INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

3.
Probabilidade Modelo matemático para incerteza
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
PROBABILIDADE Introdução
Dejahyr Lopes Junior Curso de Matemática
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Estatística Aula 11 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
Capítulo 3 Probabilidade
Estatística amintas paiva afonso.
Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia
Introdução à Probabilidade E à Inferência Estatística
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
CAPÍTULO I- TEORIA DAS PROBABILIDADE
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Conceitos básicos de probabilidade
Probabilidade é uma medida numérica de plausibilidade de que um evento ocorrerá. 0 0,5 1,0 menos provávelmais provável.
Probabilidade.
Probabilidade.
Independência Estatística
Probabilidade e Estatística
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
Probabilidade Os jogos de azar, que se caracterizam por ações como girar uma roleta, lançar dados ou retirar cartas do baralho, têm duas características.
Colégio Jardim São Paulo Prof. Mauricio Boni
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Probabilidade.
Probabilidade Experimento Aleatório Espaço Amostral
Independência Estatística
PROBABILIDADE.
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Introdução à Probabilidade.
PROBABILIDADE Dorta.
2 Probabilidade Albertazzi.Probabilidade. (2.1).
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
PROBABILILDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE 07 – 08 – 2014 Roosevelt Pedro da Silva Filho Probabilildade.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
CONDICIONAL, INDEPENDÊNCIA E TEORMA DE BAYES
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Introdução à Teoria das Probabilidades
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Probabilidade Combinatória
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
PROBABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
3. Distribuições de probabilidade
Probabilidade. Pequeno histórico 1713: O mais antigo volume que trata de probabilidade. Seu autor: os Bernoulli.
ESTATÍSTICA PROBABILIDADE
Probabilidade Probabilidade Condicional Teorema do Produto
Probabilidade Definição de Probabilidade Principais Teoremas
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
Módulo 18 – Frente 4 – Apostila 2.  “...Shelly disse que a perspectiva ‘negativa’ para a nota, adotada em abril, indica que a probabilidade de rebaixamento.
Estatística Aula 09 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
Modelos Probabilísticos
Probabilidade Aula 9.
Cálculo de Probabilidades Parte 2
Estatística Aplicada Larson Faber
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
PROBABILIDADE.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Noções de probabilidades Professor: Junir Antonio Lutinski
PROBABILIDADE Profa. Ana Clara Guedes.
INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem.
Capítulo 9 Prof. Marcelo Lorio UCAM - Ipanema
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Probabilidade da intersecção de eventos
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Monitoria: Probabilidade I e II Monitores: Chiu Yong, Eduardo Maia.
Probabilidade Marcelo Pessoa.
A ULA 3 B IOESTATÍSTICA James Dean Oliveira dos Santos Júnior.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

A ciência do comportamento aleatório é necessária para compreender a Estatística, a ciência dos dados.

UMA DEFINIÇÃO DE PROBABILIDADE: Considere que: Cada resultado possível de um fenômeno aleatório é um evento. Os eventos têm diferentes atributos, ou seja, têm aspectos diferentes que os distinguem entre si. Definição 1: Se são possíveis n eventos mutuamente exclusivos e igualmente prováveis, se nA desses eventos tem o atributo A, então a probabilidade de A é dada pela razão nA / n.

UMA DEFINIÇÃO DE PROBABILIDADE: Exemplo 1: Qual é a probabilidade de ocorrer face 6, quando se joga um dado equilibrado? Solução: Quando se joga um dado equilibrado, ocorre um de 6 eventos mutuamente exclusivos e igualmente prováveis; logo, a probabilidade de ocorrer face 6 é 1/6.

UMA DEFINIÇÃO DE PROBABILIDADE: IMPORTANTE: É importante entender que a definição clássica de probabilidade não faz sentido a menos que possamos imaginar muitas repetições independentes do fenômeno. Quando dizemos que a probabilidade de sair cara num jogo de moeda é 1/2, estamos aplicando, a um único lançamento de uma única moeda, a medida de chance que teria sido obtida se tivéssemos feito uma longa série de jogadas.

UMA DEFINIÇÃO DE PROBABILIDADE: Exemplo 2: Qual é a probabilidade de ocorrer face 6 quando se joga um dado que não é equilibrado (os seis eventos possíveis não são igualmente prováveis)? Solução: Se o dado não é equilibrado, para obter a probabilidade de ocorrer face 6 devemos lançar o dado um número suficientemente grande de vezes e dividir o número de vezes que saiu 6 pelo número de lançamentos feitos.

Um evento é qualquer subconjunto do espaço amostral. DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Definição 3: Ω = Espaço amostral: É o conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno aleatório. Um evento é qualquer subconjunto do espaço amostral. Exemplo 1: Fenômeno Aleatório: Lançamento de uma moeda. Ω = {cara, coroa} Evento: Face observada é cara.

Exemplo 2: Fenômeno Aleatório: Lançamento de um dado. DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Exemplo 2: Fenômeno Aleatório: Lançamento de um dado. Ω = {1, 2, 3, 4, 5, 6} Evento 1: Face observada é SEIS. Evento 2: Face observada é ÍMPAR. Evento 3: Face observada é maior ou igual a 4. Evento 4: Face observada é PAR.

Ω = {AAA, AAE, AEA, AEE, EAA, EAE, EEA, EEE} Note: 8 elementos, 23 DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Exemplo 3: Fenômeno Aleatório: Um jogador de basketball faz três lances livre. Quais são as possíveis sequências de acertos (A) e erros(E)? Ω =??? Ω = {AAA, AAE, AEA, AEE, EAA, EAE, EEA, EEE} Note: 8 elementos, 23

Ω = {AAA, AAE, AEA, AEE, EAA, EAE, EEA, EEE} Note: 8 elementos, 23 DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Ω = {AAA, AAE, AEA, AEE, EAA, EAE, EEA, EEE} Note: 8 elementos, 23 Evento F: O jogador acerta os três lances; Evento G: O jogador erra dois lances; Evento H: O jogador acerta o segundo lance; P(F) = 1/8 P(G) = 3/8 P(H) = 4/8

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Exemplo 3: Fenômeno Aleatório: Um jogador de basketball faz três lances livre. Qual o número de cestas feitas? Ω =??? Ω = {0, 1, 2, 3} P(0) = ?? P(1) = ?? P(2) = ?? P(3) = ??

Ω = ??? Ω = [0, ∞] = (todos os números ≥ 0) DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Exemplo 4: Fenômeno Aleatório: Uma nutricionista pesquisa sobre uma nova dieta para alimentar ratos machos brancos. Quais são os possíveis resultados de ganho de peso (em gramas)? Ω = ??? Ω = [0, ∞] = (todos os números ≥ 0)

Peso: Ω = [0, ∞] = (todos os números ≥ 0) Infinitos DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Finitos Dado: Ω = {1,2,3,4,5,6} ESPAÇOS AMOSTRAIS: Peso: Ω = [0, ∞] = (todos os números ≥ 0) Infinitos

Existem muitos outros tipos de curvas de densidades. DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Questão: Como calcular probabilidades quando o espaço amostral é infinito (contínuo)? Exemplo: Densidade uniforme. A probabilidade de distribuirmos uniformemente a variável Y dentro de 0.3 e 0.7 é a área sob a curva de densidade correspondente a esse intervalo. Então: P(0.3 ≤ Y ≤ 0.7) = (0.7 − 0.3)*1 = 0.4 Existem muitos outros tipos de curvas de densidades.

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Definição 4: Dois eventos são disjuntos (ou mutuamente exclusivos) se eles não tiverem nenhum resultado em comum, portanto nunca ocorrem juntos. A  B =   P(A  B) = 0

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Definição 5: Dois eventos são independentes se a probabilidade de um evento ocorrer em qualquer realização do experimento não muda a probabilidade de um outro evento ocorrer. Exemplo: No lançamento de uma moeda, o resultado do primeiro lançamento (cara, por exemplo) NÃO ALTERA a probabilidade de dar cara ou coroa no segundo lançamento.

Propriedade 1: Propriedade 2: Propriedade 3: DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Propriedade 1: A Probabilidade P(A) de qualquer evento A satisfaz 0 ≤ P(A) ≤ 1 Propriedade 2: A probabilidade do espaço amostral completo é igual a 1. P(Ω) = 1 Exemplo: P(cara) + P(coroa) = 0.5 + 0.5 = 1 Propriedade 3: A Probabilidade de um evento não ocorrer é igual a 1 menos a probabilidade do evento ocorrer. P(Ac) = 1 – P(A) Exemplo: P(coroa) = 1 – P(cara) = 0.5

P(A ou B) = P ( A  B) = P(A) + P(B) – P(A e B) DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Propriedade 4: Regra da adição geral para quaisquer dois eventos A e B: A probabilidade de que A ocorra, ou B ocorra, ou ambos eventos ocorram é: P(A ou B) = P ( A  B) = P(A) + P(B) – P(A e B)

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Exemplo: Qual é a probabilidade de selecionar aleatoriamente uma carta de um baralho de 52 cartas e ela ser um rei ou copas? Então: P(rei ou copas)= P(rei) + P(copas) – P(rei e copas) = 4/52 + 13/52 - 1/52 = 16/52 ≈ 0.3 1 3 12

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: A probabilidade condicional reflete como a probabilidade de um evento pode mudar se soubermos que algum outro evento tenha ocorrido. Exemplo: A probabilidade de que um dia nublado resulte em chuva é diferente se você vive no Nordeste ou se você vive no Sul do Brasil.

B = Carta Retirada é de Copas Ex: DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Propriedade 5: A probabilidade condicional do evento B dado o evento A é: (desde que P(A) > 0) A = Retirado um Rei B = Carta Retirada é de Copas Ex:

Se A e B são independentes: DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Se A e B são independentes: Desta forma, se A e B são independentes:

A e B disjuntos ou mutuamente exclusivos: DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: IMPORTANTE: A e B disjuntos ou mutuamente exclusivos: A e B são independentes:

P(A e B) = P(A  B) = P(A) P(B|A) DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: CASO GERAL: REGRA DA MULTIPLICAÇÃO. A probabilidade de que quaisquer dois eventos, A e B, ocorram conjuntamente pode ser dada por: P(A e B) = P(A  B) = P(A) P(B|A) Caso particular: A e B são independentes.

REGRA DA MULTIPLICAÇÃO: DIAGRAMA DE ÁRVORES DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: REGRA DA MULTIPLICAÇÃO: DIAGRAMA DE ÁRVORES O diagrama de árvores representa graficamente todos os possíveis resultados e apresenta as probabilidades condicionais de subconjuntos de eventos. Diagrama de árvores para hábitos de conversar em sites de bate-papo, para três grupos de idade adulta. Uso de Internet 0.47

DEFINIÇÕES E PROPRIEDADES: Qual a probabilidade de encontrarmos um indivíduo que utiliza o bate-papo na internet? Uso de Internet 0.47 P(Utilizar e ter idade A1) + P(Utilizar e ter idade A2) + P(Utilizar e ter idade A3) = P(C  A1) + P(C  A2) + P(C  A3) = P(A1) P(C/A1) + P(A2) P(C/A2) + P(A3) P(C/A3) = = 0.29 * 0.47 + 0.47 * 0.21 + 0.24 * 0.07 = 0.136 + 0.099 + 0.017 = 0.252