PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
ESTUDO DO VERBO.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Vícios de Linguagem.
Redação de textos técnicos recomendações
CARTA ARGUMENTATIVA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
TIPOS TEXTUAIS.
Gramática da Sapatilha
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Orações Subordinadas Adverbiais
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
MPU -Prova Discursiva-
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Produção Textual.
Vícios de Linguagem São deformações das regras gramaticais, ou por descuido ou por desconhecimento. São eles...
Dissertação.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Termos essenciais da oração
Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS.
VÍCIOS DE LINGUAGEM Vícios de linguagem são desvios das normas da língua que ocorrem por desconhecimento dessas normas ou por descuido do emissor.
Desafio Pré-Vestibular
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Vícios de linguagem São defeitos que devem ser evitados e representam desvios das normas gramaticais. São eles:
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
A Comunicação Escrita.
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Texto expositivo.
Universidade Castelo Branco - UCB
Vícios de Linguagem.
Professora Mestre Roberta Costella
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Dissertação e Critérios de Correção
Texto figurativo Texto temático
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
Coordenação e subordinação
Período Composto.
Comunicação e Redação Empresarial
PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Como redigir um bom texto?
Concordância verbal na construção do texto Professora: Suzete Beppu
Ensino Fundamental , 7º ano
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME

1. Cacófato Consiste em um som desagradável pela junção de duas ou mais palavras. EX: A comida fica ruim por causa da má mão dela.

2. Pleonasmo vicioso Consiste em repetir desnecessariamente uma informação. Ex: Subiu lá em cima no terceiro andar.

3. Hiato Consiste no emprego de uma sequência de vogais que provoca dissonância. EX: Eu o avisei disso.

4.Eco Consiste no emprego de palavras com terminações iguais ou semelhantes na frase. EX: Estavam conscientes de que as elegantes não conseguiam ser convincentes.

5.Colisão Consiste no emprego de uma dissonância provocada pela repetição de consoantes iguais ou semelhantes. EX: O Papa Paulo pediu paz.

6. Ambiguidade Consiste numa duplicidade de sentido da frase, por falta de clareza. EX: Ele me tratou como um irmão.

7.Solecismo Consiste em desvio de sintaxe quanto à concordância, regência ou colocação. A. Concordância: EX: Sobrou muitos vestidos na vitrine.

7.Solecismo B. Regência: EX: Eu assisti o programa. C. Colocação pronominal: EX: Ele bebeu tanto que não mantinha-se em pé.

8. Barbarismo C. na grafia: EX: excessão/ pesquiza/ análize. D. na morfologia: EX: Não vou ponha isso aí.

Exercícios 1. Faremos o serviço ou eu ou o outro. 2.Eu tenho o monopólio exclusivo das terras. 3.Sua saia sujou. 4.Pagou vinte por cada. 5.Caiu todos no buraco. 6.O avião sobrevoou sobre a floresta amazônica. 7.Fui ao shopping. 8.Desde a adolescência que ela tem consciência desta inconveniência. 9. Eles tem o que querem.

Pontuação Regras Básicas

VÍRGULA SEPARA ENUMERAÇÕES “ Eu, você, nós dois, girando na vitrola sem parar. “ SEPARA VOCATIVOS Prezados Senhores, encaminho os documentos...

VÍRGULA SEPARA APOSTO OU TERMO NO VALOR EXPLICATIVO. Os olhos, dois enormes lagos verdes, fitaram-me. AS ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS. Os garotos chegaram à festa, conversaram com os amigos, riram, dançaram e divertiram-se. APARECE ANTES DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS. Chegamos atrasados, no entanto conseguimos ver a apresentação.

Vírgula SEPARA AS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS. Minha irmã, que dormia no berço, acordou assustada. SEPARA OS ADJETIVOS QUE EXERCEM FUNÇÃO PREDICATIVA. Alegre e feliz, ele andou pela praia. SEPARA O ADJUNTO ADVERBIAL OU ADVÉRBIO LONGO. Ontem, ela falou comigo. Na casa do amigo Antônio, ela conversou comigo.

Elementos da textualidade

COESÃO TEXTUAL Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.

CLAREZA TEXTUAL Organizar o texto para que o receptor possa compreender a mensagem dentro do contexto estabelecido pelo emissor. - Encadeamento de ideias. - A objetividade. - A pontuação. Um texto mal escrito gera falta de clareza.

COERÊNCIA TEXTUAL 1. É a organização do texto de forma harmônica. começo, meio e fim. 2. Sem contradição de ideias e sem dupla interpretação. adequação da linguagem Um texto mal escrito gera incoerência.

TÍTULO, TEMA E PARÁGRAFO REDAÇÃO

TEMA É o assunto proposto para a discussão. Possui uma característica mais abrangente, pois é visto de uma maneira global. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato.Nunca se refira a ele como parte da dissertação. EXEMPLO: Violência: Este tema engloba vários tipos de violência: física,verbal, violência racial, infantil e outras.

TÍTULO Indica o assunto tratado e individualiza o texto. O título deve ser bem pensado, para chamar a atenção do leitor. É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes do texto. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa. EXEMPLO: A Violência no Bairro

PARÁGRAFO Tamanho variável. Unidade de sentido completo o parágrafo é de fundamental importância na construção textual. sua principal função é de articular as ideias, fazendo com que as mesmas fiquem distribuídas de maneira clara, precisa e objetiva. cada parágrafo deve ser organizado e ordenado em torno de uma idéia principal. A necessidade de sequência lógica e coerência leva a ideias secundárias que, por fim, constroem o todo do texto. recursos que facilitam o iniciar de parágrafos são: recorrer a alusões históricas, apresentar perguntas e dados. Tamanho variável. Unidade de sentido completo

DESCRIÇÃO/ NARRAÇÃO/ DISSERTAÇÃO Tipos Textuais DESCRIÇÃO/ NARRAÇÃO/ DISSERTAÇÃO

TIPOS TEXTUAIS DESCRIÇÃO: Produzir uma imagem que o leitor não vê, permitindo-lhe imaginar: espaços; seres reais ou imaginários, estáticos ou evolutivos.

Texto Descritivo Frases Nominais Períodos curtos Orações coordenadas. Verbos de ligação. Predomínio do pretérito imperfeito do indicativo ou do presente. Uso de adjetivos e substantivos Dificilmente haverá em texto exclusivamente descritivo. Estão inseridos em textos dissertativos e narrativos. Pode haver verbos de ação mas não há movimento, não progridem numa ordem. Quanto mais se analisa melhor se apreende a imagem

NARRAÇÃO Ato e contar fatos no tempo e no espaço. Predomina-se verbos que indiquem ação Figuras de linguagem Pretérito imperfeito perfeito e mais-que-perfeito. Expressões temporais Elementos narrativos: enredo, personagens, narrador, tempo, espaço.

DISSERTAÇÃO Procurar convencer. Transmitir conhecimentos. Analisar um fenômeno ou uma teoria. Predomínio do presente do indicativo e/ou pretérito. Desenvolve ideias ou argumentos. Uso de oposições, antíteses. Uso da impessoalidade

ESTRUTURA-DISSERTAÇÃO Introdução Desenvolvimento Conclusão

ESTRUTURA Introdução Desenvolvimento Conclusão