PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Correntes Pedagógicas
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
A SUPERVISÃO ESCOLAR: BREVE HISTÓRICO
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
e Tendências pedagógicas
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Perfil do Profissional
História da educação Tendência Liberal renovada
Profa. Aline Alves de Andrade
e Tendências pedagógicas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Disciplina: Práticas Educativas em Saúde
Tendência Progressista Libertadora
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
O profissional da gestão escolar e suas implicações
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FACULDADE NOSSA CIDADE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendências Pedagógicas
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
TEORIAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Método de Ensino.
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Pedagogia Progressista Libertadora
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES LIBERDADE, IGUALDADE...FRATERNIDADE? PRA QUEM? DIFERRENTES MANIFESTAÇÕES: CONSERVADORAS E RENOVADAS

LIBERAL TRADICIONAL PAPEL DA ESCOLA: preparação intelectual e moral dos alunos CONTEÚDOS: conhecimentos e valores sociais, separados das experiências dos alunos METODOS: transmissão de conhecimentos, exposição verbal. (preparação, recordação..p.2) Ênfase na repetição, reforço.... PROF/ALUNO: autoridade docente... MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: desde as escolas confessionais, até a maioria dos dias atuais... AUTORES: Igrejas, Rui Barbosa, etc.

LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA PAPEL DA ESCOLA: adequar as necessidades individuais ao meio social. Adaptação progressiva CONTEÚDOS:experiências dos alunos, valorizam os processo mentais METODOS:aprender a aprender..experiências, problema, instruções /informações, soluções, por-a-prova PROF/ALUNO: professor é auxiliar, não há hierarquia, a disciplina vem da tomada de consciência. MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: escolas experimentais, escolas comunitárias, Escola da Ponte. AUTORES:Dewey, Montessori.(Piaget)

LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA PAPEL DA ESCOLA: formação de atitudes, preocupação com problemas psicológicos CONTEÚDOS:ênfase nos processos não nos conteúdos. MÉTODOS:estudantes buscam por si mesmos PROF/ALUNO: professor facilitador, estilo próprio, o centro é o aluno. Foco na auto-avaliação MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: Escolas Inglesas. AUTORES: Rogers

Liberal Tecnicista PAPEL DA ESCOLA: modeladora do homem para técnicas especificas: habilidades, atitudes...formação de mão-de-obra CONTEÚDOS: informações, princípios científicos, conhecimentos especializados e sistematizados (livros-didáticos, apostilas..) MÉTODOS: transmissão/recepção...procedimentos e técnicas para tal feito. Emprego da tecnologia, instrucional. Nasce a idéia de planejamento. PROF/ALUNO: papeis definidos, os conteúdos são o centro. MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: Influencia norte-americana, Leis 5.540/68 e 5.692/71, reformas no ensino superior. Hoje existe uma tendência eclética, com “prática’ tecnicistas. AUTORES: Influencia Fordista, taylorista...

Progressista Libertadora PAPEL DA ESCOLA: atuação não-formal, embora influenciou alguns professores. CONTEÚDOS:temas geradores, extraídos da realidade. MÉTODOS: relação de diálogo, professor animador, trabalho coletivo, grupos de discussão. PROF/ALUNO: relação horizontal, método é o diálogo...situações problemas. MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: Educação Popular, projetos comunitários. AUTORES:Paulo Freire

Progressista Libertária PAPEL DA ESCOLA: transformação nas personalidades, autogestão, autonomia. CONTEÚDOS: estão a disposição, mas não são exigidos. MÉTODOS: vivência grupal, autogestão, liberdade. PROF/ALUNO: prof. Orientador, não diretividade, ele se mistura como um catalisador, todos tem o prazer d e aprender. MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: Projetos psicólogos e anarquistas. AUTORES: Rogers (influência), Tragtenberg, Freinet

Progressista Critico-Social dos Conteúdos. PAPEL DA ESCOLA: Difusão dos conteúdos, mas conteúdos vivos, da realidade, interesses populares CONTEÚDOS: conhecimentos da humanidade. MÉTODOS: subordinados aos conteúdos, referencia dos interesses dos alunos. PROF/ALUNO: há uma troca, prof. Mediador, aluno sujeito do processo MANIFESTAÇÃO NA ESCOLA: Projetos de Democratização da Escola. Ensino das Camadas populares. AUTORES: Makarenko, Charlot, Saviani