4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
O ESPÍRITO SANTO E O COMPROMISSO ECOLÓGICO DO CRISTÃO
1.
Plano de Liderança de Clube
Comissão de Assistência Social – COAS
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Ambiental Aplicada
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Educação para transformação social: sinergia de saberes
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Ajudando a fazer diferente
Conhecendo a Carta da Terra
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Plano Estratégico Regional de Turismo
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Cidadania Indicadores da.
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Cultura,lingua e comunicação UFCD 2
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
 .
Agricultura Alternativa (anos 70)
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Instituição sem fins lucrativos norteada pela Agenda XXI e Carta da Terra.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
O desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e o envolvimento da economia, sociedade e Estado na questão socioambiental.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
twitter.com/funasa.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Flor da Cultura da Sustentabilidade: integrando nossas iniciativas Nova Alvorada do Sul - MS

Nossa trajetória: O Cine Energia Social 12.01.2010 - 19h00min Home – Nossa Planeta, Nossa Casa 90’ Direção: Yann Arthus-Bertrand 09.02.2010 - 19h00min Ilha das Flores - 14’ - Direção: Jorge Furtado A História das Coisas - 20’ Direção: Annie Leonard Waste / Desperdício - Episódios: 1-2-3-4 - 20’ - Direção: Shantel Hansen e Dave Rizzoto 16.03.2010 - 19h00min Flow – Por amor a água - 84’ Direção: Irene Salina 19.04.2010 - 19h00min Pro amor à água – 30’ IPEC

O ciclo dos Diálogos Comunitários para Sustentabilidade Nossa trajetória: O ciclo dos Diálogos Comunitários para Sustentabilidade Objetivos: Capacitação dos Conselhos Comunitário (CC) e Câmaras Temáticas (CTs) por meio conversações sobre sustentabilidade Integração dos membros do CC e CTs. Construção participativa de linhas de atuação para o Programa. Conhecer os documentos referência do Programa e relacioná-los com a realidade local: 1 - Carta da Terra 2 - 8 objetivos do Milênio 3 - Flor da Cultura da Sustentabilidade

Nossa trajetória: O ciclo dos Diálogos Comunitários para Sustentabilidade Metodologia: Capacitação sobre sustentabilidade por meio de conversações comunitárias. Técnicas: 1 - Investigação Apreciativa (descoberta e sonho) 2 - Café com prosa 3 – Facilitação de produção grupal

1º Diálogo Comunitário Nova Alvorada do Sul Sustentável 13.01 Nossa trajetória: 1º Diálogo Comunitário Nova Alvorada do Sul Sustentável 13.01 Construções sustentáveis, educação cidadã, saneamento básico, reciclagem, arborização, cultura, acessibilidade, ciclovias, lazer para todos, agricultura natural familiar, bom sistema de saúde. 2º Diálogo Comunitário A Carta da Terra e nosso município 10.02 Resgate de valores, co-responsabilidade, Plano Diretor, Educação Ambiental, fortalecimento das relações familiares, qualificação dos jovens e geração de trabalho e renda, gestão pública participativa.

4º Diálogo Comunitário A Flor da Cultura da Sustentabilidade 20.04 Nossa trajetória: 3º Diálogo Comunitário Os 8 Objetivos do Milênio e nosso município 17.03 Prover água de qualidade para todos, educar os jovens , cuidados com a saúde materna, valorização da mulher, implantar o programa Jovem Aprendiz, fortalecer a Pastoral da Criança, controlar a dengue, orientar os jovens em relação à sexualidade. 4º Diálogo Comunitário A Flor da Cultura da Sustentabilidade 20.04

Posse, Cine Energia Social e Diálogos Comunitários Nossa trajetória: Posse, Cine Energia Social e Diálogos Comunitários

Flor da Cultura da Sustentabilidade: integrando nossas iniciativas

A Permacultura A Permacultura é um conjunto de conhecimentos e práticas que se inspira na organização e funcionamento da natureza e apresenta princípios para uma cultura de sustentabilidade.

A Permacultura A Permacultura é um método sistêmico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ( jardins, vilas, cidades, comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: 1 - Cuidar da Terra, 2 - Cuidar das pessoas e 3 - Estabelecer limites ao consumo e repartir os excedentes.

Princípios da Permacultura 1 – Cuidar da Terra Significa cuidar de todas as coisas, vivas e não vivas: solos, espécies e suas variedades, atmosfera, florestas, micro habitats, animais e águas. Devemos interagir com os ecossistemas de forma que permaneçam substancialmente intactos e capazes de funcionar saudavelmente. 2 - Cuidar das pessoas Estimula a ajuda mútua entre as pessoas e a comunidade. As necessidades básicas de alimento, abrigo, educação, trabalho satisfatório, contato humano e convivência são levadas em conta. 3 – Aplicar limites ao consumo e partilhar os recursos  Assim que cada um de nós conseguir garantir as suas necessidades básicas (alimentação, abrigo, saúde, educação, ...) deverá estabelecer os seus limites e estender os seus conhecimentos, capacidades e valores a ajudar os outros a consegui-lo também.

Os princípios estão relacionados às seguintes áreas do viver humano: 1 - Segurança Alimentar 2 - Água 3 - Energia e Tecnologia 4 - Interação Humana 5 - Espécies e Ecossistemas 6 - Economia Local 7- Espaço Construído

Obrigada pela atenção!