AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Vídeo Educar – Rubem Alves
Avaliação Institucional
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
Informática e educação Claudio de Oliveira
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Escolhendo o nosso Futuro
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Divulgando a Pesquisa.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
Um Novo Espaço para o Saber
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Matriz de avaliação processual
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK

Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com finalidade educacional. Pretende-se com esses estudos analisar como o professor atua no contexto das redes sociais e como essa tem auxiliado na aprendizagens de seus alunos.

As redes sociais surgem com a proposta de serem um espaço de construção colaborativa de relacionamentos auxiliando na aprendizagem dos alunos. Hoje faz parte do cotidiano dos professores e dos alunos o acesso em tempo real á informações adivindas de qualquer lugar do mundo e a facilidade de comunicação por meio de diversos aparatos tecnológicos

Redes sociais Construção colaborativa de relacionamentos Otimiza o tempo em sala de aula Melhora a comunicação Constrói novas comunidades de aprendizado.

Kenski ( 2003 p. 93) “ é preciso que ocorra uma profunda e significativa mudança institucional no sistema educacional”.

Educar utilizando-se das redes tem como ponto relevante, a redefinição do papel do professor. È preciso que os professores estejam minimamente familiarizados com essas novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas.