Colégio unicanto Alunos: Carlos Rodrigo Cardoso de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
América Latina : Quadro natural
Oceanos e mares Professor Neno
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Clima e Vegetação da América
ÁFRICA.
Regiões do Brasil.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
Oceania.
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
África: aspectos físicos e ambientais
Recuperação Trimestral
CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
Á F R I C A.
Prof. Jeferson C. de Souza
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
ÁSIA DE MONÇÕES.
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
África – aspectos naturais.
ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
02/04/2017 O continente africano
América.
Placas Tectônicas e Magma
Professor Luiz Felipe Geografia
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Condições de vida na África
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
ÁFRICA.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
A exploração dos recursos naturais
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
CONTINENTE AMERICANO..
O Continente Europeu.
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
África: Aspectos Naturais.
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
AGRICULTURA E PECUÁRIA
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
A distribuição da população a nível mundial
África um continente explorado.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Geografia OCEANIA.
Prof. José Victor Gaylussac
OCEANIA.
ÁFRICA.
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A distribuição da população a nível mundial
A dança das fronteiras África – Características Gerais
O quadro natural africano
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
África: população, regionalização e economia
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Transcrição da apresentação:

Colégio unicanto Alunos: Carlos Rodrigo Cardoso de Jesus Chrystopher Robynn N.Amaral Braga Daiane Araujo Alves Gabriel Antonio Alves da Silva Matheus Custodia de Mello Max Eduardo Alves Ferreira Ramon Santana de Amorim Professora: Tereza Mª Aragão de Oliveira

África

Quadro natural e regionalização da ÁFRICA Relevo • Hidrografia

Relevo Predominantemente planáltico, apresenta considerável altitude média com aproximadamente 750 metros. As regiões central e ocidental são ocupadas, em sua quase totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constituídos por rochas muito antigas e limitados por grande escapamentos.

Maior pico da África Kilimanjaro

Hidrografia O rio Nilo, com 6700m, é o mais extenso do planeta. Ele nasce no planalto dos grandes lagos, nos lagos Vitória e Alberto, e após atravessar áreas desérticas do Saara desemboca no mar mediterrâneo, sob a forma de um grande delta. •A maioria dos rios africanos nasce próximo aos oceanos, mas em lugar de se dirigir diretamente a eles, corre em direção oposta, até o interior do continente e só chega ao mar depois de fazer alguns contornos bastante externos e curiosos.

Rio Nilo

Clima Encontram-se na África os climas temperados, semi-árido, equatorial, desértico, tropical e mediterrâneo. Essa diversidade se deve, entre outros fatores, ao relevo e ao fato de o continente estar localizado entre os trópicos de câncer e capricórnio.

Desértico

Regionalização da África O continente africano é composto por uma grande quantidade de países, no entanto, a divisão da África não ocorre somente entre nações. A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente. De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana.

África do norte & África Subsaariana

A Economia da África

Agropecuária & mineração A agricultura do continente africano apresenta-se sob duas formas: a de subsistência e a comercial. Como principais produtos de cultivo citam-se inhame , mandioca , milho , sorgo, batata e arroz. A forma comercial de agricultura está representada pela “plantation” sistema introduzido pelos europeus no período colonial.

Mineração A África detém grandes reservas minerais, destacando-se o ouro e os diamantes da África do Sul, do Zaire e de Gana, que respondem pela maior parte da produção mundial. É igualmente rica em fontes energéticas como petróleo e gás natural, explorados principalmente na Nigéria, no Gabão, na Líbia, na Argélia e no Egito. O subsolo africano fornece também em abundância os seguintes minerais: antimônio (África do Sul), fosfatos(Marrocos, grande produtor mundial).

Garimpo

A industrialização Tardia Distinguindo-se pelas elevadas taxas de natalidade, de mortalidade, pela baixa expectativa de vida e abrigando uma população jovem. A África caracteriza-se pelo subdesenvolvimento. Aparecendo ao mesmo tempo como causa e consequência desse panorama, os setores econômicos.

Economia africana A Economia da África consiste no comércio, na indústria, e nos recursos dos povos da África. A África é o continente mais pobre do mundo. Embora algumas partes do continente tenham conseguido ganhos significativos nos últimos anos, dos 175 países revistos no relatório humano de desenvolvimento de 2003 das Nações Unidas,

As Fronteiras da África .

O imperialismo europeu e a fragmentação territorial da África A África passou por inúmeros choques sociais, políticos e culturais em consequência da exploração comercial e da divisão do território pelos países europeus desde o século XVI, o que explica em grande parte a fragilidade dos estados nacionais africanos.

O redesenho do continente A retirada das potências européias do território africano foi em grande parte ocasionada pela situação econômica desastrosa em que elas se encontravam após a Segunda Guerra Mundial.

Apartheid: segregação étnica Apartheid: significa separação. Tratou-se de um regime de segregação racial em que os espaços ocupados e frequentados pelas comunidades brancas eram separados das população não-brancas. Nelson Mandela, um dos importantes líderes do movimento contra o Apartheid, que ficara preso por 27 anos, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Depois da independência Com a independência os estados africanos como Gana e Sudão iniciaram uma corrida descontroladas pela industrialização gastando milhões de dólares das reservas monetárias provenientes da agricultura direcionando-as a projetos de plantas industriais.

A África na nova DIT Na nova dit(divisão internacional do trabalho),a participação dos países pobres de baixa industrialização se dá pela produção de manufaturas que empregam pouca tecnologia,mão-de-obra barata e em geral desprotegida pelo estado muita matéria-prima e energia em atividades muitas vezes insalubres e poluidoras.

A dificuldade de acesso às novas tecnologias Quando analisamos o grau de acesso dos africanos às novas tecnologias de informação tornam-se evidentes o baixo nível de qualidade das infraestruturas do território e as dificuldades de desenvolvimento do continente.

A África à margem da globalização Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as atividades econômicas do planeta passaram de um período técnico- científico.

Fome e doenças na África

Subprodutos da pobreza Mais de 13 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano vítimas de doenças que não são adequadamente tratadas . Esse quadro é agravado pela fome crônica que assola as populações, a ONU alertava que cerca de 13 milhões de pessoas do sul da África corriam o risco de morrer de fome.

Efeitos da fome

Doenças Em 2003, a áfrica subsaariana respondia sozinha por cerca de 66% dos 38 milhões de pessoas contaminadas pela AIDS no mundo inteiro.

Um país muito necessitado

Oceania e Regiões Polares

A composição do continente A Oceania tem 8.923.000 km², dos quais 85% correspondem a Austrália, que por isso é chamada de ilha-continente. Além da Austrália, o continente possui duas outras massas territoriais significativas (papua Nova Guiné e Nova Zelândia) e inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos pelo Oceano Pacífico.

Fiordes - Oceania

Características Naturais do continente A Oceania é um continente que se destaca por suas paisagem diversificadas, que incluem desertos, praias, montanhas nevadas, fiordes e vulcões ativos. Situados junto à costa nordeste do estado australiano do Queensland, encontras-se o maior recife de corais do mundo

Austrália

Nova Zelândia

Formação territorial O domínio britânico na Oceania se iniciou no século XVIII, primeiramente, e, no século seguinte, na nova Zelândia. Ambos obtiveram suas independências no século XX.

Modelo Econômico Inicialmente, as economias australiana e neozelandesa giravam em torno da criação de ovelhas e da exportação de lã, além da exportação de ouro.

Regiões Ártica e Antártica Os Extremos da Terra

As Regiões Ártica e Antártica As regiões polares apresentam condições adversas para a ocupação humana.

Região Ártica O Ártico é circundado por terras e mares que se estendem do círculo Polar Ártico até o Pólo norte.

Região Ártica O mar cuja profundidade chega a mais de 4.000 metros . O Clima polar, além de intensamente frio e seco, com ventos constantes apresenta índices de precipitação, em forma de neve inferiores a 300 mm Na região Ártica o inverno é longo com temperaturas que variam entre -20°C e -50°C

Região Ártica

Região Ártica Durante o inverno a área toda é coberta pelo gelo e a temperatura atinge geralmente -60 °C. Durante o verão a tundra é a vegetação principal, mas nas áreas mais aquecidas pode se encontrar salgueiros e bétulas. A vida animal é pobre no tocante ao número de espécies, existindo, por exemplo, ursos-polares, focas atiças e bois-almiscarados.

Fauna da Região Ártica Urso-polar Raposa-do-ártico Foca Boi-almiscarado Elefante-marinho Rena Baleia

Região Antártica É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) °C.

Geografia da Antártica A maior parte do continente austral está localizada ao sul do Círculo Polar Antártico e circundada pelo Oceano Antártico. É a massa de terra mais meridional e compreende mais de 14 milhões de quilômetros quadrados, tornando-se o quinto maior continente. Sua costa mede 17 968 quilômetros e é caracterizada por formações de gelo, como mostra a tabela:

Os desafios da ciências nas regiões polares

Atividade científica na Antártica Em 1959,vários países assinaram o tratado da Antártica,pelo qual se firmou o compromisso do uso do continente apenas para fins pacíficos e de cooperação internacional por meio do desenvolvimento de pesquisas cientificas.O tratado entrou em vigor em 1961.

Pesquisas científicas no Ártico Os estudos no ártico e na antártica ainda estão em andamento e já levantam preocupações centrais quanto ao futuro do ambiente terrestre e da continuidade de um modelo de civilização que prejudica maciçamente atmosfera,os oceanos e vários ecossistemas do planeta.

Bibliografia Esse trabalho foi realizado através de sites de pesquisa e de livros didáticos. Site: www.google.com www.wikipedia.com.br Livros: CUNHA , Sônia de S. Danelli.