VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

PREVISÃO LEGAL De acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da PenhaDe acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da Penha.
A instituição escolar e a violência
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Violência- do que se trata?
Violência Familiar.
VIGILÂNCIA DA VIOLÊNCIA
A Campanha Fundamentos
A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
Jamilly Barbosa de Freitas – Acadêmica de Direito
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
BULLYING.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para Agente Administrativo da PGE Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista em.
Seminário Tema: VIOLÊNCIA.
Central de Atendimento à Mulher
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para o Concurso de Oficial de Justiça Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista.
São Paulo, 14 de fevereiro de 2014
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
identidade Brasileira: as questões de Gênero e de Geração
Lei Maria da Penha /06 Em 1983, seu ex-marido, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na.
O que é Bullying?.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
I A Lei Maria da Penha Está em pleno vigor Não veio pr’a prender homem Mas pr’a punir agressor Pois em “mulher não se bate Nem mesmo com uma flor”. II.
Escola Secundária da Ramada
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Violência contra as mulheres
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
De acordo com sua experiência ou conhecimento a respeito, quais seriam os principais prejuízos causados à vida pelo tráfico de pessoas.
Comissão de Gênero e Diversidade Sexual
Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Reunião do Comitê de Mulheres da ISP
ASSÉDIO MORAL PROFESSORA: NAZILDA LINS ÉTICA NOS NEGÓCIOS.
LEGISLAÇÃO ESPECIAL Delegada Jacinta de Fátima Pernambuco 2012.
QUESTIONÁRIO LEI MARIA DA PENHA
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República
VIOLÊNCIA.
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
Aplicabilidade Das Terapias Em Vítimas De Violência Doméstica.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa Lei /06 (Lei Maria da Penha) Cronologia do.
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO Integrantes do grupo:
Transcrição da apresentação:

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER LIGUE 180! Elaine Costa Psicóloga- CRP 03/IP7728 Palestra realizada em Ago/2011.

Violência e suas faces... Física Artigo 7º : I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; Exemplos: tapas, murros, beliscões, chutes, queimaduras, empurrões, cárcere privado, etc. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

Violência e suas faces... Psicológica/ Emocional Artigo 7º : II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; Exemplos: xingamentos, ofensas, intimidação, desqualificação, etc. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

Violência e suas faces... SEXUAL Artigo 7º : III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

Violência e suas faces... PATRIMONIAL/ ECONÔMICA Artigo 7º : IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades; Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

Violência e suas faces... MORAL Artigo 7º : V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

DÚVIDAS... Quem é a vítima? Onde Ocorre? De acordo com a Lei Maria da Penha, pode ser amparada a mulher (criança, adolescente, jovem, idosa). Entretanto vítimas do sexo masculino , são assistidos em qualquer Delegacia de Polícia, bem como ao Ministério Público, conforme versa o artigo 129, Unidade Doméstica- espaço de convívio permanente de pessoas, (parentes, maridos, filhos, etc.) Família- comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados. Qualquer relação íntima de afeto- na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, exemplo: namorados, companheiros, ex-companheiros). Quem é o autor da violência doméstica? Podem ser enquadrados homens e mulheres, desde que seja caracterizada a relação doméstica e familiar. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

Se você assinalou alguns desses itens, está na hora de pedir ajuda! Violência e suas faces... Se você assinalou alguns desses itens, está na hora de pedir ajuda! É AGRESSIVO, E MAIS AGRESSIVO AINDA QUANDO ESTÁ BÊBADO OU DROGADO; USA AS CRIANÇAS PARA LHE AMEAÇAR, DIZENDO QUE VAI SUMIR COM ELAS CASO VOCÊ NÃO FAÇA O QUE ELE QUER; ACUSA-A DE INFIDELIDADE; AFASTA-A DOS AMIGOS E DA FAMÍLIA, CRIANDO UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO PARA VOCÊ; CRITICA-A INSISTENTEMENTE POR PEQUENAS COISAS; HUMILHA-A NA FRENTE DOS OUTROS, CHAMANDO-A DE BURRA, FEIA, GORDA, FLÁCIDA, ETC; CONTROLA AS FINANÇAS, PARA HUMILHÁ-LA OU CHANTAGEÁ-LA; DESTROI OBJETOS EM CASA, OU SEUS OBJETOS PESSOAIS; BATE-LHE E/OU USA DE OUTRO TIPO DE VIOLÊNCIA, PARA CONSEGUIR O QUE QUER; FAZ CHANTAGENS EMOCIONAIS, ECONÔMICAS E PSICOLÓGICAS; AMEAÇA BATER, COM ARMA DE FOGO OU BRANCA; OBRIGA-A A MANTER RELAÇÕES SEXUAIS CONTRA A SUA VONTADE; NA PRESENÇA DELE, VOCÊ SE SENTE COM IDÉIAS DESTRUTIVAS; VOCÊ SENTE MEDO, DORES DE CABEÇA, ANGÚSTIA, ANSIEDADE. Lei Maria da Penha, nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Violência contra a mulher é CRIME- DENUNCIE LIGUE 180!

LIGUE 180! Violência Doméstica... Como denunciar? As mulheres que sofrem violência devem procurar qualquer Delegacia de Polícia, preferencialmente as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), bem como se dirigir à 1ª. Vara Especializada de Violência Doméstica, à Defensoria Pública e ao Ministério Público Estadual. Quando for registrar a ocorrência, é importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas, se houver, ou indicar o nome, telefone e endereço destas, informando, inclusive, um ponto de referência. Se achar que a sua vida, ou a de seus familiares, está em risco, a mulher deve mencionar esse fato, para que seja encaminhada, juntamente com seus dependentes, aos serviços e programas oficiais de proteção, como as casas - abrigo (moradias em local secreto onde ela e seus filhos podem ficar afastados do agressor, até cessar o perigo iminente), LIGUE 180!

REFERÊNCIAS. __________Guia de Políticas e Programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome- MDS; 2008; Brasília. Fonte: www.mds.gov.br __________ Revista CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Ano 2. nº 1; 2008; Brasília- MDS. Fonte: www.mds.gov.br __________ Lei Maria da Penha, nº 11.340, 07 de agosto de 2006. Fonte: www.mp.ba.gov.br/atuacao/cidadania/.../cartilha_violencia_do mestica.pdf