Biografia de Wassili Kandinsky

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DAFEN A Cidade Dos Copistas Ligue o som.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Santiago Temuco Foi lá em Temuco que José morreu, deixando órfãs as filhas Laura e Júlia. A mãe e as duas meninas começaram a passar grandes dificuldades.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
A Santa Ceia.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Os elementos básicos da linguagem visual
TEATRO DRAMÁTICO.
Fauvismo.
Modernismo no Brasil.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...
O Fundador dos Escuteiros
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Eduardo Afonso Viana.
ARTE E EDUCAÇÃO.
Laura Reydon e Luana Castro
Pierre Auguste Renoir
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Cândido Portinari.
Teoria do Design 12º I Tentúgal Curso Geral de Artes Bauhaus.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ALBERT EINSTEIN ( ) O Newton do século XX.
Carlos Carrà ( ).
Impressionismo.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Piet Mondrian.
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
Obrigado, Emilia !. Emilia desde pequena tinha uma saúde frágil, e não melhorava devido às condições em que vivia. Era ainda muito joven, quando casou-se.
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Monumento Nacional ao Imigrante
História e os Princípios do Design
Ismael Nery.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Dali, conseguiu levantar
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci Flori Jane Formatação:
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Eu sou poeta.
AS TINTAS.
CARTA DE UM JOVEM VICIADO
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
…um pintor que se chamava…
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Denise Dubiella.
CUBISMO Profª Patricia.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O universo do cinema mudo no teatro
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci. A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO.
Estética.
ALL STAR & MONET.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Biografia de Wassili Kandinsky Wassily Kandisky nasceu a 4 de dezembro de 1866, foi um artista de nacionalidade francesa nascido na Rússia. Este foi professor na Bauhaus, (Escola de Design, Artes plásticas e Arquitetura) de vanguarda alemã do inicio do séc. XX, introduzindo a abstração nas artes visuais. Ele nasceu numa família simples, com 8 anos de idade, começou a ter as primeiras aulas de desenho e de música, aprendeu a tocar piano e violoncelo e apesar de não ser um grande talento para a música, este contato lhe permitiu mais tarde desenvolver sua obra como pintor. Progressivamente, ele foi um dos maiores artistas do século XX.

Ele inovou as artes plásticas e influenciou outras diversas artes, foi um libertador da arte que ultrapassou tudo o que era conhecido e valorizado até então. Aos 20 anos de idade em 1886 Wassiky ingressou na Universidade de Moscou, optou pelo estudo de direito e economia, dado que conseguiu apenas um lugar de assistente jurídico, depois de formado na Universidade. Aos 30 deixou Moscou, mudou-se para a Munique, que na época era considerada uma cidade artística, aberta ao mundo. Nesse momento a arte deixa de ser para ele apenas um meio de escapar às tensões. Em 1901, Wassinky fundou a “Phalanx” sendo esta uma associação de artistas, expositores que foi inaugurada com a exposição de obras suas e de seus colegas, bem como: Stern; Klee; Husgen e Hecker.

A “Phanlax” fechou por falta de alunos no ano de 1904, porém a luta para alcançar o devido reconhecimento se refletiu em inúmeros projetos e intenções, em Janeiro de 1909, nasceu a “ Nova Associação de Artistas de Munique”. A cidade de Munique tornou-se o centro da arte vanguardista daquela época... Quando Wassily pintou a “Composição II”, as pessoas começaram a criticar esta obra, todas diziam que tratava-se duma obra de um louco/viciado em morfina ou haxixe.

A Bauhaus Em 1921, Walter Gropius convidou-o para lecionar na Bauhaus em Weimar. Sendo esta, uma escola que tinha como objetivo unir as artes e “saciar” a necessidade do homem. A Bauhaus nasceu de uma catástrofe, foi o ponto de convergência no séc.XX, tentou relacionar-se com a vida num sentido estético, consistindo também em ser uma ciência visual. Nenhuma outra instituição teve tão forte impato na arquitetura, no design e não tipografia do séc. XX.

Em 1922, a influência do partido bolchevista, sobre a sua função e o objeto da arte, que conduziu ao “ Realismo Socialista”, o tornou mal visto entre os inteletuais comunistas. Os quadros de Wassily foram retirados dos museus e a sua obra deixou de ser apresentada na União Soviética. A 1ª fase da Bauhaus foi contudo obrigada a terminar em 1924, face aos ataques dos partidos da direita, a Weimar, com essa discussão, Wassily funda com Klee e outros dois artistas o “Die Blaue Vier” (Os quatro azuis).

Em 1925, a Bauhaus muda-se para Dessau, iniciando uma 2ª fase, que já começou com condições bem mais favoráveis, foram expostos à disposição meios financeiros para a cosntrução de um edifício escolar e habitações para os mestres. Os dois pintores pediram a Gropius que introduzisse aulas de pintura livre, onde poderiam continuar as suas investigações sobre pintura. Wassily e Klee, estavam ligados por uma sólida amizade e cada um respeitava os princípios do outro, apreciavam-se tanto na qualidade de pessoas como pintores , criando contudo mundos completamente distintos.

Em 1926, na cidade de Munique, é publicado o segundo trabalho teórico importante de Wassily, “Ponto e linha em relação à superfície”. Mas, com a demissão de Gropius, a Bauhaus passou a ser dirigida por Hannes Meyer, de 1928 a 1931 e conheceu uma fase de intensa politização dos estudantes. A Bauhaus foi transferida em 1932, para Berlim e por uma forte campanha de difamação feita pelos nazistas, ela se fecha após encontrarem material comunista em suas instalações.

Os anos de guerra não pouparam Wassily, que estava a morar em Paris e sofreu terríveis privações. Apesar das dificuldades não perdeu seu entusiasmo pelo trabalho e continuou escrevendo diversos artigos em defesa da arte abstrata, no ano de 1940 ele terminou a sua grande obra, “À volta do círculo”. Até o fim, Wassily continuou a pintar diversos cartões , apesar de incapacitado por uma arteriosclerose, vindo a falecer no dia 13 de dezembro de 1944, aos 78 anos de idade em Neuilly-sur-Seine.

O docente: Prof. Sérgio Caldeira Elaborado por: Joana Pereira Fim 