos permitem uma maior compreensão dos fatos ocorridos durante o seu ministério. 1.7 – A chamada de Isaías Há duas teorias a respeito da chamada de Isaías. A primeira defende que essa chamada ocorreu no ano da morte de Uzias. A segunda, defende que o ministério profético de Isaías é anterior ao ano da morte do rei Uzias.

Capítulo 2 – A Vinha de Iahweh 2.1 – A insatisfação de Deus Os reais motivos da insatisfação de Deus contra Israel, e principalmente contra Judá, estão simbolizados na canção da vinha e nas experiências amargas dos vinhateiros em Isaías 5.1-7. 2.2 – Uma tentativa frustrada A tarefa de apontar os pecados da nação e da liderança políticas e religiosas tornava a missão de Isaías ainda mais espinhosa e dolorosa

Capítulo 2 – A Vinha de Iahweh 2.3 – Os pecados de Israel As estruturas sociais de Judá estavam tão corrompidas que as manifestações contrárias à falta de ética e moral eram raras. 2.3.1 Os pecados das autoridades políticas 2.3.2 Os pecados da liderança 2.3.3 Os pecados religiosos 2.3.4 Os pecados sociais

Capítulo 3 – As Nações Como Instrumentos de Deus 3.1 – O castigo de Judá e de Israel O castigo de Deus para com seu povo não deve ser visto como uma vingança, mas como uma ação amorosa de correção. 3.1.1 O castigo através dos Edomitas e Filisteus 3.1.2 O castigo através da Síria e de Efraim 3.1.3 O castigo através da Assíria

Capítulo 4 – O Castigo dos Instrumentos de Deus 4.1 – As mensagens para as nações As mensagens de castigo e de queda, profetizadas por Isaías às nações, aconteceram principalmente devido aos excessos cometidos por essas no castigo dado às tribos de Senhor e ao não reconhecimento da soberania de Deus sobre todos os acontecimentos 4.1.1 O castigo para Babilônia 4.1.2 O castigo para a Assíria 4.1.3 O castigo para a Filístia 4.1.4 O castigo para Moabe 4.1.5 O castigo para a Síria e para Israel 4.1.6 O castigo para a Etiópia 4.1.7 O castigo para o Egito 4.1.8 Mais castigos para a Etiópia e o Egito 4.1.9 O castigo para Edom 4.1.10 O castigo para a Arábia 4.1.11 O castigo contra a alegria de Jerusalém 4.1.12 O castigo contra Tiro e Sidom ( Fenícia )

Capítulo 5 – As Promessas, o Messias e o Milênio 5.1 – As promessas de retorno e consolo As mensagens dos capítulos 40 ao 48, tinham como objetivo dar esperança a Judá em todas as circunstâncias. 5.2 – O Messias O livro de Isaías, por ter diversas menções sobre o Messias, é um dos mais estudados do Antigo Testamento.

Capítulo 5 – As Promessas, o Messias e o Milênio 5.3 – O reino milenar e sua Glória Entre os capítulos 49 a 66, além das diversas referências ao Messias, encontramos outro tema importante: o reino milenar. Essa profecias surgiram não só devido à necessidade de Judá de estabelecer um governo futuro justo e fiel.