Coordenadora de Formação e Acompanhamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
III Encontro de Boas Práticas
Rotina na Alfabetização:
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Oficina de Apropriação de Resultados
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O papel do Estagio na Formação de Professores
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Coordenadora de Formação e Acompanhamento Sejam bem-vindos!!! Março 2014 Valéria Moura da Luz Coordenadora de Formação e Acompanhamento

Apresentação do Projeto Parceria SEEDUC/CECIERJ Foco do Projeto As necessidades de letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático para os alunos do 9º ano do EF e 1a, 2a e 3a séries do EM Regular

Objetivo Principal Conduzir os alunos da rede estadual ao desenvolvimento de habilidades apontadas como críticas e, como fruto natural desse desenvolvimento, alcançar a melhoria da aprendizagem e desempenho nas avaliações de larga escala

Público Alvo e Escolas Participantes O Diretor da Unidade Escolar deverá dar prioridade aos alunos com baixo desempenho, entretanto, se a escola não possuir alunos com notas abaixo de 5 nas disciplinas e séries do Reforço, não deverá descartar o programa, utilizando-o com os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado. Esse ano a SEEDUC optou por criar turmas de Reforço Escolar em todas as escolas onde havia disponibilidade de salas.

Frentes de Atuação que atuam de forma articulada

Material Didático Tempo de aplicação: Cada dinâmica foi elaborada para cada período de 100 minutos (2 tempos de aulas); O conteúdo foi construído a partir das habilidades apontadas como não desenvolvidas ou em desenvolvimento, segundo os resultados das avaliações diagnósticas da SEEDUC –> SAERJINHO. Os conteúdos norteadores -> Currículo Mínimo

Versões das Dinâmicas

Formato das Dinâmicas Etapa 1 – Compartilhar ideias: ênfase aos temas de revisão Etapa 2 – Um novo olhar: ênfase aos temas de revisão Etapa 3 – Fique por dentro: ênfase no currículo mínimo Etapa 4 – Quiz: traz uma questão para os alunos resolverem, baseada, preferencialmente, no currículo mínimo Etapa 5 – Análise do Quiz: importante o professor dinamizador comentar com os estudantes os possíveis erros (distratores) que podem aparecer Etapa Flex Para saber +: traz um tema relacionado ao currículo mínimo Agora, é com você!: o professor pode substituir, caso seja realmente necessário, a 3a. etapa e o Quiz por atividades propostas no Agora, é com você!

Formação Temos dois perfis de professores atuando no Projeto:

Formação Presencial e suas Datas Formação prevê 8 horas de capacitação, presencial aos sábados:

Formação a Distância Link do AVA do Reforço Escolar 2014: http://reforcoescolar.cecierj.edu.br/ava23/course/view.php?id=7 Os dados de login e senha de vocês são seus próprios CPFs (apenas números em ambos os campos!).  Ou seja, tudo acontece no AVA dinamizadores

Projeto Reforço Escolar 2014 Vamos trabalhar por uma educação de qualidade!