Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os quatro Ps do Marketing
Advertisements

GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]:
A Indústria Australiana de Vinho
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Aula 9 Política de Preço.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Notas de Presentación:
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
CRM (Customer Relationship Management
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit
Alimentos com alegação Diet e Light
A Competitividade Internacional no Setor da Cortiça
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Estratégias do agronegócio
Apresentação Síntese do Relatório Preliminar Nº2 (Adeptos)
MENSAGEM DO DIA.
Estratégias de Segmentação
A função comercial e o marketing
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Introdução ao Composto de Marketing
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
BENCHMARKING.
Briefing Havaianas PARTE 2
Tipos de Demanda.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
DEPARTAMENTO ECONOMIA AGRÁRIA COTHN Março 2006 COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA AGRICULTURA Carlos Noéme Hortofrutícultura 2013.
Débora Bozza John Lincoln Andrade Wallyson de Oliveira Sousa.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
MOLIN – UM NOVO OLHAR SOBRE A ESCRITA. Objectivo Dinamizar a marca Molin no mercado nacional, apresentando a marca com uma nova imagem, apostando nas.
Plano de Marketing.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Capítulo 17 Régua e mesa de seno
 Componentes do grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Inovação que não necessita de I&D: sugestões para uma política de inovação tecnológica centrada na difusão e na procura Marketing das Organizações Políticas.
Práticas Investigativas em Publicidade Lançamento de Produto
Instituto Superior Técnico António Biscaia nº Paulo Cardoso nº João Mendes nº52562 Lisboa, 26 Julho de 2007 Recipiente Térmico de Baixo Custo.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Empreendedorismo ________________________________________
Composição e apresentação da embalagem
Projeto Experimental em Publicidade Lançamento de Produto Integrantes do grupo 1 o Semestre de 2009.
Rejeições.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
CONCORRÊNCIA.
Introdução à Administração
Gestão de Marketing de Moda
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
“End Hunger Walk the World 2009” Marcha Contra a Fome 2009 Domingo, 7 de Junho 2009.
Transcrição da apresentação:

Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa

Gestão Preços/ Junho PONTOS ABORDADOS :  A empresa Luso  O produto  Posicionamento  Comunicação  Diferenciação  Preço  Conclusão

Gestão Preços/ Junho LUSO – Soc. Água do Luso  Líder do mercado nacional de águas engarrafadas em águas lisas  Única marca de água mundial certificada  A Soc. Água Luso tem como objectivo ser a melhor empresa de bebidas em Portugal  Aposta constante em níveis como o tecnológico, o de gestão, entre outros

Gestão Preços/ Junho O PRODUTO  Forma Luso é a primeira e única bebida do Mundo a integrar fibras solúveis na sua composição, ajudando a controlar o apetite e o peso.  Público Alvo Feminino, contudo não menospreza o masculino  Apresentando-se como um produto absolutamente revolucionário no mundo das águas. Formas Luso apresenta-se como um alimento fundamental na dieta diária de quem quer emagrecer.  Tem um teor calórico desprezível, é composta em 95% por água do Luso e inclui 0,9 gramas de fibras solúveis.

Gestão Preços/ Junho O POSICIONAMENTO  Contrário das bebidas light, que prometem emagrecer mas cuja composição permanece incógnita, é justamente a composição desta bebida (as fibras) e os seus supostos benefícios para o organismo que são realçados e explicados ao pormenor.  Por não ser gaseificada e fazer uma aposta clara na composição da água, claramente direccionada para as questões relacionadas com a saúde  Possuírem características positivas para o organismo e ajudar a emagrecer ou “manter a linha”.

Gestão Preços/ Junho COMUNICAÇÃO  Estratégia de comunicação que visou reforçar o carácter de inovação de Formas Luso.  Assentou em acções de relações públicas  «Testemunhos» foi o próximo passo. O projecto envolveu um conjunto de pessoas que seguiu um plano regular de consumo de Formas Luso, preparado por uma consultora especializada em estudos científicos que trabalha principalmente com a indústria farmacêutica.  Formas Luso se associa a eventos onde o assunto saúde, perca de peso, obesidade esteja presente, apoiando e patrocinando diversas iniciativas onde esta temática esteja presente.

Gestão Preços/ Junho DIFERENCIAÇÃO  Distingue e diferencia das restantes pelas componentes (fibras) que teoricamente são benéficas para a saúde, algo que na altura que foi lançada esta água era inexistente no mercado nacional das águas.  Conjunto de benefícios como a perca de apetite e que ajuda a regular o peso.  Diferenciação também pela imagem, através por exemplo da forma da garrafa ( efeito agradável ao toque e de fácil transporte)

Gestão Preços/ Junho PREÇO  O preço deve ser determinado mediante que produto/ serviço, que consumidores, quais os mercados, que canais de distribuição e quais os métodos de venda. Iremos então de seguida abordar este ponto do preço mediante os custos envolvidos, que serão: - custos de produto (água; fibras e aromas; embalagem) - custos de transporte ( …para os canais de distribuição) - custos de comunicação ( promoção,etc…) A soma destes custos será o valor dos custos envolvidos, inerentes à produção do produto em questão.

Gestão Preços/ Junho PREÇO  Custo do produto Água 1lt igual a 0,30 cêntimos – para garrafas de 0,50lt igual a 0,15cêntimos Fibras e aromas por cada 100g igual a 3 euros – para garrafas de 0,50lt é necessário 0,9 gramas, ou seja , x = 0,27 cêntimos Embalagem segundo pesquisa deste género de garrafas fica a 0,10 ct a unidade Total dos custos de produto são de ( 0,15+0,27+0,10= 0,52)

Gestão Preços/ Junho PREÇO  Custo de transporte Custo de uma carga para entrega em todo o território nacional para transporte de unidades é de 1200 euros. Total dos custos de transporte é de 2,5 ct por unidade  Custo de Comunicação supondo que seria de 5% 0, x = 2,6 ct seria o custo de comunicação para cada unidade Assim, a soma destes custos (0,52+0,025+0,026=0,57 ct)

Gestão Preços/ Junho PREÇO Para uma margem de 10% e utilizando uma margem limpa efectuámos o seguinte cálculo: = 0,57 (1 – 0,10) = 0,63 ct Este é o valor que nos dá a soma dos custos com produto, transporte e comunicação. Valor este que é inferior ao praticado no mercado, ou seja, optando por aplicar um preço superior, a empresa pode maximizar os seus recursos. De recordar que o preço praticado actualmente em praticamente todos os canais de distribuição é de cerca de 0,75 cêntimos.

Gestão Preços/ Junho CONCLUSÃO  Em jeito de conclusão e depois de se fazer uma análise a pontos relevantes do nosso ponto de vista de modo a fazer e definir uma correcta estratégia de preço, pontos como o posicionamento, diferenciação, comunicação, concluimos que a formas Luso tem um posicionamento direccionado para as questões relacionadas com a saúde e bem estar, sendo essa a sua principal diferenciação em relação a algumas águas semelhantes já existentes no mercado. Semelhantes pois do género com este tipo de posicionamento era inexistente, Formas Luso foi pioneira e inovadora, o que juntamente com o preço praticado actualmente no mercado nos leva a concluir que a estratégia aplicada foi uma estratégia de desnatação, pois o preço comparativamente a essas mesmas águas semelhantes é elevado.