AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
30 anos de dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Gestão e Organização do Ensino Superior (2002/2006) Criada pela Lei n° 6.034/69 e Decreto n° /70.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Universidade Federal de Pernambuco
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Compartilhando experiências: superação das Assimetrias Regionais e Setoriais nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Algumas contribuições do ForGrad.
AUTONOMIA DA UEG HAROLDO REIMER.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
AULA MAGNA
GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições.
20 e 21 de outubro de ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSÃO: FINANCIAMENTO DAS AÇÕES CULTURAIS E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Universidade Federal de Pernambuco
Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Princípios Credenciamento eletrônico da adesão Participação universal (gestão, estudantes, docentes, servidores TA) Decisão voluntária Movimento ascendente.
Pró-Reitoria de Planejamento
1 54º Fórum de Reitores da ABRUEM Marilza Vieira Cunha Rudge Reitora em exercício UNESP.
a)Natureza época, sociedade e estado b)Republicana e Estado que se relaciona democrática. c)Referência do Estado vincula-se ao Estado (comunidade política)
1 UFES – Gestão Participação na ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) UFES.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Conselho Universitário
EXCELÊNCIA NA GESTÃO – COMO? UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
TRANSFORMAÇÃO EM HOSPITAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
PROEXT 2016 Informações para submissão de propostas UFPR.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Universidade Federal de Goiás
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Natal, junho  É uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, com sede e foro em Brasília, vinculada.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
Perspectivas Internas e Externas
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS

Universidade multicâmpus - PONTOS FORTES: > Interação com a comunidade > Impacto acadêmico > Impacto econômico

> Logística > Comunicação > Repetição Estruturas > Partição Recursos > Histórias Diferentes - DIFICULDADES: Universidade multicâmpus

UNIVERSIDADECOMUNIDADE MELHORIA DE VIDA INOVAÇÃO Ciclo de interação

24 Câmpus – 34 UU Interação efetiva com diferentes setores da sociedade Influência efetiva no desenvolvimento regional professores/pesquisadores – 97% Dr Orçamento em 2013: 2,2 bilhões de reais Universidade Estadual Paulista - Unesp

Unesp: Interação comunitária  Acesso à Universidade: Cursinhos  Iniciativas locais frente a demanda regional  Permanência estudantil  Projetos de extensão

Unesp: Prestação de serviços  profissionais formados  3 Hospitais Veterinários Universitários  3 Clínicas de Odontologia  5 Fazendas para ensino e pesquisa  Centro odontológico para pessoas incapacitadas  Clínicas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, etc

“Liberdade de fazer opções e tomar decisões” “Capacidade de traduzir as condições externas em princípios de organização e atuação” UNIVERSIDADE:AUTONOMIA

-Obediência às leis maiores: Estado ou País -Submissão aos Órgãos de Controle -Submissão à Hierárquica do Estado Ex: Cargos e Funções por Lei – ALESP Ex: Tribunal de Contas Estado e União Ex: Governador indica Reitor após consulta Governador autoriza Reitor para Exterior AUTONOMIA ≠ SOBERANIA

Acadêmica Científica Política Sócio-cultural Patrimonial Disciplinar Orçamentário-financeira Administrativa UNIVERSIDADE:AUTONOMIA

- ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA -Porcentual ICMS (9,57 %) – Unesp 2,3447% -Programação e Execução Orçamentária: Receitas e Despesas -Formulação e Execução Políticas: Pessoal, Custeio e Investimento -Aumentar Orçamento: Aplicação Financeira e Receita Própria -Manter recursos financeiros: Reserva Contingência -Manter orçamento -Remanejar entre Rubricas : Flexibilidade

-PDI (planejamento próprio): Priorização em Programas -Carreiras: Docentes e STAdministrativos -Mobilidade Docente e STAdministrativos -Decisão nos dissídios -Menor burocracia (lenta e cara) -Descentralização: poder às “pontas” -Programa Permanente de Treinamento - ADMINISTRATIVA

RESULTADOS

Alunos matriculados na graduação

Alunos matriculados na pós – graduação (mestrado e doutorado)

Número de vagas no vestibular

Número de inscritos no vestibular

Títulos outorgados de mestrado

Títulos outorgados de doutorado

Quadro de Docentes Ativos

Pessoal Técnico- Administrativo Ativo

9 de setembro de 2013

Revista FAPESP-04/2012

MUITO OBRIGADO Roberval Daiton Vieira