VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
Pontifícia Universidade Católica
Organização Institucional e Educação a Distância
Julio Alberto Nitzke e Mara Lucia Carneiro Materiais didáticos digitais (Edital UFRGS EAD 13)
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Formação profissional e EAD
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Introdução aos Sistemas Multimédia
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Histórico/ Evolução da EaD
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Educação a Distância no Brasil
Teoria da Autonomia e da Independência
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Introdução à Educação à distância
Gestão do Conhecimento: Produção e Difusão em Universidades Abertas
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Treinamento de Tutores Sat
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O pioneirismo de Feenberg: algumas notas Raquel de Almeida Moraes HISTEDBR-DF & ATEAD
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Como Utilizar a Internet na Educação
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Courtesy RCA Wilson Textos Auto-instrucionais em forma de Instrução Programada Contagem cumulativa de títulos em língua inglesa no mercado britânico,
Luciano Sathler Diretor-Adjunto de EAD - Grupo Anhanguera Educacional S.A. 4º Encontro CIEE – ABED de Educação a Distância
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
EAD Educandário Senhor do Bonfim
Transcrição da apresentação:

VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta

1ª Correspondência 2ª Transmissão por rádio e televisão 3ª Universidades abertas 4ª Teleconferência 5ª Internet/Web Moore, M. & Kearsley, G. (2007). Educação a Distância: uma visão integrada. Thomson Learning Perspectiva 1

1ª geração Ensino por correspondência Início em finais do Sec. XIX Aparecimento com a expansão das redes ferroviárias e correio postal Material escrito entregue por via postal

2ª geração Transmissão por rádio e televisão Utilização da rádio e da televisão para programas de ensino Aparecimento da televisão educativa Programas de rádio e de televisão complementados por livros didácticos e guias de estudo (enviados aos estudantes)

3ª geração universidades abertas Finais da década de 60 do séc. XX Articulação de várias tecnologias para produção de cursos a distância:  livros impressos, guias de estudo e de orientação por correspondência  emissões de rádio e televisão  kits para experiências laboratoriais a fazer pelo estudante  uso do telefone para tutoria e conferências  apoio local presencial  suporte e apoio institucional

4ª geração Teleconferência Década de oitenta do séc. XX Utilização massiva do sistema de teleconferência para transmissão de palestras e comunicações pelos professores para grupos locais distantes geograficamente Teleconferência por sistema áudio ou vídeo Expansão rápida com o desenvolvimento da fibra óptica nas telecomunicações Interacção com possibilidade de ser bidirecccional

5ª geração – ensino online Utilização da Internet Materiais de estudo e trabalho online Ferramentas de comunicação online

Perspectiva 2 Nipper, S. (1989), “Third generation distance learning and computer conferencing”, In R.Mason & A. Kaye (eds). MINDWAVE: Communication, Computers and Distance Education. Pergamom Press. 1ª geração Ensino por correspondência 2ª geração Geração multimédia 3ª geração Educação em rede

Ensino por correspondência Recurso intensivo à escrita e impressa Baixos níveis de interacção professor-aluno Grande desfasamento temporal na interacção professor –aluno

Geração multimédia À palavra escrita juntam-se outros media: radio, televisão, vídeo e audiocassetes Distribuição do material de ensino aos estudantes Comunicação professor-aluno mais rápida por telefone

Educação em rede Utilização de computadores em rede Correio electrónico e conferência via computador Incremento da comunicação professor aluno Possibilidade de interacção entre os estudantes (comunicação em grupo)

Perspectiva 3 Taylor, J.C. (1995), “ Distance education technologies: The fourth generation”. Australian Journal of Educational Technology 1995, 11(2), ª geração Ensino por correspondência 2ª geração Geração multimédia 3ª geração Tele-aprendizagem 4ª geração Modelo da aprendizagem flexível

Ensino por correspondência – primado do texto impresso Geração multimédia – materiais em diversos formatos e media: textos, guias, audiogramas, videogramas, ensino assistido por computador Geração tele-aprendizagem – utilização das tecnologias da informação para providenciar sistemas de audio e de videoconferência em grande escala; emissões de rádio e televisão Modelo da aprendizagem flexível – maior diversidade de recursos, materiais interactivos, providenciados através da Internet

O que se pode dizer no momento actual?