Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons 13-14-15 de Setembro 2009 Município de Silves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
Advertisements

Intervenção Social nos
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SafePet - Seguro de Saúde para Animais de Companhia
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
O Papel das ndjali (Parteiras Tradicionais): Experiências e vivências em contexto rural angolano Maria de Fátima ISCTE-IUL.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Associação Florestal Vale do Sousa
“REABILITAR EM CASA”.
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
As características da rede urbana
COORDENAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL
Angelo Augusto Paula do Nascimento
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
ESF Integralidade da assistência
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Num contexto particular...
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Animação Sociocultural
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
11I Flávio de Freitas Luís Guimarães Mariana Gonçalves Marina Ribeiro Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2014/2015.
Estratégia de Saúde da Família
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Programa Bolsa Família
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves

O concelho de Silves pertence ao distrito de Faro, tem uma área total de 679 Km2, sendo o segundo maior do Algarve. A Norte está limitado pelos concelhos de Odemira e Almodôvar, a Leste por Loulé e Albufeira e a Oeste por Lagoa, Portimão e Monchique, confrontando a Sul com o oceano Atlântico. O concelho tem cerca de habitantes /09/20092Seminário de Lançamento RESATER - Saint-Girons O Concelho de Silves é composto por oito freguesias que vão desde o litoral à serra, passando pelo barrocal algarvio.

Tem como MISSÃO: “O concelho de Silves é um território onde a qualidade do espaço vivido e a oferta de emprego e serviços qualificados o valorizam, onde a atitude pró-activa, a acessibilidade e a valorização dos recursos e práticas sustentáveis, lhe conferem excelentes condições de atractividade para viver e recrear”. Principais áreas de acção: Gestão territorial; Educação; Cultura; Ambiente; Infra-estruturas; Protecção civil; Licenciamento urbano e das actividades económicas; Saúde, etc.

Apresentação da parceria local Centro de Saúde de Silves É uma instituição pública que tem como competências oferecer assistência integral e integrada ao longo do ciclo de vida através da prestação de cuidados de medicina geral e familiar e de enfermagem quer em ambulatório quer no domicílio, cuidados continuados, serviços de saúde pública em múltiplas áreas (autoridade de saúde, saúde ambiental, vacinação, etc.). Apoia e participa em projectos comunitários, em programas de promoção da saúde em meio escolar e dispõe ainda de serviços, como: preparação para o parto e pós-parto; classes de movimento; apoio social; aconselhamento alimentar e nutricional e consultas de especialidades por indicação do médico de família; Cantinhos de Amamentação; Consultas de apoio intenso à cessação tabágica /09/20094Seminário de Lançamento RESATER - Saint-Girons

O Centro de Saúde tem sede em Silves, e sete extensões localizadas nas sedes de freguesia.

Projectos conjuntos entre o Município de Silves e o Centro de Saúde de Silves: Carrinha da Saúde, a prestação de cuidados de saúde a partir de unidade móvel é um meio para levar os cuidados de saúde primários a populações geograficamente isoladas e como estratégia para chegar a grupos populacionais específicos que habitualmente não recorrem aos serviços de saúde convencionais. Estudos: “Cuidar na Serra de Silves”, procura encontrar soluções para o envelhecimento da população, que é um dos problemas reais do concelho, o que acarreta os consequentes problemas de dependência e maior necessidade quer de cuidados de saúde, quer de âmbito social. Propõe um conjunto de medidas direccionadas para este grupo populacional contribuindo para um envelhecimento com qualidade, mesmo nas situações de dependência, promovendo a autonomia dos utentes mas com maior responsabilização e envolvimento familiar.

Implicação em matéria de redes locais de saúde/telemedicina Projecto em desenvolvimento: Unidade Móvel, equipada com equipamento para diagnóstico à distância com ligação ao Centro de Saúde e ao Centro Hospitalar do Barlavento Algarve. Call Center, centro de apoio telefónico aos utentes referenciados e que vivem nas mais isoladas do concelho. Recursos: Equipas constituídas por médicos, enfermeiros e técnicos de Serviço Social e da Acção Social da Câmara Municipal de Silves. Avaliação de resultados Após um período de seis meses, avaliação mediante aplicação de escala de avaliação de satisfação aos utentes/técnicos /09/20097Seminário de Lançamento RESATER - Saint-Girons

Temas prioritários em RESATER (temas que devem ser aprofundados, temas já controlados e propostos para animação GT2-3) 13-15/09/20098Seminário de Lançamento RESATER - Saint-Girons

Obrigado pela vossa atenção