Currículo como organização social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Os Ciclos de Escolarização
A criança e a cultura lúdica
ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
O que é uma instituição social?
cenários e perspectivas.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Pacto do Ensino Médio e o REM
Construtivismo em Sala de Aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ELIANE PEREIRA DE BRITO
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Prof. Ms. José Elias de Almeida
História nas atuais propostas curriculares
Estrutura do documento:
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Letramento Letramentos Educação.
Cristiane Jonas Francisconi
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Três Advertências Iniciais:
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

Currículo como organização social

O Currículo como confluência de práticas O campo do currículo não é somente um corpo de conhecimentos, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social

Currículo: cruzamento de campos de atividades diferenciadas e inter-relacionadas O Currículo Prescrito (parâmetros curriculares, legislação em geral) O Currículo escrito (apresentado aos professores, como livros didáticos, manuais, Kits pedagógicos) O Currículo moldado pelos professores (materiais produzidos pelos professores) O Currículo em ação O currículo realizado Currículo Avaliado Currículo Oculto

As políticas curriculares: o currículo prescrito As políticas curriculares, como texto ou discurso são, no mínimo, um importante elemento simbólico do projeto social dos grupos no poder. Elas autorizam certos grupos de especialistas, ao mesmo tempo que desautorizam outros. Ela fabrica os objetivos epistemológicos de que fala, como um mecanismo altamente eficiente de instituição e de constituição do real;

As políticas curriculares: o currículo prescrito Elas geram uma série variada de textos: diretrizes, guias curriculares, normas, grades, livros didáticos, produzindo efeitos que amplificam os textos mestres; A política curricular transformada em currículo define os papéis de professores e alunos e suas relações, redistribuindo funções de autoridade e de iniciativa. Determina o que passa por conhecimento válido e formas válidas de verificar a sua aquisição; A política curricular, metamorfoseada em currículo, efetua um processo de inclusão de certos saberes e certos indivíduos, excluindo outros.

Currículo e saber escolar Cultura é conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última: a educação escolar não é nada fora da cultura e sem ela.

Currículo e saber escolar A educação escolar não transmite jamais A cultura, considerada como um patrimônio simbólico unitário e imperiosamente coerente. Nem sequer UMA cultura. Ela transmite, no máximo, ALGO DA cultura, elementos da cultura, entre os quais não há forçosamente homogeneidade, que podem provir de fontes diversas, ser de épocas diferentes, obedecer princípios de produção e lógicas de desenvolvimento heterogêneos e não recorrer aos mesmos procedimentos de legitimação.

Currículo e saber escolar A educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais. Para torná-los transmissíveis e assimiláveis às gerações, é preciso reorganizar e reestruturar o conhecimento (Intermediação didática) A intermediação didática imprime aos conteúdos escolares configurações cognitivas específicas (os saberes e os modos de pensamento tipicamente escolares). Constitui uma cultura escolar sui generis, dotada de dinâmica própria e capaz de sair da escola para imprimir a sua marca “didática” e “acadêmica” às outras atividades humanas (lazer, jogos, turismo, no campo político ou no campo profissional).

Currículo e saber escolar O currículo é uma versão particular da cultura.Uma reconstrução da cultura, feita em razão das próprias condições nas quais a escolarização reflete suas pautas de comportamento, pensamento e organização. Explicitar os códigos e mecanismos tipicamente escolares pelos quais a “cultura curricularizada” passa a ser um artefato cultural com significado próprio, embora relacionada com o que ocorre no pano de fundo externo. Necessário incorporar a própria prática educativa como elemento constituinte da explicação da cultura escolar.

Currículo e saber escolar A cultura escolar ou cultura curricularizada é algo mais do que os conteúdos das matérias ou áreas escolares. A cultura escolar é uma amálgama complexa que envolve a educação moral, a criação de atitudes, sensibilidades, entendimento do mundo, a cultura acadêmica, a cultura dos professores, a cultura dos alunos, etc..

Currículo e saber escolar A cultura curricularizada, pelos usos e pelos próprias finalidades explícitas da educação, vai além da cultura intelectual. Surge como fato cultural real da condições da escolarização.