Projeto de Estatística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
Levantamento, construção e diagnóstico
Medidas de Dispersão.
Fundamentos de Economia
PROJETO DE PESQUISA Observatório Econômico de Diadema
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Estatística 1 - Introdução.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Uso dos Indicadores do SIOPS
PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)
PIB Municipal 2010 FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contas Regionais Porto Alegre, 12 de dezembro de 2012.
ESTRUTURA DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO.
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
O NOVO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
Resultados preliminares de 2003
Outra Regionalização do Mundo
Os indicadores da população
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
Estatística Básica Aula 2 Medidas de Dispersão
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
PIB Municipal FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 16 de Dezembro de 2008.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
PIB Municipal 2011 FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contas Regionais Porto Alegre, 17 de dezembro de 2013.
IDH medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" classificando os países como desenvolvidos (desenvolvimento.
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
INTEGRAÇÃO SERVIÇOS E INDÚSTRIA NA REGIÃO DO ABC Agosto de 2006 Miguel Matteo
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Paises Emergentes.
OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Recife, 11 de agosto de Pedro Eugênio Deputado Federal PT/PE.
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
PIB – Produto Interno Bruto Apresentação: EDUARDO MACHADO FELIPE TERRA LUCAS TASSIS LUIZ CARLOS HOMBRE.
Série Geográfica (espaço).
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Estatística Descritiva
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Produto Interno Bruto de Goiás – 2011
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Goiânia, 3 de abril de Variação real da economia goiana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria.
Introdução à Estatística
ECONOMIA E FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO SUDOESTE MINEIRO João Batista Rezende Doutor em Administração Pública Professor da Fundação João Pinheiro.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Professor: Jones Adão Pereira Soares.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Investimentos públicos em saúde, educação, segurança pública, habitação e saneamento [% PIB] Pessoas que ganham até 2 salários mínimos pagam 48,8% da.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Estatística Equipe: Bruno Farache (bf) Carlos Eduardo (cesps) Eduardo Carrazzone (ecc) Marcellus Tavares (mact) Pedro Montenegro (pmr)

Conteúdo Objetivo Introdução Estatística Descritiva Conclusão Base de Dados Estatística Descritiva Estatísticas calculadas Gráficos Conclusão Referências

Objetivo Aplicar técnicas da Estatística Descritiva em um conjunto de dados, fazendo uma análise dos resultados e mostrando-os em gráficos, facilitando o entendimento.

Introdução BASE DE DADOS: A Base de Dados utilizada no nosso projeto foi extraída do IBGE, base que explicita dados referentes ao PIB de cada município do Brasil nos anos de 1999 a 2003, trazendo dados dos três setores da economia que influenciam no PIB(Agropecuária, Indústria, Serviços) mais dados como impostos, Dummy Financeiro, assim como a população de cada município.

Introdução Tabela de Dados:

Introdução Variáveis Utilizadas: Ano UF Valor Adicionado Agropecuária Valor Adicionado Indústria Valor Adicionado Serviços Dummy Financeiro Impostos População PIB

Introdução Valor Adicionado Agropecuária – Valor que esta área da economia contribui para o PIB do município. Valor Adicionado Indústria – Valor que esta área da economia contribui para o PIB do município. Valor Adicionado Serviços – Valor que esta área da economia contribui para o PIB do município.

Introdução Dummy Financeiro – Valor calculado através do VA Administração Pública para ser debitado do PIB. Impostos – Valor arrecadado por cada município. População – Número de habitantes de cada município. PIB – Produto Interno Bruto do município que é calculado somando os valores da três áreas da economia com impostos e subtraindo o Dummy.

Estatística Descritiva A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias das muitas técnicas usadas para sumarizar um conjunto de dados. De certa forma estamos tentando descrever ou sumarizar as características dos dados que pertencem a esse conjunto.

Estatística Descritiva Estatísticas Calculadas: Média Mediana Amplitude Desvio Médio Variância Desvio Padrão

Estatística Descritiva Gráficos: Amplitude

Estatística Descritiva Gráficos: Desvio Médio

Estatística Descritiva Gráficos: Variância

Estatística Descritiva Gráficos: Comparativo de Renda

Estatística Descritiva Gráficos: Renda per Capita por Estado

Estatística Descritiva Gráficos: PIB por setor da Economia

Software Tela Inicial:

Software Tela Menu:

Conclusão As desigualdades entre os PIB`s dos municípios brasileiros cresceram entre 1999 e 2003. As desigualdades entre os PIB`s dos estados é bastante representativa. Destaca-se as diferenças entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A arrecadação do PIB vinda do setor de serviços representa 4 vezes a o setor de industria e 16 vezes o setor de agropecuária, o que representa um país subdesenvolvido, pouco industrializado e dependente de produtos externos. A desigualdade entre a renda per capita dos estados no primeiro ano de governo presidencial diminui.

Referências Página da Disciplina: www.cin.ufpe.br/~rmcrs/EST Página do IBGE www.ibge.gov.br pt.wikipedia.org/wiki/Estatística