INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Bacharelado em Sistemas de Informação
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Prefeitura municipal de Imperatriz
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Curso de Especialização em Educação Infantil
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Prof. Dr. David Lopes Neto
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Ensino Médio e Educação Profissional
Avaliação Institucional 2013/2 RESULTADOS. NOTAS DESEMPENHO DOCENTE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Introdução ao Serviço Social
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
O papel do Estagio na Formação de Professores
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
Assessoria de Avaliação Institucional
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Portal Saúde Baseada em Evidências Tutorial de Acesso.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM 2012.2 – NOITE Aula - 05

Avaliação do desempenho da graduação a) Os conteúdos programáticos previstos pelas Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) para cada curso. b) Ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; c) Ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.

Instrumentos Básicos A prova: São 10 questões de conhecimentos Gerais + 30 de conhecimentos Específicos , totalizando 40 questões. Questionário de impressões dos estudantes sobre a prova. Questionário Socioeconômico. Questionário do Coordenador do Curso.

Se ligue! O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a sua regularidade junto ao Ministério de Educação é condição prévia a conclusão de curso de graduação, colação de grau, expedição e registro do respectivo diploma.

Provas passadas Em 2010, conforme portaria nº 5/2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi realizado no dia 21 de novembro, onde foi avaliado os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Algumas Questões

Algumas Questões

Algumas Questões

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO OBJETIVOS Habilitar o Profissional Enfermeiro para as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, atendendo aos princípios da legislação vigente, inserindo conhecimentos de higiene e segurança no Trabalho, tornando-o apto a se inserir na equipe de segurança do trabalhador.

ESTRUTURA CURRICULAR Seminário de Integração Doenças Ocupacionais Ações Básicas na Enfermagem do trabalho Origem e Evolução do Trabalho Contexto Atual da Saúde Pública na Saúde do Trabalhador Metodologia Científica I Fisiologia do Trabalho

Abordagem da Assistência de Enfermagem ao Trabalhador Epidemia Ocupacional Toxicologia Ocupacional Ergonomia do Contexto Empresarial Trabalhador: Reabilitação no Ambiente de Trabalho Ponto Atendimento na Empresa

Registros da Saúde do Trabalhador Psicologia do Trabalho Legislação Trabalhista e Previdenciária Administração e Planejamento em Serviços de Saúde do Trabalhador Metodologia Científica II Seminário de Monografia Seminário de Enfermagem do Trabalho

Duração CARGA HORÁRIA 360 horas, não incluída a carga horária reservada ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. As aulas serão ministradas aos sábados, quinzenalmente, no horário das 8h às 17h. DURAÇÃO PREVISTA 17 meses de aulas teóricas e 3 meses de orientação do artigo científico.

Quanto tempo em média é a duração de uma pós-graduação? O tempo mínimo para conclusão de uma especialização é de 360h. No caso de mestrado e doutorado, determina-se que durem pelo menos um e dois anos, respectivamente. Entretanto, o que se observa é que os mestrados costumam durar ao menos dois anos, e o doutorado, quatro.

História do Ensino Superior "O real significado do termo "Ensino Superior" vai muito além do de ensino de terceiro grau, como ficou popularizado principalmente após as reformas das décadas de 60 e 70. O saber superior deve ser adquirido mediante o uso de codificações, sistemas, modelos e símbolos da semântica científica e, por isso, foge à praticidade do dia-a-dia e se reserva aos que disponham de condições especiais para abordá-lo. Por isso, como muitos querem, não pode ser democraticamente acessível a todos. É um ensino, por natureza, elitista, para uma minoria capacitada intelectual e culturalmente e não no sentido trivial de pessoas sócio-economicamente bem postas na comunidade."