A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
SÉCULO XX.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Trabalhando com Grupos
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
Profa. Reane Franco Goulart
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Autoavaliação Institucional e a CPA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Introdução ao Serviço Social
MESTRADO PROFISSIONAL
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM PROFa. HALENE MATURANA

A Universidade tem como missão formar profissionais para: Solução dos problemas da sociedade; Promoção da cultura, nos avanços da ciência e da tecnologia, pautando a formação dos profissionais dela egressos em princípios humanísticos, éticos e de pleno exercício da cidadania. Interagir com seu meio, utilizando conhecimentos produzidos para responder às demandas regionais, objetivando subsidiar as transformações sociais necessárias para uma sociedade mais justa e equânime. Aquisição de competências de longo prazo, domínio de métodos analíticos, de múltiplos códigos e linguagens; Mentalidade científica, qualificação intelectual ampla e abstrata para constituir base sólida para a aquisição contínua e eficiente de conhecimentos específicos, numa perspectiva de educação continuada.

Habilidades a serem desenvolvidas: Competência, demonstrada pela sua capacidade de formar profissionais aptos ao enfrentamento das novas condições impostas pelos crescentes e acelerados avanços da ciência e da técnica e pelas grandes mudanças verificadas nas relações de trabalho. Pertinência, capaz de permitir a rápida resposta às demandas e necessidades da sociedade, contribuindo efetivamente para a solução de problemas locais, regionais e nacionais e propondo soluções inovadoras e compatíveis com a realidade do país. Eqüidade, capaz de contribuir decisivamente para a igual distribuição de oportunidades a todos os cidadãos brasileiros.

Papel da Universidade na formação do enfermeiro: Oferecer alta qualificação científica, cultural e tecnológica, tornando-os aptos a atender às demandas nacionais e regionais, pautados em valores humanísticos e comprometidos com a ética, com a cidadania e com a promoção do ser humano; Promover o desenvolvimento da pesquisa, de atividades investigativas e de extensão como componentes do processo de formação de profissionais; Estimular atividades de pesquisa e desenvolvimento que conduzam a inovações tecnológicas, viabilizando sua utilização por diferentes grupos e segmentos sociais; Estimular a capacidade criativa, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo por meio da ação integrada entre ensino, pesquisa e extensão; Formar profissionais capazes de compreender a sociedade contemporânea em suas múltiplas dimensões e manifestações e dominar seus códigos e linguagens;

Papel da Universidade na formação do enfermeiro: Formar profissionais empreendedores, capazes de propor soluções inovadoras para os problemas da sociedade contemporânea; Produzir conhecimentos necessários à solução de problemas identificados em diferentes áreas e níveis de abrangência e divulgá-los; Incorporar, como material de análise, conhecimentos local e regional, interpretá-los e responder às demandas por meio da disseminação de informações e orientações aos serviços e à população. Formar nos alunos uma postura investigativa diante da realidade sociocultural, a valorização e capacidade de trabalho em equipe multidisciplinar e de buscar soluções inovadoras;

Papel da Universidade na formação do enfermeiro: Criar uma cultura de formação continuada no corpo docente, discente e técnico-administrativo no que concerne à atualização permanente de conhecimentos e novas tecnologias; Instrumentalizar o aluno para a atualização sistemática de conhecimentos com vistas a condições impostas pelo avanço da ciência e da técnica e transformações das sociedades; Instrumentalizar o aluno para desenvolver formas de abordagem originais para questões contemporâneas e para buscar soluções para problemas de sua área de atuação; Contribuir para a melhoria e desenvolvimento das condições sociais e da qualidade de vida da população e para a elevação da qualidade dos recursos humanos. Utilizar novas tecnologias no processo de mediação pedagógica.

Responsabilidades político-sociais do enfermeiro: Cidadão capaz de participar e envolver-se de forma compromissada às mudanças sociais; Atender o humano de forma holística; Ser capaz de participar da construção/ reconstrução do conhecimento; Estabelecer vínculos com a realidade contemporânea, em particular com a brasileira, lidando com a dissolução permanente das fronteiras entre as diversas áreas do conhecimento e das inovações científicas, culturais e tecnológicas. Identificar problemas relevantes e atuar junto à sociedade em compromisso com o exercício profissional na direção da resolução do processo saúde e doença e cidadania. Atuar no mercado de trabalho de forma ética e com postura profissional, compreendendo a si mesmo e ao outro, mediante maior conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens, e o meio ambiente físico e social.

Responsabilidades político-sociais do enfermeiro: Estar atento a integridade e a totalidade da saúde sabendo que o homem precisa de realização plena; Humanização da saúde; Busca e oferta do bem-estar; Entender que a saúde pertence mais à modalidade do ser que a do ter; Interpretar e avaliar a relação estreita dos fatores culturais, religiosos, e socioeconômicos que mudaram o homem e sua comunidade;