Jornalismo por suporte: impresso – Gêneros e Jargões

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Transcrição da apresentação:

Jornalismo por suporte: impresso – Gêneros e Jargões Marcelo Freire Introdução ao Jornalismo UFOP Jornalismo por suporte: impresso – Gêneros e Jargões

Mídia impressa Jornais Revistas Outros Semanários Especializadas Jornal Mural, Boletins etc.

Jargões   ARTIGO Texto escrito por qualquer especialista. Trata-se de um elemento do jornalismo opinativo e, geralmente, não é publicado periodicamente (a cada dia, o leitor pode se deparar com um diferente articulista). Em grande parte dos jornais, os artigos podem ser encontrados nas páginas iniciais, próximo ao expediente e às cartas dos leitores. O texto é assinado pelo autor, cuja especialização é apontada. Ex.: José Tadeu Rodrigues é cientista político e professor de Teoria Política do Departamento de Sociologia da UnB. SUBTÍTULO (BIGODE) Termo que também acabou se transformando num jargão, nas redações, refletindo um sinônimo para o subtítulo (a frase inserida logo abaixo do título de uma reportagem, dando mais detalhes sobre o assunto, completando a idéia do título). Do ponto de vista da comunicação VISUAL, contudo, designa o fio, originalmente mais grosso no centro e fino nas pontas, que separa textos, títulos, fotografias, etc. Não ocupa toda a largura do material que separa.

Gêneros Jornalísticos Contribuição de José Marques de Melo MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2.ed. Petrópolis : Vozes, 1994.    Classificação das categorias jornalísticas e seus respectivos gêneros: JORNALISMO INFORMATIVO: Nota (“...corresponde ao relato de acontecimentos que estão em processo de configuração e por isso é mais frequente no rádio e na televisão” – p.65). Notícia (“... é o relato integral de um fato que já eclodiu no organismo social.” – p.65). Reportagem (“... é o relato ampliado de um acontecimento que já repercutiu no organismo social e produziu alterações que são percebidas pela instituição jornalística” – p.65). Entrevista (“... é um relato que privilegia um ou mais protagonistas do acontecer, possibilitando-lhes um contato direto com a coletividade” – p.65).

Gêneros Jornalísticos JORNALISMO OPINATIVO Editorial (“...expressa a opinião oficial da empresa diante dos fatos de maior repercussão no momento” – p.95). Comentário (“Informado rapidamente e resumidamente dos fatos que estão acontecendo, o cidadão sente-se desejoso de saber um pouco mais e quer orientar-se sobre o desenrolar das ocorrências.” – p.105. “... o comentário tem sua própria especificidade enquanto estrutura narrativa do cotidiano. Trata-se de um gênero que mantém vinculação estreita com a atualidade, sendo produzido em cima dos fatos que estão ocorrendo. Vem junto com a própria notícia” – p.109. Feito por especialistas da área – jornalistas ou não – o texto deve procurar “manter uma distância das ocorrências [...] Em síntese, [o comentarista] assume-se como juiz da coisa pública. Orienta sem impor. Opina sem paixão. Conduz sem se alinhar” – p.106). Artigo (“...uma matéria jornalística onde alguém (jornalista ou não) desenvolve uma idéia e apresenta sua opinião” – p. 116. O artigo tem duas especificidades: trata da atualidade e apresenta uma opinião, mas difere do comentário porque é feito, normalmente, por colaboradores que têm liberdade completa sobre a escolha do tema, o juízo de valor emitido e a forma textual.) Resenha (“... apreciação das obras-de-arte ou dos produtos culturais, com a finalidade de orientar a ação dos fruidores ou consumidores” – p.125. “A resenha configura-se então como um gênero jornalístico destinado a orientar o público na escolha dos produtos culturais em circulação no mercado. Não tem a intenção de oferecer julgamento estético, mas de fazer uma apreciação ligeira, sem entrar na sua essência enquanto bem cultural.” – p. 128)

Gêneros Jornalísticos JORNALISMO OPINATIVO Coluna (“A coluna é a ‘seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade, geralmente assinada, e redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum. Compõe-se de notas, sueltos, crônicas, artigos ou textos-legendas, podendo adotar, lado a lado, várias dessas formas. As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante, e são diagramadas geralmente numa posição fixa e sempre na mesma página, o que facilita a sua localização imediata pelos leitores’.” – p.136. “Do ponto de vista estrutural, a coluna é um complexo de mini-informações” – p. 138). Crônica (“A crônica moderna gira permanentemente em torno da atualidade, captando com argúcia e sensibilidade o dinamismo da notícia que permeia toda a produção jornalística.” – p.154. As principais características da crônica são: fidelidade ao cotidiano e crítica social. Entretanto, citando Antônio Cândido, Marques de Melo afirma que “essa tarefa o cronista realiza de modo dissimulado, pois ele mantém o ‘ar despreocupado, de quem está falando coisas sem maior conseqüência’” – p. 155-156). Caricatura (“A opinião se manifesta explícita e permanentemente através da caricatura, cuja finalidade satírica ou humorística pressupõe a emissão de juízos de valor.” – p.163. Classifica-se em: caricatura (propriamente dita), charge, cartoon e comic (história em quadrinhos) – p.168). Carta (“... o cidadão faz uso da carta (ou do telefonema, no caso, e da televisão) como possibilidade de intervir no debate público. – p.175. A carta é contudo aquele espaço em certo sentido democrático, ao qual cada um pode recorrer.” – p.177).

Jargões caderno Cada uma das partes separadas de um exemplar de jornal, dedicadas a assuntos específicos: Caderno de Política, Caderno de Economica, Cultura, Esportes, Caderno Feminino, Caderno Literário etc. São as editorias.   ChamadaS Textos curtos, distribuídos na primeira página do jornal, que resumem as principais informações publicadas pelo jornal naquele dia. Cada chamada remete o leitor para a página (ou páginas) onde o tema é abordado. Chapéu (OU VERSAL) Palavra ou expressão curta colocada acima de um título. Usada para indicar o assunto de que trata o texto ou os textos que vêm abaixo dela.

Jargões Charge Em geral no formato de desenhos divertidos, muitas vezes com personagens fixos, a charge é uma representação pitoresca, de caráter satírico, sobre fatos do dia-a-dia, sobretudo aqueles de cunho político.   COLUNA Textos analíticos e opinativos publicados, em geral por jornalistas, em cadernos específicos (política, economia, cidades, cultura etc.). Em geral, são periódicos. Jornalistas como Míriam Leitão (jornal O Globo, caderno de Economia) e Tostão (jornal Estado de Minas, caderno de Esportes) são colunistas que publicam diariamente. Do ponto de vista da comunicação VISUAL, contudo, as colunas também traduzem os blocos de texto dos jornais. Cada um tem uma largura de coluna, por isso é sempre bom saber quais são os jornais que seu cliente pretende usar, e fazer o desenho pela média de largura. O anúncio mede-se por centímetro quadrado e a coluna de letra a letra. Comunicação Visual Conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual de mensagens verbais ou não-verbais através dos diversos meios de comunicação.

Jargões Editorial Texto de jornal ou revista, geralmente não assinado, e que reflete o pensamento dominante na direção da empresa editora responsável pela publicação.   INFOGRAFIA OU INFOGRÁFICO Tabelas ou gráficos com dados que complementam dados fornecidos pela reportagem, facilitando o entendimento do assunto tratado e contribuindo para dar leveza à diagramação do jornal. INTERTÍTULO Pequenas palavras (ou pequenas frases) inseridas entre alguns dos parágrafos de uma reportagem. São, na verdade, pequenos títulos distribuídos no decorrer do texto. Isso dá leveza à página, evitando um aspecto poluído em função do excesso de texto, sem espaços para “respirar”. Manchete Título principal de uma página.

Jargões MATÉRIA PRINCIPAL Matéria localizada no alto da página, ou seja, é a principal reportagem daquela página.   Olho Pequeno texto (poucas linhas) em destaque, em meio à matéria ou reportagem, para destacar frases ou dados relevantes ou interessantes. Também dá leveza à página do ponto de vista da diagramação (comunicação visual). retranca Esse termo também já se transformou num jargão utilizado pelos jornalistas que, nas redações, utilizam-no para se referirem a toda e qualquer matéria relacionada ao tema abordado pela matéria principal. No entanto, do ponto de vista da comunicação VISUAL, a retranca se constitui em letras e números que simbolizam o material original.

Jargões SOBRETÍTULO Frase inserida logo acima do título, fornecendo mais dados sobre o assunto a ser abordado. Desta forma, completa, com uma única frase, a idéia do título.   Standart Em inglês, modelo, padrão. Página de 54 cm por 33 cm de área de impressão. SUÍTE Matéria que repercute um assunto abordado na edição anterior ou que dá seguimento a um tema publicado no dia anterior. TABLÓIDE Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.