Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE Ministério da Cultura.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Cadastramento, Qualificação e Monitoria de Fornecedores
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Programas Sociais de Moradia Econômica
GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações do GEPDI. Encaminha ao GEPDI. FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO.
O que é? Programa de Auxílio Estudantil
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Prestação de Contas.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
Controladoria-Geral da União Ministério do Planejamento Convênios julho de 2007.
OBSERVAÇÕES GERAIS Atenção às quantidades das metas !!
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Lei de Incentivo ao Esporte
Passo-a-passo para compra e venda
ASSOCIAÇÕES.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
TREINAMENTO SIAP.
Ciclo de Planejamento PPA.
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
PARA CDLS DE SANTA CATARINA Reconhecer e premiar gestores e demais colaboradores de todas as CDLs de Santa Catarina, pelo comprometimento e empenho nas.
Oficina "Controle das Fontes de Recursos"
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Recursos e Fontes de Financiamento
Como solicitar a certificação
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
REDES E RUAS EDITAL DE FOMENTO INCLUSÃO, CIDADANIA E CULTURA DIGITAL.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
ORÇAMENTO CRIANÇA O Orçamento Criança e Adolescente contém o que você precisa saber sobre o que foi gasto ou está previsto para ser gasto com a criança.
Gestão de Recursos na Escola: Transformando a Comunidade.
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Elaboração de Projetos
Lei Orçamentária Anual - LOA
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
O Plano de Trabalho como Elemento Central das Parcerias
Territórios de Paz. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania/PRONASCI marca uma iniciativa inédita.
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07
Formulário de Inscrição
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
Procedimentos para participação nos processos seletivos para concessão dos auxílios previstos nos Programas de Promoção à Permanência do Campus Ceilândia.
ORIENTAÇÕES PARA A   ELABORAÇÃO DE PROJETOS   PARA O FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA CMDCA – Joinville 2014.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL 1 – OBJETIVO O Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR, foi criado pela Medida.
RESOLUÇÃO N o 017/2011-CONSAD, de 19 de maio de Dispõe sobre a cobrança de valores para custeio das ações de extensão oferecidas pela Universidade.
Transcrição da apresentação:

Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte Concurso n° 01/2008 Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte

Sobre o Fundo É um mecanismo de financiamento voltado à promoção do esporte em Charqueadas; Podem candidatar-se aos recursos, entidades esportivas, educacionais e associações; Só poderão ser apresentados projetos na área esportiva; É vedada a participação de membros do Conselho Municipal do Desporto, bem como de servidores da Coordenadoria Municipal de Promoção do Esporte-COMPE.

Sobre a participação Os projetos deverão ser apresentados em três vias idênticas seguindo o modelo de Plano de Trabalho, com os respectivos Anexos; Apenas serão aceitos projetos protocolados dentro do prazo, que encerra-se no dia 27 de março (5ª feira), até às 16h.

Sobre os Recursos O Fundo disponibilizará R$ 30.000,00 neste edital, que poderá financiar até 100% do projeto; Cada projeto não deve ultrapassar 25% do valor total destinado, ou seja, R$ 7.500,00; A Lei Municipal nº. 1970/07 estabelece que no mínimo 50% dos recursos do Fundo deverão ser aplicados em projetos que visem à inclusão desportiva de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social.

As atividades que serão consideradas como de caráter de inclusão social esportiva para jovens e adultos, conforme o  art. 3° da Lei Municipal n° 1970/06, em seu parágrafo único, serão todas aquelas que servirem para incentivar e auxiliar na iniciação e manutenção do hábito de praticar esportes como meio saudável de lazer e visando atividades complementares ao turno da escola.

Por onde começar? Dicas para a redação do Plano de Trabalho

Documentação Caso o projeto venha a ser contemplado, a entidade deverá apresentar: Certidão de regularidade para com a Fazenda Municipal, Estadual e Federal (Dívida Ativa da União – da Receita Federal, do INSS e do FGTS) estatuto da Fundação da entidade registrado em cartório; Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia da Ata de posse da diretoria atual; CPF e RG do representante legal da entidade; conta bancária em nome da entidade.  

Modelo de Plano de Trabalho É o modelo para a apresentação dos projetos; Deve conter todas as informações necessárias a sua compreensão. OBS: o modelo de formulário pede o mínimo a ser informado, podendo o proponente acrescentar outros elementos que julgue pertinentes à análise do projeto. Tudo o que não aparecer no Modelo de Plano de Trabalho, mas é necessário para a compreensão do projeto deverá ser apresentado como Anexo.

Itens Dados de Identificação (título, área esportiva e identificação da entidade proponente); Detalhamento do projeto (descrição, justificativa, metas, prazo de execução, metodologia, atividades de caráter de inclusão, retorno de interesse público, ficha técnica e previsão de custos) Anexos (currículo da entidade – obrigatório, qualquer outra informação não prevista no item Detalhamento do projeto – orçamentos, currículos de oficineiros, conteúdo programático em caso de oficinas, etc)

Detalhamento do Projeto: Descrição Não utilize este espaço para defender ou explicar as razões do projeto, isso será feito na justificativa; Descreva de forma sucinta (máximo de 10 linhas); Nela podem aparecer o público alvo, a quantidade de beneficiados, os passos da organização, mas sem grandes detalhamentos. Ex: realização de oficinas de futsal para até 45 interessados em diferentes faixas etárias, durantes 6 meses.

Detalhamento do Projeto: Justificativa Consiste nas razões para a apresentação do projeto. Deve destacar os aspectos mais importantes da proposta, tais como: originalidade e importância para o panorama esportivo de Charqueadas. Deve também justificar a necessidades de recursos públicos para a viabilização do projeto. Relembrando aquele exemplo de Descrição sucinta do projeto, como seria a justificativa para aquele projeto? Alguém tem uma sugestão? A valorização da prática do futsal, além das benesses para a saúde, desempenha um especial papel para a socialização de seus praticantes. Situando nossa proposta no panorama esportivo de Charqueadas, fica evidenciado a necessidade de possibilitar um espaço consistente ao desenvolvimento desta pratica esportiva. Assim, apresentamos a este conselho o projeto “Futsal para todos”, que se propõe a realizar oficinas de futsal para três faixas etárias, infantil, juvenil e sênior. Nossa entidade dispõe da estrutura física adequada para a realização desta iniciativa, por essa razão os recursos financeiros solicitados contemplam somente os custos como os oficineiros e seus encargos sociais, bem como a aquisição de material esportivo, entre outros itens.

Detalhamento do Projeto: Metas É a apresentação gráfica da quantificação das atividades; Exemplo 1: Exemplo 2: Atividade Unidade de medida Quantidade  oficinas de Futsal turmas   03 Este item é sempre apresentado sob a forma de uma tabela. Atividade Unidade de medida Quantidade  oficinas de Futsal integrantes  45

Detalhamento do Projeto: Prazo de execução É o tempo que o proponente necessita para realizar sua proposta. Preferencialmente, deve ser apresentada em meses. VERIFICAR COM O CHICO SE EXISTE UM LIMITE DE MESES.

Detalhamento do Projeto: Metodologia É um texto que descreve os passos a serem seguidos, mês a mês, com o maior detalhamento possível, desde o início até a conclusão do projeto, permitindo uma clara compreensão de como ele será realizado; Deve-se informar o plano de divulgação, quando houver; Quando o projeto resultar em campeonato ou outro evento público, indicar o(s) loca(is) provável(is) para a sua realização.  Tudo que aparece no orçamento aqui deverá estar citado. Deve ficar claro como o proponente irá executar seu projeto, como as etapas ou atividades estarão distribuídas ao longo do prazo de execução.

Atividades de caráter de inclusão esportiva Ações que o proponente estabelece para contemplar o § único do artigo 3° da Lei municipal n°. 1970/2006, criada para fomentar e estimular a prática de esporte entre crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade. Exemplos: cotas de produtos, apresentações públicas gratuitas, oficinas ou outras atividades segundo a natureza do projeto. Essas ações podem ser oferecidas ou revertidas para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto NÃO É OBRIGADO a contemplar esse item, no entanto ao não fazê-lo deverá escrever isso. (se deixar em branco o avaliador pode pensar que foi esquecimento)

Detalhamento do Projeto: Retorno de interesse público Item obrigatório. Consiste em atividade, cota, ou qualquer outra ação que beneficie a comunidade não diretamente atendida pelo projeto. Exemplo: cotas de participação nas turmas para pessoas que não são ligadas ou atendidas diretamente pela entidade.

Detalhamento do Projeto: Ficha técnica Relação dos principais, técnicos e fornecedores [pessoas físicas e jurídicas] e suas respectivas funções no projeto. Como informação complementar (anexo) o proponente poderá apresentar o currículo dos envolvidos, como por exemplo, no caso de oficineiros.

Detalhamento do Projeto: Previsão de custos Relação de TODAS as necessidades financeiras do projeto, seus usos, quantidades, custo unitário e total. Exemplo: Fonte Usos Un. medida Quantidade Unitário Total Fundo Oficineiro cachê 3 200,00 600,00 INSS oficineiro - 120,00 Material esportivo material 1 400,00 Alguns cuidados: erros de calculo superiores a 0,1% desabilitam o projeto; sempre quando for contratado serviço de pessoa física, deverá ser previsto o recolhimento do INSS (alíquota 20%), especificando-se qual(is) item(ns) da planilha se refere. não havendo a previsão, o proponente se responsabilizará por este(s) recolhimento(s).

Não podem ser computadas: Despesas com contas telefônicas, luz, água, [como comprovar seu vinculo com o projeto?] Recursos para reformas, ampliação ou qualquer outro tipo de benfeitorias em imóveis [o fundo destina-se exclusivamente ao financiamento de ações de caráter esportivas]

Detalhamento do Projeto: Cronograma Distribuição dos recursos da Planilha de custos, de acordo com as atividades descritas na Metodologia, utilizando tantas colunas quantos forem os meses referidos no Prazo de execução. Exemplo: Fonte 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês Total Fundo 720,00 100,00 - 200,00 1.120,00 Proponente 250,00 1.370,00 O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

Dicas para a redação de um projeto Evitando dores de cabeça

Planilha de custos Evite expressões genéricas como Despesas diversas, Reserva de contingências, etc; Agrupe as despesas em atividades e calcule percentualmente os pesos de cada uma delas (o valor maior deverá ser sempre o da atividade principal do projeto) Não esqueças das contribuições, além do INSS existem os limites estabelecidos pela tabela do Imposto de Renda. O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

Metodologia Tende a ser o maior texto do projeto, dependendo da complexidade da proposta; Nela será apresentada todas as etapas, os procedimentos, os critérios de seleção, as formas de divulgação, etc. Sua redação deverá ser clara e precisa. O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

Apresentação Evite preencher a mão sua proposta, isso poderá ocasionar erros de entendimentos e conseqüentemente prejudicar seu projeto; Mantenha certa uniformidade na aparência do projeto, isso indica organização; Não encaderne ou grampeie seu projeto, isso dificultará o recebimento pelo Protocolo comprometendo a aparência final do projeto; Evite a todo custo erros de ortografia e digitação.

Um bom projeto nunca deixa dúvidas sobre seu propósito e forma de execução Antes de protocolar seu projeto, apresente-o para alguém que não saiba nada sobre o assunto. Se essa pessoa for capaz de compreender sua proposta, provavelmente, o projeto foi bem formulado.