“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
A Música na Educação Infantil
ARTE E A MÚSICA.
Máscaras Africanas.
OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA AULA DE INFORMATICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Professor-artista-professor
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
O uso da internet nas escolas
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Meu Malvado Favorito.
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
SING SING SING SING.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Planejamento PNAIC 2014.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
A descoberta dos Animais
Sugestão de Atividade:
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Metodologia do Ensino de Arte
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Colégio Estadual Augusto Meyer
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Metodologia do Ensino da Arte
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Softwares Educacionais
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música” Mídia, Tecnologias Digitais e Educação Professora: Patrícia Behar Andressa Nery Garrafiel, Israel Oliveira da Silva e Angela da Silva Costa 2012/2

Introdução Esta proposta tem como finalidade propiciar ás crianças o contato com arte através da música, proporcionando espaços que inspirem a sensibilidade artística, a manifestação da criatividade, princípios de práticas musicais e outras coisas;

Objetivos Proporcionar uma pequena oportunidade do infinito das artes; Trabalhar o desenvolvimento corporal; Estimular atenção e sensibilidade para perceber os sons; Despertar a criatividade; Proporcionar o contato com uma ferramenta de criação de som (MusicLab); Apresentar novos estilos musicais;

Recursos utilizados Instrumentos musicais Vídeo construído Quadros e tintas Laboratório de Informática Ferramenta virtual: MusicLab

Justificativa Esse projeto foi pensado para buscar atender a necessidade de abrir espaço na escola para a arte, para isso escolhemos trabalhar mais especificamente a música, podendo esta iniciativa abrir espaço para outras práticas artísticas.

Legislação: A Lei nº 11.769, de 18 de Agosto de 2008 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. (Lei decretada e sancionada pelo ex-presidente da república Luis Inacio Lula da Silva)

Desenvolvimento do projeto: O projeto visa construir dentro de uma sequência de atividades propostas a aproximação e a sensibilidade com a arte. Para isto vamos propor uma sequência de quatro atividades que darão a conhecer e a experimentar a arte, de forma especial trabalhando a música.

Os alunos serão dispostos de forma desordenada pela sala de aula; 1ª Atividade O professor irá preparar o aparelho de som com uma seleção pré definida de músicas diferentes ritmos; Os alunos serão dispostos de forma desordenada pela sala de aula; o professor instruirá que em um primeiro momento eles apenas terão que ouvir e sentir a música;

Ao som das músicas tocadas os alunos irão fazer sua obra de arte; 2ª Atividade O professor irá preparar o aparelho de som com uma seleção pré definida de músicas instrumentais de diferentes ritmos; Cada aluno será disposto pela sala e receberá uma folha de papela A3, pincéis e tintas; Ao som das músicas tocadas os alunos irão fazer sua obra de arte;

3ª Atividade O professor irá preparar a sala fazendo-a livre de qualquer tipo de móvel, estarão dispostos apenas instrumentos musicais diversos; Para o inicio da atividade o professor poderá sentar com a turma em roda (sugestão) e conversar sobre as experiências com a música que tiveram até o momento; Na sequência a turma será convidada a então experimentas os instrumentos que estão a disposição; A ideia é proporcionar o contato e o reconhecimento com esses instrumentos. Poderão produzir sons, brincar, enfim, estarão livres; Ao final da aula em roda cada aluno partilhará com os colegas o que sentiu nessa experiência;

Esta aula será realizada no laboratório de informática; 4ª Atividade Esta aula será realizada no laboratório de informática; O professor instruirá os alunos a conhecer e utilizar a ferramenta MusicLab; E lançará como proposta de fechamento do projeto que cada aluno crie seu próprio ritmo musical;

Conclusão: Para a conclusão final deste projeto o professor apresentará o vídeo criado que significará parcialmente toda a prática realizada durante este projeto. E ao final a turma será convidada a fazer o relato breve do que entendeu da relação do vídeo com o projeto e que sentido teve essa experiência para eles.

Referências bibliográficas: http://www.wevideo.com/ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11769.htm http://remixer.clubcreate.com/v2/musiclab/launch.html

“Quando me perguntam o porquê da música na escola, eu costumo responder que é porque ela é importante para a vida. Somos seres musicais e o exercício com essa forma de arte vai nos tornar tornar indivíduos mais inteiros” (Teca Alencar de Brito)