Os propósitos de Deus na história de uma nação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Série Estudos Bíblicos
Advertisements

Colocando Deus em Primeiro Lugar
Principais características
2) NARRATIVAS DO ANTIGO TESTAMENTO SEU EMPREGO APROPRIADO
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
O TESTEMUNHO DO SERVO SENHOR A VIDA EXEMPLAR DE DANIEL.
PROFETISMO-EXÍLIO E PÓS-EXÍLIO
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Período Interbíblico.
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL Estudo 01 – Apresentação O tempo do retorno
A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de
Jeremias 28,1-17 Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias,
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
O testemunho na vida do servo
Os Livros das Crônicas.
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
SEJA UM LÍDER.
Os Livros Históricos do Velho Testamento o Governo e Desgoverno Humano
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Maria sede da Sabedoria
Compreender, através da visão de Daniel 8, que Deus restaura. Perceber que o povo de Deus está seguro n’Ele.
Profeta Sofonias.
...
ESTER, a Rainha.
Império Persa.
A História de Deus Parte 2
INTRODUÇÃOAOANTIGOTESTAMENTO. F ORMAÇÃO DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO Necessidade de definição dos livros inspirados. Ameaça da “literatura” cristã produzida.
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
Representantes de Deus em uma missão importante
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
Escola Restaurar 22 maio 2011 Esdras.
Interpretando as Escrituras Sagradas
HISTÓRIA BÍBLICA 3a Aula.
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
CAMPANHA DE JEJUM DA LUZ APOSTÓLICA
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
O PASTORADO E O PODER TENTAÇÕES. MARCOS DE NOSSA ÉPOCA Os valores presentes na pós-modernidade tem afetado a vivência e aspirações da Igreja e do Ministério.
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
LIDERANÇA EM TEMPO DE REFORMAS
O AVIVAMENTO BÍBLICO Neemias
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
SÉRIE DE ESTUDOS: “DANIEL”
UNIDADE 4 – ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROFETAS
Hebreus.
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos.
COMO SE FORMA E SE MANTÉM UM IMPÉRIO
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
LIÇÃO 9 - A NOVA RELIGIOSIDADE
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Lição da Escola Sabatina 15 de novembro a 21 de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015.
01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
TEXTO BÍBLICO: “ EE tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
Transcrição da apresentação:

Os propósitos de Deus na história de uma nação LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na história de uma nação Ruína e renascimento Unidade IV

Introdução Nesta unidade, verificaremos, primeiramente, as conseqüências e as ferramentas usadas no Juízo de 586 a.C. Depois, em “Escravos, porém protegidos”, destacar-se-à importância do império Medo- Persa na realização do propósito de Deus.

Capítulo 1 – Histórias do cativeiro 1.1 – As causas do exílio De acordo com os registros históricos e o conteúdo profético ) Reis, Crônicas, Jeremias, Habacuque, Ezequiel e Daniel ), Judá, à semelhança de sua irmã, a nação do norte, não foi preservada do juízo divino. 1.2 – O instrumento da correção divina A Babilônia, até 626 a.C., permaneceu na condição de província do Império Assírio, porém, com o declínio dessa potência na época de Assurbanipal. 1.3 – Os resultados positivos do exílio As experiências que Judá vivenciou em sua história por ter estado em Babilônia foram muitas e essas a levaram a diversas resultados.

Capítulo 2 – Escravos! Porém, protegidos 2.1 – Próximos do trono Daniel e Neemias foram duas figuras do povo judeu que viveram no exílio e ocuparam lugares privilegiados. 2.2 – A rainha Ester Outra personagem que, na condição de deportada, desfrutou de grande influência dentro do Império Persa foi Ester, uma escrava judia que presenciou a mais cruel investida de um inimigo tentando aniquilar o povo judeu. 2.2.1 – A ascensão de Ester 2.2.2 – O plano de extermínio 2.2.3 – O apelo de Ester ao Rei

Capítulo 2 – Escravos! Porém, protegidos 2.3 – A exaltação dos judeus e as celebrações pelo livramento Xerxes, após o episódio, além de poupar a vida dos judeus e conferir grande honra à rainha Ester e a Mardoqueu, permitiu que essa fizesse um segundo pedido.

Capítulo 3 – O retorno para a terra da promessa 3.1 – Zorobabel e a reconstrução do templo O retorno dos judeus, de acordo com os registros bíblicos encontrados no Antigo Testamento, foi um movimento que ocorreu durante a dominação medo-persa. 3.2 – Esdras e a restauração do culto O culto a Yahweh, apesar da existência do templo, não estava ocorrendo de acordo com a lei do Senhor. 3.3 – Neemias e a reconstrução dos muros da cidade Outra pessoa que marcou a história no período da reconstrução foi Neemias. Esse líder foi um funcionário do governador persa que entrou em cena 12 anos depois de Esdras chegar a Jerusalém.

Capítulo 4 – Os grandes desafios éticos e espirituais da reconstrução 4.1 – O repovoamento da terra A bíblia registra que os judeus, ao retornarem à terra da promessa ( movimento ocorrido entre os anos 536ª.C. e 445 a.C. ), encontraram muitos estrangeiros fixados ali e posicionados como sendo os autênticos donos. 4.2 – A reconstrução dos valores culturais A experiência em terra estranha possibilitou a Judá contato com uma sociedade muito liberal no que se refere aos modos de vida.

Capítulo 4 – Os grandes desafios éticos e espirituais da reconstrução 4.3 – A solidariedade entre os irmãos Manifestou também em tempos pós-exílio a necessidade dos judeus serem mais humanos e solidários com os seus irmãos. 4.4 – A permanente reconstrução da história Foi também desafio da reconstrução lembrar que ela é inconclusa. O constante desafio que temos é que nunca vamos concluir o projeto,principalmente quando se trata da história de um povo que possui uma missão especial a ser cumprida

Conclusão O estudo dos livros históricos é complexo devido à amplitude de seu conteúdo. A história é longa e apresenta desdobramentos. Os detalhes são muitos e sua interpretação pode ser aplicada a muitas situações e épocas