Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Faculdade de Ciências do Desporto e de
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Técnicas de Negociação
Curso Preliminar atualização: abr./2013 Curso Preliminar UD13 Pais no Movimento Escoteiro.
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
Como se forma um paradigma?
Leblon Fitness Networking
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
O jogo Quebra-gelo… De cada grupo!.
Princípios básicos de funcionamento do Clube A moral e o espírito de equipe são elementos que determinam o sucesso de todo Clube de Desbravadores. A equipe.
Oficinas Técnicas OS JOGOS NO ESCOTISMO.
Como se forma um paradigma?
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Inteligência Competitiva na Venda
Como se forma um paradigma?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
União dos Escoteiros do Brasil
Sinais de formação Sinais de apito; Vozes de comando; Sinais manuais.
Curso Preliminar Sinais e vozes de comando; Sinais de apito;
TÉCNICAS DE ENSINO.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Como resolver problemas
Planejamento de Cursos
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Sinais de formação Vozes de comando; Sinais de apito; Sinais manuais.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
As origens do Movimento Escoteiro
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar (para Escotistas e Dirigentes)
PROGRAMA EDUCATIVO DA UEB PARA O RAMO SÊNIOR
Solidificando seus relacionamentos
10 Competências do Professor Moderno
Curso Preliminar para escotistas e dirigentes
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Curso Preliminar * atualização: abr./2013 Curso Preliminar (para Escotistas e Dirigentes) UD13 Pais no Movimento Escoteiro.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Sinais de formação Vozes de comando; Sinais de apito; Sinais manuais.
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
TEMA E PROBLEMA.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
PRÁTICA NA DIREÇÃO DE JOGOS CURSO PRELIMINAR 2 RAMO ESCOTEIRO 13 e 14/09/2008 Palestrante: José David Bandeira.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Oportunidades e Ideias
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Professor Dr. Renato Vaz
Curso Preliminar atualização: abr./ Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD06 Prática de Jogos.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
Matriz de avaliação processual
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Transcrição da apresentação:

Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD13 Jogos

O jogo e a aventura são os meios pelos quais as crianças e os jovens se relacionam com a vida que os cerca. Do ponto de vista educativo, o jogo lhes permite descobrir sua própria identidade, facilitando o conhecimento dos demais e a exploração do mundo. “O Escotismo é um grande jogo”, Baden Powell. Integrados ao quarto ponto do Método Escoteiro. Jogo é uma atividade espontânea, que cativa naturalmente as crianças e jovens, e que pode ser facilmente aplicada, pois independe de maiores recursos. Os jogos:

Por que utilizamos os jogos? Os jogos fazem parte da vida das crianças e jovens, e o Escotismo trabalha com os interesses e necessidades de seus membros juvenis. São educativos: ganhar e perder; conquistar objetivos; equilibrar tolerância e frustração; importância da cooperação. é um elemento que facilita o equilíbrio biopsicossocial, quebra a monotonia física e mental, evita a fadiga e desperta o interesse. canaliza potencialidades, num processo de desenvolvimento comportamental pela repetição, reforçando os bons hábitos e desvalorizando os hábitos inadequados. Por que utilizamos os jogos?

Por que utilizamos os jogos? contribui para a conquista de competências e habilidades, de forma divertida e agradável. Os jogos são passíveis de modificação e adaptação para uso em diferentes circunstâncias. Os jogos exigem poucos recursos, troca de recursos ou nenhum recurso material. Os jogos são uma boa forma oportunidade de vivenciar o “Aprender Fazendo”. Por que utilizamos os jogos?

Seja de agrado das crianças e jovens da faixa etária trabalhada. Tenha regras simples e claras. Seja programado com um objetivo educativo. Um bom jogo:

Clima: criar o ambiente e a expectativa para cada jogo, usar o fundo de cena e a capacidade de fantasiar. Terminar o jogo quando ele está em alta, antes que o interesse caia. Regras: todos devem conhecê-las bem. Deve-se fazer uma demonstração inicial para testar o entendimento. Não iniciar o jogo antes que as regras estejam claras. Explicações: reunir todos, solicitar silêncio, resolver as dúvidas, para só então posicionar no campo de jogo. Local: adequado e seguro. Explique bem a delimitação do campo. Como aplicar jogos:

Material: estar à mão antes de chamar para o jogo. Não improvisar. Arbitragem: seja justo. Incentive e apoie a todos. Nunca beneficie ou prejudique uma parte fugindo a regra do jogo, ou as distorcendo . Avaliar o jogo. Não exagerar nos jogos favoritos; planejar jogos para todos experi- mentarem ora o êxito e ora a frustração; com base na avaliação programar objetivos mais progressivos. Adaptações: estudar necessidade de adaptar o jogo, considerando a faixa etária do público alvo. Como aplicar jogos:

Nossas atividades práticas: Esse assunto será retomado no Básico e no Avançado. Tentamos colocar no programa pelo menos um jogo de cada um dos principais tipos de jogos. Quebra gelo (muito ativo e geral) Nossas atividades práticas: de Círculo (usa essa formação e atenção) de Kim (memória e cinco sentidos) Tranquilo (calmo e pouca movimentação) Revezamento (alterna a participação)

Livro de Jogos descubra mais: (Boto Velho, Nicanor Miranda, etc.) Consultando sites na internet (que possuam jogos ou livros disponíveis) descubra mais: