Ensino da Natação Pedagogia da Natação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Saltos.
Corridas planas.
Algoritmos.
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
O QUE SABER.
Diversidade Principais Características Classificação
ANFÍBIOS.
Área dos Conhecimentos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Orientação & Mobilidade
COLEGIO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
O nosso esqueleto.
Afinal, o que é Planejamento?
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
XVI Copa Escolar Categoria Estreantes NÍVEL 3
Aspectos Decisivos para o Desenvolvimento de uma Técnica Eficiente ► FLUIDEZ NO MOVIMENTO  Aproveitamento do Peso da Raquete: para uma técnica simples.
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
ATIVIDADES AQUÁTICAS Prof. Helio Furtado.
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Nado Borboleta por Gabriel Câmara
John Dewey ( ).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Massoterapia Aplicada à Estética
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Empuxo Nome da Escola Data Nome do Voluntário 11/24/2009
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Afogamento.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Décimo Batalhão de Bombeiros Militar Curso de Formação de Soldados – CFSd - Natação - Asp Guimarães 3º Sgt Aguiar 3ºSgt Bessas Sd Santos Sd Sena.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Alguém Existe clique.
A piscina e a cruz.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino da Natação PROPRIEDADES DA ÁGUA.
TRABALHANDO COM O CORPO
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO
RESUMO PARA A VC NATAÇÃO 3º CICLO - CIEF.
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Métodos de treinamento
Pontos chaves – como utilizar?
Sistema respiratório.
Treinamento Funcional – Membros Inferiores
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Pilates com equipamentos
Tóp. Atividades Aquáticas. Prof. Leonardo Miglinas Cunha Graduado em Educação Física – UFES Pós Graduado em Nutrição Esportiva UFES/USP Mestrando em EF.
Propulsão.
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO
Transcrição da apresentação:

Ensino da Natação Pedagogia da Natação

Tripé da Pedagogia Concepção Global; Concepção Analítica; Concepção Sintética.

Global A concepção global – pretendia basear-se nas predisposições, sem preocupação com o método ou qualquer organização. Necessidade de sobrevivência do homem; Como lazer; Necessidade de comparação – competições.

GLOBAL Se resumia em resolver uma sucessão de problemas ligados ao próprio instinto de sobrevivência e á necessidade de experiência.

ANALÍTICA Parte da concepção de que para se locomover na água, é necessário apenas executar movimentos que façam progredir no meio líquido; Passou a estudar os movimentos dividindo-os em partes por meio de uma seqüência lógica.

SINTÉTICA Representa a forma mais avançada da pedagogia utilizada; Parte do todo para as partes.

METODOLOGIA DA NATAÇÃO O INÍCIO: Concepções Militares; Feita por etapas; A melhor maneira de ensinar o aluno é jogá-lo na água, por instinto de sobrevivência o mesmo irá nadar.

CONCEPÇÃO MODERNA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA: - Adaptação ao meio líquido; - Flutuação; - Respiração; - Propulsão; - Mergulho elementar.

ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO Considerações: Dar preferência por piscina rasa; Representa a preparação para o aprendizado, ao mesmo tempo que possibilita o aquecimento; O objetivo é fazer com que o aluno se torne um “amigo” da água.

FLUTUAÇÃO É a capacidade que tem um corpo de se manter à superfície de um líquido, sem auxílio; Primeiro objetivo: Submersão do aluno. Segundo objetivo: Imersão completa, mas prolongada – introdução da apnéia voluntária, abertura dos olhos.

FLUTUAÇÃO Terceiro Objetivo: Prova de flutuação Quarto Objetivo: Flutuação em decúbito ventral. Quinto Objetivo: Flutuação em decúbito dorsal.

RESPIRAÇÃO É conhecido como a “alma” do aprendizado. Inspirar e expirar o máximo dever constituir elemento primordial na educação respiratória.

RESPIRAÇÃO Primeiro objetivo: Imersão completa com apnéia; Segundo Objetivo: Imersão completa, mas prolongada; Terceiro Objetivo: Respiração aquática – educação respiratória, respiração frontal, respiração lateral, respiração bilateral.

PROPULSÃO É a capacidade que tem o corpo de locomover dentro da água co os próprios recursos – depende do trabalho conjunto de pernas e braços. Divide-se em três fases: Noção de propulsão; Propulsão de pernas; Propulsão dos braços

MEGULHO Mergulho elementar: diferente do salto ornamental. Primeiro objetivo: Entrada na água por meio de salto – posição de pé sem impulso; Segundo objetivo: inden, porém com impulso Terceiro objetivo: entrada de cabeça na água.

MERGULHO Quarto objetivo: Mergulho de cabeça partindo da posição sentada; Quinto objetivo: partindo da posição ajoelhada;