QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.

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Transcrição da apresentação:

QI_PME Norte Benchmarking

2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking Balanço de Competências Organizacional Encaminhamento para Centros de Novas Oportunidades (CNO) Elaboração do Plano de Acção Implementação do Plano de Acção Consultadoria Especializada Sessões Temáticas Formação Intra / Inter Avaliação e Redefinição do Plano de Acção Avaliação Seminário de Encerramento 1ª Fase2ª Fase3ª Fase

> Intervenientes (inputs) Empresário / Representantes da Empresa Benchmarking Consultor (competências em concepção e planeamento estratégico da formação) Benchmarking (análises e conclusões) Coordenação / EXPOENTE

> Benchmarking O que é? “Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem“ - Definição Comissão Europeia São sistemas de informação que possibilitam a avaliação do desempenho comparativo das empresas Para que serve?

> Benchmarking Permite a avaliação comparativa das empresas portuguesas nas áreas abaixo indicadas: Financeira; Gestão; Excelência do Negócio; Marketing; Produção; Saúde e Segurança no Trabalho; Energia e Ambiente; Inovação; Responsabilidade Social ( a disponibilizar brevemente) Logística e Transportes.

> Benchmarking E tomando em consideração os seguintes critérios de comparação: Volume de Negócios; Nº de trabalhadores; Região; Sector de actividade; ou Classificação da Actividade Económica

> European SME Benchmark Index (ESBI) O ESBI permite, baseado numa abordagem "Balanced Scorecard", avaliar a empresa nas perspectivas: Financeira; Cliente; Processo Interno; Aprendizagem e Desenvolvimento

> European SME Benchmark Index (ESBI) Permite a comparação do desempenho empresarial num contexto internacional, com os países: Alemanha; Áustria; Bélgica; Eslovénia; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Irlanda; Itália; Lituânia, Polónia; Reino Unido; Rep. Checa e Suécia.

> Módulos Normativos 4 Módulos de carácter obrigatório (Excelência, Financeiro, Gestão e Marketing) 1 Módulo à escolha (Produção, Inovação, Ambiente e Energia, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Logística)

> Módulos Normativos – 4 Obrigatórios 1.LIDERANÇA 2.ESTRATÉGIA 3.PESSOAS 4.RECURSOS 5.PROCESSOS 6.AVALIAÇÃO Dimensões 1.ECONOMIA/FINANÇAS 2.CONTABILIDADE 3.TESOURARIA 4.AUDITORIA 5.CONTROLO DE GESTÃO Dimensões 1.SATISFAÇÃO DO CLIENTE 2.INOVAÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS 3.FORNECEDORES 4.INFORMAÇÃO 5.RECURSOS HUMANOS Dimensões 1.ESTRATÉGIA 2.PRODUTOS / SERVIÇOS 3.MODELO DE PREÇO 4.PROMOÇÃO 5.DISTRIBUIÇÃO 6.GESTÃO DE CLIENTES Dimensões Excelência FinanceiroMarketing Gestão

> Módulos Normativos – 1 Opcional 1. POLÍTICA 2. PLANEAMENTO 3. GESTÃO 4. IMPLEMENTAÇÃO 5. OPERAÇÃO 6. MONITORIZAÇÃO Dimensões 1.RECURSOS HUMANOS 2.PRODUTOS 3.PROCESSO 4.ORGANIZAÇÃO 5.MARKETING 6.FINANCEIRA Dimensões 1. PLANEAMENTO 2. PRODUÇÃO 3. FORNECEDORES 4. MANUTENÇÃO Dimensões 1.POLÍTICA 2.PLANEAMENTO 3.ACTIVIDADES Dimensões Amb. e Energia InovaçãoSegurança Produção

> Relatórios de Benchmarking Os relatórios de benchmarking foram concebidos de forma a mostrar os resultados do exercício de benchmarking realizado, ou seja, o desempenho relativo duma empresa face a um grupo resultante dos critérios de benchmarking escolhidos, e são apresentados sob a forma de gráficos e de tabelas: Os gráficos mostram a posição relativa da empresa para cada indicador; quanto mais elevada for a posição nos gráficos, melhor é o desempenho. As tabelas apresentam os dados reais da empresa e da amostra, proporcionando uma desagregação dos dados em cinco intervalos de percentis

MERCI!