ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Próprios e de terceiros
Advertisements

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Análise das Demonstrações
ANÁLISE DAS D.C Análise da Taxa de Retorno Sobre Investimentos
Prof: Osni Hoss - Contabilidade Gerencial
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
ANÁLISE DE CRÉDITO E RISCO
Análise das Demonstrações Contábeis
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Contabilidade para executivos
INDICADORES DE LIQUIDEZ
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
Análise por Índices A interpretação através de índices é a forma mais adequada de se chegar a ter dados concretos da real situação de uma e presa em um.
Aula 06.
Aula 14.
Aula 14.
Aula 14.
Capital circulante liquido e
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
ANÁLISE DE DESEMPENHO 1ª Categoria: ESTRUTURA de CAPITAIS
Aula 12.
Aula 04.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Estrutura do Balanço Patrimonial
SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus.
Cont. Gerencial - Profª.Mônica - Cap.4 - Índices 1
Análise de Demonstrações Financeiras.
ANÁLISE DE BALANÇO CONCEITO
Administração Financeira.
ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
CONTADORES: MAURO.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Administração de capital de giro Capital de Giro? Conhecido com capital circulante e corresponde as recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Indicadores de liquidez
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Contabilidd.Gerencial – Cap. 3 - Prof.Mônica 1 Termos usados na Análise de Balanços Ativo = Aplicação de recursos Passivo e PL = Origem de recursos ou.
Gestão Financeira Aula 4
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Avaliação Econômico Financeiro de empresas.
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
Análise Estática Capítulo 3. Análise Estática Capítulo 3.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Analise das Demonstrações Contábeis
ANÁLISE FINANCEIRA Procedimentos de Análise Financeira Econômica e Patrimonial Professora :Suzana Habitzreuter Muller Alunas: Bianca Falcão Cardoso Camile.
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
O patrimônio estático e o balanço
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante Free Powerpoint Templates.
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS FEG – UNESP Marly Mizue Kaibara de Almeida 2011

Entendendo o … Capital de Giro

Capital de Giro Prazos e ciclos (-) Ciclo operacional Ciclo financeiro Recebimento Ativo Circulante PMRV Contas a receber Compra PME Venda Estoques (-) Tempo Passivo Circulante PMP Fornecedores Pagamento Ciclo operacional Capital de Giro Ciclo financeiro

Análise Financeira Principais pecados cometidos por negócios que acabaram fracassando: Capital de giro e estoque; Sociedade; Inexperiência no ramo; Fatores macroeconômicos; Ponto comercial; Orçamento mal administrado.

Análise Financeira Qualquer que seja a necessidade do usuário, a análise das demonstrações financeiras permite avaliar: capacidade de liquidez – situação financeira. estrutura patrimonial – origem dos recursos (capital próprio ou de terceiros). rentabilidade do negócio – retorno sobre o investimento realizado.

Estrutura das demonstrações financeiras Balanço Patrimonial Capital de terceiros Capital próprio Investimento Total

Análise através de índices Consiste na relação entre contas ou grupo de contas do Balanço e da Demonstração de Resultado, a fim de se evidenciar a situação da empresa quanto a liquidez, estrutura de capital e rentabilidade. Comparação dos índices no tempo - A comparação de índices de dois períodos diferentes também enriquece a análise das demonstrações financeiras. A comparação com padrões do segmento propicia as melhores conclusões sobre a situação econômico-financeira, visto que, dependendo do negócio, a estrutura de capitais, bem como a liquidez podem assumir características distintas. Inúmeros são os índices possíveis de se calcular. A seguir, apresentamos alguns deles.

Índices de Liquidez Indicam a situação financeira de uma empresa, ou seja, a sua capacidade pagar as dívidas. Liquidez Corrente = Ativo Circulante Passivo Circulante Indica quanto a empresa possui no ativo circulante para cada $ de dívida no passivo circulante. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento.

Índices de Liquidez Liquidez Seca = Disponível + Contas a Receber Passivo Circulante Indica quanto a empresa possui em seus ativos mais líquidos – disponível, aplicações financeiras e valores a receber de clientes - para cada $ de dívida no passivo circulante. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento. Se o índice de liquidez seca é ruim mas a empresa possui estoques de produtos acabados (não obsoletos ou deteriorados) em condições de venda rápida, pode indicar uma boa situação financeira.

Índices de Liquidez Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a longo prazo Passivo Circulante + Exigível a longo prazo Indica quanto a empresa possui em ativos de curto e longo prazos para cada $ de dívida total. Quanto maior, melhor é a capacidade de pagamento.

Índices de estrutura de capital Participação do capital de terceiros sobre recursos totais (Quantidade) Capital de terceiros Capital de terceiros + capital próprio Exigível Total = PC + ELP Exigível Total + Patrimônio Líquido PC + ELP + PL Indica a participação de capitais de terceiros sobre recursos totais. Ex: se o quociente é de 0,56, isto significa que 56% dos recursos totais originam-se de capitais de terceiros.

Índices de estrutura de capital Composição do endividamento = Passivo circulante Capital de terceiros = PC = PC Exigível Total PC + ELP Indica a relação entre as dívidas de curto prazo e as dívidas totais. Ex.: Se o quociente for de 0,77, isto significa que a empresa opera mais com dívida a curto prazo. Esta situação é desfavorável, pois prejudica a liquidez corrente.

Índices de estrutura de capital Garantia do capital próprio ao capital de terceiros Capital Próprio = PL = PL Capital de Terceiros Exigível Total PC + ELP Ex.: Se o quociente for de 0,80, isto significa que para cada $1,00 de capital de terceiros há 0,80 de capital próprio como garantia.

Índices de rentabilidade Indicam o retorno dos investimentos realizados. 1. Taxa de Retorno sobre Investimento (TRI) TRI = Lucro Líquido Ativo Total Ex. Se o quociente for 0,20 ou 20% , isto significa que para cada $ 1,00 investido há um ganho de $0,20. Isto significa haverá uma demora de 5 anos para que os proprietários recuperem seus investimentos (100%/20%).

Índices de rentabilidade 2. Taxa de Retorno sobre Patrimônio Líquido (TRPL) TRI = Lucro Líquido Patrimônio Líquido Ex. Se o quociente for 0,25 ou 25% , isto significa que para cada $ 1,00 investido há um ganho de $0,25. Isto significa haverá uma demora de 4 anos para que os proprietários recuperem seus investimentos (100%/25%).

Índices de rentabilidade Exemplo: Admitamos que a empresa X, no ano 1, obteve um lucro de $ 185.162, tendo o seguinte Balanço Patrimonial: ATIVO PASSIVO Circulante 220.000 Capital de Terceiros 185.100 Permanente 705.744 Patrimônio Líquido 740.644 Total 925.744 Total 925.744 Admitamos que o gerente do Banco Y ofereça um crédito de $700.000 por um ano.

Índices de rentabilidade Vamos supor que a empresa aceite os $700.000 emprestados do Banco Y e acrescente $50.000 no lucro, aplicando $400.000 no circulante e $300.000 no permanente. Você concordaria em aceitar este empréstimo? Se você fosse o dono? Se você fosse o administrador?

Índices de rentabilidade ATIVO ANTES DEPOIS PASSIVO Circulante 220 + 400 620 Cap. Terceiros 185 + 700 885 Permanente 705 + 300 1.005 Patr. Líquido 740 + 0 740 Total 925 1.625

Índices de rentabilidade Quadro de Índices: ADMINISTRADOR FÓRMULA ANTES DO EMPPRÉSTIMO DEPOIS DO EMPRÉSTIMO RESULTADO LIQUIDEZ AC/PC 220/185=1,19 620/885=0,70 PIOROU SENSIVELMENTE ENDIVIDAMENTO CT/PASSIVO T. 185/925=20% 885/1.625=55% PIOROU RENTABILIDADE LL/ATIVO PAYBACK 5 ANOS 185+50/1.625= 14% PAYBACK 7,14 ANOS EMPRESÁRIO TRPL LL/PL 185/740=25% PAYBACK 4 ANOS 185+50/740 = 32% PAYBACK 3 ANOS MELHOROU